Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Administração

O custo de produção do leite já foi alvo de discussões calorosas. Pesquisadores e entidades de pesquisa estão buscando a uniformização das metodologias de cálculo, para que o custo represente cada vez mais a realidade nas propriedades. No entanto, o maior problema está na conscientização dos produtores em adotar esses procedimentos pois, a maioria deles não sabe sequer quanto custa produdizir o litro de leite.
Autor: Cassiana Pessatti de Toledo
O comportamento recente da produção de leite fornece indícios de concentração de produção nos maiores e mais eficientes produtores, que utilizam mais intensivamente tecnologias que possibilitam elevar a competitividade.
Autor: Cassiana Pessatti de Toledo
testeteste
Autor: Luiz Alberto Staut

Agropecuária Familiar

A Embrapa Pantanal, sabendo da importância da agropecuária familiar para a região onde se insere, tem realizado atividades de pesquisa e ransferência de tecnologia para este segmento, em especial nos Projetos de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nos municípios de Corumbá e Ladário, MS.
Autor: Frederico Olivieri Lisita

Alimentação

A água destinada aos animais, na maioria das propriedades rurais, não apresenta muitos cuidados no que diz respeito a obtenção e manutenção, comprometendo sua qualidade.
Autor: Francelino Goulart da Silva Netto
A palma é possivelmente o mais importante recurso forrageiro das regiões áridas e semi-áridas do Nordeste do Brasil.
Autores:
Jorge de Almeida
Carlos Alan Couto dos Santos
Jorge de Almeida Filho
Sobre manejo de pastagens e planejamento alimentar do rebanho e sua importância para a economia da atividade e para o meio ambiente.
Autor: Amaury Burlamaqui Bendahan
A técnica de Conservação de forragens adotada pelos produtores rurais do Cariri Paraibano, está sendo uma importante extratégia de convivência com o Semi-Àrido.
Autor: Sivaldo Ramos dos Santos
Um assunto cada vez mais freqüente nos noticiários são as transformações climáticas observas no mundo nos últimos anos. E a velocidade e a forma implacável e destruidora com que essas mudanças estão acontecendo estão deixando o mundo em alerta.
Autor: Ana Karina Dias Salman
O Pantanal é uma planície sedimentar com predominância de campos inundáveis, que tem como principal atividade econômica a criação extensiva de bovinos de corte.
Autores:
Sandra Mara de Araújo Crispim
Sandra Aparecida Santos
Luiz Alberto Pellegrin
Urbano Gomes Pinto de Abreu
A Embrapa Clima Temperado desde 1986 investe na pesquisa em Sistemas de Pecuária Leiteira. Em outubro de 2005, inaugurou o Laboratório de Qualidade do Leite (LABLEITE) que teve seu desempenho ampliado com a aquisição do contador de bactérias ,o que possibilitou a inlcusão na Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL) do MAPA.
Autor: Maria Edi Rocha Ribeiro
O enfrentamento dos problemas relacionados ao aquecimento global e as ações para atenuar as suas causas e conseqüências serão provavelmente a primeira grande luta a envolver toda a humanidade, independente de raças, credos ou nacionalidades.
Autor: Jurandir Melado
Breve comentário sobre a importância e uso intensivo das pastagens para produção de leite.
Autor: Paulo Vitor Valentini

Apicultura

A criação racional das abelhas da tribo meliponini e da tribo trigonini é denominada de meliponicultura. Conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão ou abelhas nativas ou indígenas, essas abelhas possuem ferrão atrofiado, não conseguindo utilizá-lo como forma de defesa. Algumas espécies são pouco agressivas, adaptam-se bem a colméias racionais e ao manejo e produzem um mel saboroso e apreciado. Além do mel, essas abelhas podem fornecer, para exploração comercial, pólen, cerume, geoprópolis e os próprios enxames. Outras formas de exploração são: educação ambiental, turismo ecológico e paisagismo.
Autor: Fábia de Mello Pereira
Os recursos naturais apresentam vasto potencial para exploração, destacando-se a flora com uma cobertura natural abundante e rica que é composta de espécies pertencentes a quatro biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. No entanto, o seu potencial apícola ainda é pouco explorado.
Autor: Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis
Mesmo havendo plantas com floração, não necessariamente estas são visitadas por abelhas, africanizadas ou nativas e portanto o artigo teve como objetivos conhecer as plantas que fossem importantes para as abelhas da região estudada
Autor: Adriana Evangelista Rodrigues

Avicultura

O Brasil não acompanhou o desenvolvimento da produção, comércio e consumo de ovos no âmbito internacional.
Autor: Célio Terra

Boi verde e Pecuária orgânica

Há grande otimismo quanto ao futuro da produção de carne no Brasil e, especialmente, quanto ao aumento da participação no mercado externo. Para a carne brasileira conquistar o mercado internacional, contudo, terá que passar pelo exigente crivo do consumidor externo e há desafios a serem superados.
Autor: Sérgio Raposo de Medeiros
Leia neste artigo: Procedimentos técnicos para produção animal em agricultura orgânica. E saiba como a saúde animal está ligada à saúde do solo.
Autor: Moacir Roberto Darolt

Bovinocultura

Convivemos hoje com leilões e feiras de gado de raça de alta genética, animais cujos preços são tidos, muitas vezes, como exorbitantes...
Autor: Paulo Lot Calixto Lemos
A avaliação do escore de condição corporal é um método rápido, barato e fácil de avaliar o estado nutricional e de saúde de um rebanho, que são os principais problemas enfrentados pelos criadores de gado do Pantanal.
Autor: Sandra Aparecida Santos
O Pantanal apresenta clima tropical com duas estações definidas: chuva e seca. A estação seca refere-se ao período com baixos valores de precipitação que ocorre em todos os anos. Já, a estiagem representa a ausência total de chuvas, independente da estação do ano, fato que está ocorrendo atualmente na região do Pantanal.
Autores:
Sandra Aparecida Santos
Balbina Maria Araújo Soriano
José Aníbal Comastri Filho
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Este artigo discute a reestruturação da cadeia produtiva do leite à partir da aproximação e amadurecimento dos agentes e elos do sistema agroindustrial, fatores determinantes para uma nova estratégia coo-petitiva para o agronegócio do leite brasileiro
Autor: Odilon José de Oliveira Neto
O rebanho de gado, que deu origem ao Pantaneiro, foi trazido da Península Ibérica para o Brasil, pelos Portugueses e Espanhóis, ainda na época do descobrimento, com a finalidade de fornecimento de alimento para a comunidade de colonos. Assim, quase sem interferência humana, o gado prosperou, adaptando-se aos diferentes ecossistemas desse país.
Autores:
Raquel Soares Juliano
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Sandra Aparecida Santos
O médico-veterinário Patrick Villa Nova Pereira, supervisor das Centrais Vitrogen, apresenta as vantagens de contratar centrais especializadas nas diferentes etapas da OPU/FIV
Autor: Patrick Villa Nova Pereira
As tendências mundiais mostram que as atividades leiteiras de sucesso serão aquelas que apresentarem eficiência de produção e, somente elas poderão competir por mercados consumidores.
Autores:
Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
João Avelar Magalhães
Fatores que predispõe o gado ao ataque por felinos; identificação do felino-problema; soluções para o problema da predação.
Autor: Rafael Hoogesteijn
A criação de gado bovino no Pantanal foi iniciada há quase três séculos, com a introdução de gado de origem européia (Bos taurus), vindo do Paraguai. Este contingente bovino, após se adaptar às condições do meio ambiente local, veio a formar o tipo crioulo denominado Tucura ou Pantaneiro. No início do século XX iniciou-se a introdução de gado zebu, de origem indiana (Bos indicus), que foi facilitada pela construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1914
Autores:
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Antonio do Nascimento Rosa
Carlos Antônio Lopes de Oliveira
A pecuária de corte está sob o risco de ficar refém dos frigoríficos.
Autor: Everaldo Leite
A Sustentabilidade dos sistemas de produção tem sido constantemente debatida nas últimas décadas, enfocando a influência dos bovinos sobre o ambiente e a conservação de recursos genéticos animais. A palavra sustentabilidade vem sendo usada amplamente, de acordo com os interesses e sistemas de valores da sociedade, porém, quando não definida precisamente, perde o seu real significado. Segundo a definição da Organização de Agricultura e Alimentos (FAO), manejo sustentável envolve a "conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias, de modo que assegurem o alcance e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável não degrada o ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável".
Autor: Sandra Aparecida Santos
As raças Curraleiro e Pantaneiro descendem de raças bovinas ibéricas introduzidas no Brasil durante o período colonial pelos portugueses e espanhóis. São bastante conhecidas pela sua adaptabilidade a ambientes de clima muito quente e que passam por períodos de restrição alimentar, tais como o Cerrado, o Semiárido e o Pantanal. Essa importante característica está relacionada ao processo de seleção natural a que foram submetidas essas populações durante séculos.
Autores:
Marcos Fernando Oliveira e Costa
Andréa Alves do Egito
Maria Clorinda S. Fioravanti
Raquel Soares Juliano
Este artigo tem o objetivo de discutir a mudança ocorrida no gerenciamento das fazendas a partir da necessidade da rastreabilidade dos bovinos de corte, considerando esta ocorrência como um marco na transformação das propriedades agropecuárias em empresas rurais.
Autor: Odilon José de Oliveira Neto
A bovinocultura deixou de ser uma eventual exportadora para tornar-se grande fornecedora no mercado mundial e, portanto, fonte de divisas ao país e competidora importante com outros tradicionais exportadores.
Autor: Vanderley Porfírio
A Embrapa Pantanal vem desenvolvendo projeto em que as fazendas são monitoradas, com o objetivo de conhecer os diferentes sistemas de produção, detectar os pontos críticos, nos quais há necessidade de desenvolver pesquisa analítica, e estabelecer índices de sustentabilidade para o desenvolvimento da atividade.
Autores:
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Sandra Aparecida Santos
Para a implantação de um sistema orgânico no Pantanal, é importante caracterizar as propriedades em função dos diferentes tipos fitofisionômicos e a ocorrência/intensidade de inundação, pois estes são fatores importantes a serem considerados quando da tomada de decisões para a conservação, uso e ocupação da área, especialmente em relação a produção de bovinos.
Autor: Sandra Mara de Araújo Crispim
Em uma população não seleta de touros, 20% a 40% dos animais apresentam infertilidade ou subfertilidade por inadequada qualidade seminal e/ou alterações físicas que impedem a cópula ou diminuem a libido. Alguns pesquisadores informam que o número de touros zebuínos inférteis e subférteis em serviço no Brasil é elevado, aproximadamente 40% apresentando algum distúrbio de fertilidade ao exame andrológico (exame do sêmen e dos genitais masculinos).
Autor: José Robson Bezerra Sereno
Este artigo tem por objetivo apresentar o novo ambiente da cadeia produtiva da carne bovina no Centro Oeste brasileiro à partir da concentração de frigoríficos exportadores e suas respectivas influências na atividade pecuária.
Autor: Odilon José de Oliveira Neto

Caprinocultura

Em vários estudos de cadeia produtiva, os agricultores familiares são relegados a uma posição marginal, quando não apontado como entrave ao desenvolvimento dos segmentos produtivos. É um grande equívoco.
Autor: Evandro Vasconcelos de Holanda Júnior
Um mercado em expansão estimula os caprinocultores a investir na mudança do padrão tecnológico, mas, ações “fora-da-porteira” são também requeridas para a conso-lidar a ocupação desse espaço promissor.
Autor: Clovis Guimarães Filho
Há evidências de que o impacto da desmama é menos severo nas crias quando estas são desmamadas com base no peso vivo (tamanho corporal) do que de acordo com a idade, pois permite que essa prática ocorra mais próximo de uma idade fisiológica mais eqüitativa das crias.
Autor: Expedito Aguiar Lopes
Em geral, os estudos consideram como se a ovino-caprinocultura da Bahia fosse uma atividade homogênea. Não é. Questões agro-ecológicas e sócio-econômicas fazem com que os produtores adotem diferentes sistemas de produção.
Autor: Evandro Vasconcelos de Holanda Júnior

Fauna Silvestre

A Embrapa Pantanal ao longo de duas décadas vem gerando resultados de pesquisa na área de Ecologia e Manejo do jacaré-do-Pantanal, buscando promover a conservação da espécie e de seus habitats.
Autor: Zilca Campos
No Brasil, a espécie é conhecida como sinimbu ou camaleão, e tem distribuição na região Amazônica, parte da região Centro-Oeste, Pantanal, e na Caatinga.
Autor: Zilca Campos
A temperatura é uma variável ambiental que tem papel fundamental na história de vida dos crocodilianos, já que determina o sexo dos indivíduos, o crescimento embrionário e o padrão de termorregulação. A temperatura selecionada pelos crocodilianos é afetada pelo estado nutricional, idade, infeção, relações sociais e a temperatura em que o indivíduo foi incubado quando embrião.
Autor: Zilca Campos
Estudos de estimativas populacionais são fundamentais para identificação do status de conservação das espécies selvagens e para avaliação dos estoques sujeitos à manejo.
Autor: Zilca Campos
Este artigo examina como a política brasileira, determinada pela lei 5.197/67, sancionada pelo então Presidente da República, General Castelo Branco, influenciou a atividade de produção e comercialização de peles de animais silvestres ênfase do jacaré-do-pantanal (caiman Crocodilus yacara).
Autor: Guilherme de Miranda Mourão

Nutrição animal

A palma forrageira é o único volumoso que mantém seu valor nutritivo mesmo sem parar de crescer.
Autor: José Fernando Melo
As principais tecnologias geradas e aplicadas pela Embrapa Pantanal através de experimentos e acompanhamentode algumas fazendas, proporcionaram aumentos palpáveis na produção.
Autores:
Cristina Gonçalves Rodrigues
José Aníbal Comastri Filho
A produção de bovinos precoces a pasto através do uso de suplementos e aditivos permite a produção de carne de ótima qualidade visando atender o mercado consumidor. Leia mais neste artigo.
Autor: Lauriston Bertelli Fernandes
A alimentação do rebanho bovino baseava-se exclusivamente em pastagem nativa, entretanto como alternativa para o aumento da produtividade, vêm sendo efetuado, há cerca de duas décadas, a formação de pastagens com gramíneas exóticas, com o intuito de aumentar a oferta alimentar para os animais em épocas críticas, seca e cheia.
Autor: Sandra Mara de Araújo Crispim
Nos estados do Piauí e Maranhão, onde é muito baixa a produção de leite, a alimentação das vacas em lactação é feita à base de concentrados de alto custo. Uma opção para o incremento da atividade na região é o emprego de forrageiras de alto potencial produtivo em pastejo rotativo. O objetivo deste trabalho, realizado nos anos de 2002 e 2003, foi avaliar a performance produtiva e reprodutiva de vacas mestiças mantidas em pastejo de capim-elefante, com ou sem suplementação, nas condições edafoclimáticas dos Tabuleiros Costeiros do Meio-Norte.
Autores:
João Avelar Magalhães
Braz Henrique Nunes Rodrigues
A tecnologia de ensilagem do grão de milho úmido, como forma de armazenamento do milho na própria fazenda, já é bem conhecida e utilizada, especialmente na região sul.
Autor: Paulo Lot Calixto Lemos
O artigo fala da pecuária como atividade ustentável nas áreas secas do Nordeste.
Autor: Gherman Garcia Leal De Araújo
Determinação do ponto de feno do capim elefante com secagem do material ao sol e à sombra, onde a secagem ao sol é a mais recomendada.
Autores:
Jorge de Almeida
Benedito Marques da Costa
Idalmo Garcia Pereira
A produção de ervilhas (Pisum sativum L.) além de permitir a utilização de grãos na alimentação humana, pode visar outras finalidades.
Autor: Gilberto Omar Tomm
A mandioca tem importante papel na alimentação humana e é recomendada também para alimentação animal nas formas in natura, fenada e ensilada.
Autor: Jorge de Almeida
Segundo a definição da Organização de Agricultura e Alimentos (FAO), manejo sustentável envolve a "conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias, de modo que assegurem o alcance e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável não degrada o ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável". Um agroecossistema sustentável é aquele que mantém a produtividade ao longo do tempo, com introdução mínima de insumos externos (suplementos alimentares, uso de fertilizantes e antibióticos), sem degradar os recursos naturais e a diversidade biológica.
Autor: Sandra Aparecida Santos
Aborda fatores que determinam o aumento da produtividade das pastagens, tais como: nutrição da planta, combate a invasoras, respeito ao ciclo da forrageira utilizada, estacionalidade da produção, entre outros
Autor: Amaury Burlamaqui Bendahan
O artigo diferencia prebióticos, probióticos e antibióticos, assunto em pauta com as restrições feitas pelos Estados Unidos e União Européia.
Autor: Fernando Antônio de Ávila
O capim elefante é uma espécie forrageira de grande importância na alimentação de ruminantes, pela facilidade de implantação, adaptação e manejo, além da elevada produtividade.
Autores:
Expedito Aguiar Lopes
Braz Henrique Nunes Rodrigues
João Avelar Magalhães
O artigo propõe reflexões sobre a utilização de fontes alternativas de fósforo na alimentação alimentação animal.
Autor: Lauriston Bertelli Fernandes

Ovinocultura

A ovinocultura de corte é boa opção de produção pelo incremento da demanda e pelos altos preços alcançados, quando comparados aos da bovinocultura de corte. Na esteira do movimento nacional de expansão da ovinocultura, vem se verificando, no estado de Roraima, busca por animais de melhor padrão.
Autor: Amaury Burlamaqui Bendahan
Os sistemas de criação de ovinos no Brasil e no mundo são extremamente variáveis. Entretanto a produção de carne ovina, tem aumentado recentemente, impulsionada por um mercado consumidor potencialmente grande nos centros urbanos brasileiros.
Autor: Alexis Wanderley de Oliveira

Pecuária Leiteira

O texto destaca as dificuldades e benefícios do novo sistema de coleta de leite in natura que será implantado em breve na região Norte.
Autor: Francisco Aloísio Cavalcante
O artigo trata da Bioclimatologia e do uso de suas estratégias para amenizar o estresse térmico por calor em bovinos leiteiros.
Autores:
Danielle Azevêdo
Arnaud Azevedo Alves
As autoras afirmam que os bovinos leiteiros estão sujeitos ao estresse psicológico diarimente e que este pode ter grande influência no lucro final da propriedade leiteira.
Autores:
Danielle Azevêdo
René Souza de Araújo
As grandes mudanças verificadas na pecuária leiteira no Brasil, principalmente no início da década de 1990, alteraram a atividade em todos os elos da cadeia produtiva.
Autor: José Gouveia Figueiroa
Na década de 80, as atividades agrícolas e a pecuária leiteira começaram a desenvolver-se nas regiões circunvizinhas às áreas urbanas dos municípios de Corumbá e Ladário, MS.
Autores:
Raquel Soares Juliano
Renata Graça Pinto Tomich
Aldalgiza Ines Campolin
Aiesca Oliveira Pellegrin
Roberto Aguilar Machado Santos Silva

Piscicultura

Os peixes desempenham papel fundamental enquanto componentes do ecossistema, participando da ciclagem de nutrientes e do fluxo de energia, como alimento básico para muitas aves e animais da região. Em função de sua expressiva diversidade de espécies, a ictiofauna constitui um valioso banco genético, estratégico para aplicações futuras.
Autores:
Agostinho Carlos Catella
Débora Karla Silveira Marques
O objetivo básico de definição de períodos de defeso de reprodução é possibilitar que os peixes possam se reproduzir e repor/renovar os estoques pescáveis para os anos seguintes.
Autor: Emiko Kawakami de Resende
O governo de Mato Grosso está propondo alterações na Lei de Pesca, através de uma série de medidas de ordenamento pesqueiro, inclusive com a proibição da captura de pacu, piraputanga e dourado pelo período de três anos, na intenção de proteger os recursos pesqueiros.
Autor: Agostinho Carlos Catella
Nos últimos vinte anos ocorreram mudanças radicais no cenário da pesca no Pantanal em MS, podendo-se dizer que o peixe mudou de mão. A captura da pesca profissional despencou de um patamar de 2117 toneladas em 1983 para 319 toneladas em 1999, representando apenas 21% da captura total anual (1540 toneladas), enquanto os pescadores esportivos capturaram 1218 toneladas (79%).
Autor: Agostinho Carlos Catella
A utilização sustentável de recursos naturais, particularmente no caso de recursos pesqueiros é um desafio formidável que necessita ser encarado do ponto de vista, técnico, político, econômico e social.
Autor: Emiko Kawakami de Resende
Atualmente, a pesca profissional reúne cerca de 2.900 pescadores no Pantanal de Mato Grosso do Sul, cuja captura registrada pelo SCPESCA/MS corresponde a cerca de 330 toneladas/ano. Todo esse pescado é comercializado fresco ou congelado, mas pode ser processado, obtendo-se maior rendimento e diversificando a oferta de produtos, tais como filé de peixe embalado e congelado, couro, peixe defumado e óleo, entre outros, gerando novos empreendimentos, mais postos de trabalho e qualificando a mão-de-obra local.
Autor: Agostinho Carlos Catella
A pesca é uma importante atividade econômica e social realizada no Pantanal e em toda a Bacia do Alto Paraguai em Mato Grosso do Sul (BAP/MS) nas modalidades profissional artesanal, esportiva (=amadora) e de subsistência.
Autor: Agostinho Carlos Catella

Rastreabilidade Animal

Quando se inicia uma caminhada sem saber qual o rumo que se deseja tomar, ou ainda quando se inicia qualquer programa sem que se tenha um objetivo realmente definido, não se chega a lugar algum e não se obtém nenhum resultado. O que está agora acontecendo com a RASTREABILIDADE no BRASIL?
Autor: Romão Miranda Vidal

Sanidade animal

A pitiose, popularmente conhecida como “ferida brava” ou ferida da moda é provocada por um fungo que se desenvolve em plantas aquáticas, e que, de forma oportunista, infecta principalmente os equinos. Encontra condições muito favoráveis para seu crescimento nos ambientes quentes e úmidos, característicos do Pantanal. Os estudos mostram que a ocorrência de casos, nessa região, concentra-se no período das cheias. A atenção na inspeção dos equinos é fundamental para o sucesso do tratamento e recuperação dos animais.
Autor: Raquel Soares Juliano
O presente artigo aborda o controle das principais pragas presentes em granjas leiteiras,suas formas de controle e interferências no dia a dia dos animais, levando a prejuízos na produção leiteira.
Autor: Gulherme Augusto Vieira
A tricomonose é uma doença venérea de bovinos causada por um protozoário lagelado denominado Tritrichomonas foetus, cujo habitat é o trato genital de bovinos sendo transmitido do touro para a vaca/novilha por meio da monta ou pelo uso de sêmen contaminado.
Autor: Aiesca Oliveira Pellegrin
A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) chegou ao norte do Brasil no final dos anos 70, vinda provavelmente da Venezuela. Rapidamente a mosca se dispersou por todo o país, chegando ao Mato Grosso do Sul em 1990 e ao Pantanal em 1991.
Autor: Antonio Thadeu Medeiros de Barros
Na década de 1970 equipes que desenvolviam projetos de países em desenvolvimento reconheceram que sistemas formais de inquéritos podiam ter limitado valor quando eram abordadas comunidades rurais
Autores:
Aiesca Oliveira Pellegrin
Aldalgiza Ines Campolin
Raquel Soares Juliano
Renata Graça Pinto Tomich
Previsões para o futuro do mercado brasileiro de carne bovina, após a importante vitória contra aftosa, conseguida junto à Organização Internacional de Epzootias (OIE), em maio deste ano.
Autor: Nelson Antunes
A resistência a pesticidas encontra-se amplamente difundida entre as populações do carrapato dos bovinos, Rhipicephalus microplus, um dos mais importantes parasitas dos rebanhos bovinos no Brasil e demais regiões localizadas entre os paralelos 32º Norte e 32º Sul do globo terrestre. O carrapato dos bovinos é uma das principais pragas do gado bovino na América do Sul, Central e a Austrália, além de gerar problemas também em partes da África e da Ásia. O diagnóstico precoce da resistência é importante para permitir o uso mais adequado dos grupos químicos disponíveis para controle, minimizar a aplicação de pesticidas e reduzir a proliferação de populações resistentes aos princípios ativos mais utilizados.
Autor: Luciana Gatto Brito
Dentro de um Sistema de produção de bovinos leiteiros, o produtor necessita associar fatores como genética, nutrição e sanidade para a obtenção do potencial máximo de produtividade dentro de sua propriedade.
Autor: Flávio Barros Sant´Anna
O "mal da vaca louca" existe e não estamos livres de sermos acometidos por ele. Que as vacas brasileiras, que nada têm de “louca”, possam dizer o mesmo das autoridades e cientistas brasileiros.
Autores:
Cristiano Lôbo da Silva
João Henrique de Mello Vieira Rocha
Mesmo sendo detentor do maior rebanho leiteiro comercial do mundo, com aproximadamente 20.100.000 cabeças, o Brasil ainda produz muito menos do que a média mundial, ocupando atualmente a quarta posição no ranking, com destaque para as regiões Sul e Sudeste do país.
Autor: Anna Thais Gomes
A resistência é uma característica genética, a qual aumenta na população em função do uso de inseticidas (ou carrapaticidas). Ou seja, quanto mais o pesticida for utilizado, mais rápida e maior a seleção de moscas resistentes na população e, consequentemente, maior o nível de resistência atingido. A capacidade das moscas de tolerar concentrações incialmente letais promove uma redução gradual na eficácia dos pesticidas, até a sua completa ineficácia e ausência de controle do parasita. Esta situação já é uma realidade com relação aos carrapatos, os quais se mostram resistentes à maioria dos carrapaticidas existentes no mercado.
Autor: Antonio Thadeu Medeiros de Barros

Suinocultura

Exantema vesicular de suínos (VES) é uma doença que tem sido erradicada no mundo. Atualmente o vírus somente existe em alguns congeladores biológicos de vários laboratórios de virologistas. A doença apareceu no sul da Califórnia em 1933 e disseminou-se pelo os Estados Unidos, curiosamente surgindo em áreas adjacentes às linhas ferroviárias de cada local onde o lixo era descartado. Na década de 50, esforços nacionais para erradicar a doença obtiveram sucesso e não há mais novos casos desde 1959. Acredita-se que o surto inicial foi causado quando um vírus muito próximo presente em peixes ou mamíferos marinhos, estava presente em alimentos dados a porcos, adaptando-se, e alastrando-se entre eles.
Autor: Universidade da Georgia
Das alternativas existentes para o manejo de dejetos, o tratamento em muitos casos apresenta-se como única alternativa para viabilizar ambientalmente a atividade.
Autor: Aírton Kunz

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br