Brasil, 20 de maio de 2013.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

26-09-2007

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

O jacaré-paguá, Palesouchus palpebrosus, tem ampla distribuição geográfica no Brasil, porém é uma das espécies de crocodilianos mais desconhecida para a ciência. A falta de informação sobre sua biologia é um dos fatores limitantes para a conservação da espécie. A Embrapa Pantanal vem realizando pesquisas com jacaré-paguá, Paleosuchus palpebrosus, desde a década de 90 nos riachos da região da Serra do Amolar, entorno oeste do Pantanal, e nos rios do entorno do Pantanal. Desde 2001, em parceria com o INPA Ecologia, o jacaré-paguá vem sendo estudado também na região de igapó do rio Solimões na Amazônia central.

O projeto “Monitoramento da área de ocorrência, estado de conservação e ecologia do jacaré-paguá no entorno do Pantanal” conta com apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul) e apoio logístico do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seu objetivo é de avaliar os estoques populacionais do jacaré-paguá e a qualidade dos habitats naturais para sugerir ações para conservação da espécie. Em agosto de 2006, em uma expedição de campo com 2.581 km de percurso com destino às cabeceiras dos cinco principais rios que drenam o Pantanal, constatou-se a presença do jacaré-paguá, tanto jovens como adultos, em local próximo a cachoeira, água corrente e substrato pedregoso. No entanto, esses rios (Vermelho, Taquari, Negro, Aquidauana e Miranda) encontram-se em situação alarmante, devido à retirada das matas ciliares para implantação de pastagens, assoreamento, poluição por indústrias, resíduos de frigoríficos, esgoto urbano, ocupação humana nas margens, atividade intensa de pesca profissional e turismo de pesca, além da caça predatória dos jacarés. As paisagens de florestas, cerrados e veredas próximas aos cursos desses cinco rios e respectivas nascentes sofreram e vêm sofrendo processos acelerados de mudanças e substituição total da vegetação, pela agricultura, principalmente soja, algodão, milho, e cana-de-açúcar. Vale lembrar que as usinas de álcool deixam a céu aberto seus resíduos tóxicos, vinhoto, que possivelmente são “levados” para os rios durante as chuvas.

Os rios estão sofrendo processos de mudanças em seu leito natural, tanto em profundidade como em largura. As formas mais drásticas de alteração têm sido a instalação de usinas hidrelétricas que formam grandes lagos e inundam áreas florestadas e a construção de canais de drenagem e lagos para irrigação de arroz. As pequenas vilas, povoados e cidades crescem ao longo desses rios, resultando em mudanças e destruição desses ambientes. Praticamente, nada tem sido feito para minimizar os impactos nesses ambientes aquáticos, o que é curioso, principalmente porque o abastecimento de água para consumo dos moradores e a atividade de pesca depende diretamente da qualidade da água desses rios.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS
Os solos e o meio ambiente
Poluição por pesticidas no Pantanal
Mudança climática deixa o mundo em perigo
Agricultura itinerante na amazônia
Processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul
A utopia do repovoamento
Agricultura irrigada X Saúde ambiental: existe um conflito?
Pantanal: Um bioma ameaçado
Queimada controlada no Pantanal
Corredores Ecológicos e Ecoturismo no Pantanal
Pantanal registra o mais longo e intenso ciclo de cheia
Os caminhos da convivência com a seca
Pesquisa, meio ambiente e produção no pantanal
Levantamento aéreo como ferramenta para conservação da biodiversidade no pantanal
Por uma ética climática
Caatinga: patrimônio brasileiro ameaçado
A importância dos estudos limnológicos: 16 anos no pantanal
Ocorrência do fenômeno natural “dequada” no pantanal.
Efeito Estufa X Agricultura
A Problemática Socioeconômica e Ambiental da Bacia do Rio Taquari e Perspectivas
Os Pulsos de Inundação e o Rio Taquari
O Mexilhão Dourado causará danos ecológicos na Bacia do Miranda
Pantanal: Risco de Contaminação por Biocidas
Cercas Ecológicas
Desempenho Ambiental e Sustentabilidade
Qualidade Ambiental e Ecoeficiência: nova postura
Sistema de Gestão e Proteção Ambiental
Balneabilidade e Riscos à Saúde Humana e Ambiental
Água: Esgotabilidade, Responsabilidade e Sustentabilidade
Resíduos: “É Preciso Inverter a Pirâmede – Reduzir a Geração”!
A soja e o Protocolo de Quioto
Irrigando o feijoeiro
Arquitetura, agricultura e floresta sustentável – encontrando uma nova abordagem dos cenários rurais
Sistemas agroflorestais e a conservação do solo
Desmatamento em Roraima: interpretando dados oficiais
Do monocultivo ao uso de sistemas agroflorestais
Penas de aves como indicadores de mercúrio no pantanal
Índice de qualidade de bacia – nova proposta para gestão da bacia do rio Miranda
Programa de gestão ambiental da Embrapa Pantanal
Determinação de impactos e conservação dos recursos hídricos na bacia do alto Paraguai
Cumbaru no pantanal
Coleção Guias de Convivência Gente e Onças
Código Florestal Brasileiro: área de preservação permanente e reserva legal

Copyright © 2000 - 2013 Agronline.com.br