Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
O agronegócio no Brasil

17-08-2009

:. Do mesmo autor
A gestão de pessoas

Empresa Rural

Administração Rural

O agronegócio é o motor da economia nacional, registrando importantes avanços quantitativos e qualitativos, que se mantém como setor de grande capacidade empregadora e de geração de renda, cujo desempenho médio, tem superado o desempenho do setor industrial, ocupando, assim, a posição de destaque no âmbito global, o que lhe dá importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico da economia e pela sua capacidade de impulsionar os demais setores. (COSTA, 2009)

O conceito de agronegócio implica na idéia de cadeia produtiva, com seus elos entrelaçados e sua interdependência. A agricultura moderna extrapolou os limites físicos da propriedade. Dependendo, cada vez mais, de insumos adquiridos fora da fazenda, e sua decisão do que produzir, quanto e como está fortemente relacionada ao mercado consumidor. Há diferentes agentes no processo produtivo, inclusive o agricultor, em uma permanente negociação de quantidades e preços. (CONTINI, 2001). Segundo este mesmo autor, o agronegócio brasileiro compreende atividades econômicas ligadas, basicamente, a:

• Insumos para a agricultura, como fertilizantes, defensivos, corretivos.

• A produção agrícola, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo.

• A agroindustrialização dos produtos primários.

• Transporte e comercialização de produtos primários e processados.

Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro se desenvolveu numa velocidade muito alta, em virtude da moderna tecnologia voltada para o setor. Esta atividade tomou dimensão tão grande que tem caminhado para se tornar a principal atividade econômica do país. Com esse desenvolvimento, o setor contribui para baixar a taxa de desemprego, em conseqüência melhorar as condições de vida da população, conciliando o desenvolvimento econômico com o social. (SILVA, 2008)

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Natália FerreiraEnvie um email!
Administradora - Autônomo

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • citação
    Como eu cito esse artigo no meio do texto?
    leticia - 28-10-2013 21:09h

  • adubos
    sendo o potencial agricola do Brasil ainda incalculavel.Sendo o adubo o insumo mais caro. Ja nao esta no momento de ser criado uma empresa do porte da petrobras que conceguiria produsir adubos a preços genericos como os remedios?
    joao moreira - 14-08-2011 19:43h

  • artigo sobre agronegocio no brasil
    Esta faltando as citacoes da internet, sait, data de acesso, desta forma nao da para citar nos trabalhos academicos.
    vanda de paula do nascmento sigaki - 05-05-2010 20:21h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br