Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Rizobactérias em citros

02/03/2004

:. Do mesmo autor
Reação de genótipos de mamoeiro à inoculação com Phytophthora palmivora

Fungos micorrízicos arbusculares em pomares irrigados de citros

Portifólio de tecnologias em mandioca e fruticultura

Limite máximo de resíduo de fungicidas em mamão

Indução de resistência para o controle de doenças do mamoeiro

O crescimento das plantas é influenciado pela interação das raízes e parte aérea dos vegetais com o ambiente. Esse ambiente, para o sistema radicular, é representado pelo solo ou substrato de plantio que proporciona o suporte físico e fornece água e nutrientes para a planta. As raízes, além da função de apoio da planta no solo, também interagem com um complexo de microrganismos que desempenham importante papel no crescimento e sobrevivência das plantas. Esses microrganismos constituem a microflora rizosférica e podem ser classificados como deletérios, benéficos ou neutros, conforme seus efeitos sobre o desenvolvimento das plantas. Dentre esses, destacam-se as rizobactérias que crescem próximas às raízes e que são estimuladas pelos exsudatos radiculares. Algumas destas bactérias são capazes de, ao colonizar o sistema radicular de plantas, promover crescimento e as plantas resultantes desse tipo de interação podem ser maiores, mais vigorosas, com maior produtividade e mais sadias.

Estudos realizados em diversos países têm demonstrado o efeito benéfico das rizobactérias na promoção do crescimento de plantas cítricas. Estirpes de Pseudomonas fluorescentes foram encontradas colonizando raízes de limão rugoso (Citrus jambhiri) e laranja doce (C. sinensis). O isolamento e posterior inoculação dessas bactérias promoveu o desenvolvimento do sistema radicular, refletindo-se no estímulo ao crescimento das plantas da ordem de 116%, após 10 meses da inoculação.

Além de aumentar a produtividade de culturas, as rizobactérias também têm sido usadas para o controle biológico de enfermidades de plantas. Os mecanismos pelos quais as rizobactérias promotoras de crescimento (PGPR) favorecem a sanidade da planta ainda não estão totalmente esclarecidos, mas há indicações de elas atuarem na indução de resistência a enfermidades, mineralização de matéria orgânica e de nutrientes, detoxificação, alterações benéficas no metabolismo hormonal da planta e controle biológico por antibiose direta.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Antonio Alberto Rocha OliveiraEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CNPMF

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • obrigado!
    está muito bom seu conteúdo espero contar com ele mais veses.
    willian - 07/08/08 06:50

  • Rizobacterias
    Minha monografia do curso de biologia versará sobre imunização de plantas com o uso de rizobacterias,solicito informações de como adquirir as mesmas e se possível técnicas de uso Grato - Fabricio
    ANTONIO FABRICIO VIEIRA - 09/08/05 11:55

  • rizobactérias
    Quais são os parasitas rizobactérias?´Tenho um pomar com 100 pés de citros plantados. Posso colocá-los no pomar. Como é? Desejo mais explicações da implantação dos rizobactérias. Obrigada, Denise.
    Denise Bamberg O. Santos - 13/04/04 08:56

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br