Brasil, 23 de maio de 2013.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

27-07-2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

O jacaré-paguá, Paleosuchus palpebrosus, é considerado entre as 22 espécies de crocodilianos a menor em tamanho atingindo no máximo 1.6 m de comprimento. Dentre as cinco espécies que ocorrem no Brasil, o jacaré-paguá tem a sua distribuição marcante ao longo dos rios Amazonas, Paraguai e Paraná e de suas áreas inundadas, excluindo a área central do Pantanal. Nos arredores do Pantanal, existem alguns registros de ocorrência dessa espécie nas nascentes do Rio Paraguai, Serra do Amolar, Urucum e Bodoquena. A espécie está ocupando outros habitats periféricos da planície do Pantanal, causando uma separação espacial com o Caiman crocodilus yacare (jacaré-do-pantanal).

O valor comercial de suas peles é de baixa importância no mercado justificada pela alta ossificação da sua pele aliada as baixas densidades naturais da espécie. A forma de aproveitamento que provavelmente, freqüente na região da Amazônia, é a caça de subsistência. A falta de informação ecológica da espécie, apesar da extensiva distribuição geográfica, é um fator que pode eventualmente afetar a conservação desta espécie.

Há 10 anos atrás, um estudo pioneiro da Embrapa Pantanal com a espécie foi realizado na região da serra do Amolar, na fazenda Acurizal, atualmente da Fundação Ecotrópica. A fazenda Acurizal está localizada ao Norte de Corumbá, próxima da fronteira com a Bolívia, e tem uma elevação de quase 600 m acima do nível do mar. Nos dois riachos de águas claras e substrato de areia e pedras, os jacarés-paguás, tanto adultos como filhotes foram contados, capturados e marcados.

O jacaré-paguá, P. palpebrosus, foi encontrado nos dois riachos em densidades de até oito indivíduos/km. No entanto, quando os riachos estavam mais secos, observou-se poucos jacarés. Possivelmente, os jacarés moveram-se para outras áreas dentro da floresta. Os filhotes recém-eclodidos também foram encontrados e capturados indicando que a reprodução está ocorrendo normalmente na área.

As populações de P. palpebrosus e seus habitats são razoavelmente bem protegidos na área da Serra do Amolar. No entanto, examinando dois riachos aparentemente similares na Serra do Urucum, próximo de Corumbá, observou-se que estas áreas estavam impactadas pela poluição oriunda da mineração, não sendo observada a presença de jacarés nestes riachos. Recentemente, a Embrapa Pantanal continua engajada nos estudos de distribuição e abundância do jacaré-paguá, nos arredores do Pantanal Sul e áreas da Amazônia Central, para definição do plano de conservação da espécie e de seus habitats.

Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS
Jacarés: criação ou manejo?
Uma análise da presença do bioma caatinga na cultura popular nordestina.
PELD - Programa Ecológico de Longa Duração dos Recursos Hídricos do Pantanal
Mexilhão Dourado No Pantanal – Um problema ambiental e econômico
Utilização da Queima Controlada em Caronal
Movimento dos Jacarés no pantanal
Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal
Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.
A influência do ciclo de cheias e secas na sustentação da cadeia alimentar do rio Paraguai, Pantanal - MS.
Os Jacarés Movem em Grupos?
Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros
Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.
Os Controles Geológicos e os Pulsos de Inundação no Pantanal
Estratégias para definição de Períodos de Defeso no Pantanal
Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.
Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio
A paisagem na visão dos animais
E o Jacaré do Pantanal pode também se contaminar por Mercúrio?
O Pantanal e a acontaminação por Mercúrio
Introdução de espécies - uma das maiores causa de perda de biodiversidade
Níveis de Mercúrio na Carne de Peixes como Indicadores de Contaminação do Pantanal.
Conhecimento ecológico tradicional e manejo de pesca
Os efeitos do aquecimento global na atividade agropecuária

Copyright © 2000 - 2013 Agronline.com.br