Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Manejo sustentavel das pastagens nativas do Pantanal: produzir mais sem afetar o meio ambiente

05-10-2002

:. Do mesmo autor
Pecuária de corte sustentável no pantanal

Avaliação da condição corporal de gado de corte no Pantanal

Cercas Ecológicas

Incremento de pastagem na planície pantaneira, Corumbá,MS

Seleção e descarte de matrizes no pantanal

Conservação do patrimônio genético, cultural e modelo pecuário

Cheia e Seca no Pantanal: Importância das Fazendas

Por Sandra Aparecida Santos e Ciniro Costa

Á medida que a população humana cresce e se expande, o espaço torna-se limitante, aumentando os conflitos entre o homem e o uso da terra. Há um consenso geral sobre a necessidade de se aumentar a produção de alimentos de alta qualidade, para atender a existência de um mercado globalizado. No final do século passado, notou-se também que as exigências do mercado mundial, estão voltadas para o consumo de alimentos produzidos de forma orgânica. Considerando que grande parte das modernas tecnologias dependem cada vez mais do uso de substâncias químicas, um dos principais desafios que o homem enfrenta atualmente é desenvolver tecnologias para a produção orgânica. A pecuária orgânica preocupa-se principalmente com o bem estar do animal e do homem, com base na compreensão dos processos naturais, levando-se em consideração a relação solo-planta-animal e outros componentes do meio ambiente. Estas tecnologias, por sua vez, vem ao encontro das técnicas de manejo sustentável.

O manejo sustentável de áreas naturais e ricas em biodiversidade, como o Pantanal Mato-Grossense é uma necessidade premente. O Pantanal instituido recentemente como ‘Reserva da Biosfera’, é uma planície periodicamente inundável, caracterizada pela presença de extensas áreas de campos naturais, favorecendo a atividade pastoril, razão pela qual, a região tem sua economia voltada principalmente para a exploração extensiva da pecuária de corte. O Pantanal é formado por grandes propriedades privadas, cujo manejo tradicional da pecuária extensiva por cerca de 200 anos tem contribuído para a conservação dessa região única no mundo. Os índices zootécnicos tradicionais ainda são relativamente baixos, mas podem ser melhorados através da implantação e adaptação de determinadas tecnologias, algumas das quais já desenvolvidas para a região. Diversas tecnologias já vem sendo introduzidas na região, porém, algumas sem critérios adequados e sem conhecimentos sobre o impacto produtivo e no ambiente. Esta preocupação, aliada a degradação ambiental e às características vocacionais do Pantanal, demandam tecnologias menos agressivas ao ambiente e compatíveis com a pecuária de corte orgânica, tais como manejo sustentável das pastagens nativas.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 próxima Topo da página


Sandra Aparecida SantosEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • muito bom estou no m omento fazendo um fichamento

    Angela Maria dos Santos - 22-04-2008 08:06h

  • artigo
    Estou interessada em resultados bromatológicos de forrageiras do pantanal, que estejam relacionadas a alimentação animal.Agradeço desde já,e pesso que me retornem mesmo que não tenham dado algum.
    Jaline Rodrigues Falkenberg - 17-05-2004 22:16h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br