Brasil, 19 de abril de 2014.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

16-04-2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

A capivara, Hydrochaeris hydrochaeris, é um dos maiores roedores do mundo, e tem ampla distribuição desde o Panamá até a bacia do rio Uruguai, no norte da Argentina. A ecologia das capivaras foi intensamente estudada nos Lhanos da Venezuela. No Brasil, a espécie é amplamente distribuída e particularmente abundante em alguns habitats, principalmente na região do Pantanal. Atualmente, existem vários trabalhos sobre ecologia das capivaras em diferentes áreas do Pantanal, abordando aspectos do comportamento social, densidades, habitats, tamanho de grupo, padrões de atividade, uso de espaço, doenças e parasitas e manejo sustentável. O manejo das capivaras pode ser realizado em condições naturais, semi cativeiro e cativeiro, desde que o projeto tenha sido aprovado pelo IBAMA e encontrar-se dentro das normas vigentes de criação de animais silvestres.

No Pantanal, o interesse pela conservação e manejo das capivaras vem de longa data. A Embrapa iniciou seus estudos há 20 anos atrás com o projeto capivara, sob coordenação do Dr. Cleber Alho, Universidade de Brasília, com a efetiva colaboração dos técnicos Humberto Gonçalves e Zilca Campos. O projeto recebeu apoio financeiro de um consórcio de Entidades Nacionais e Internacionais e tinha como objetivo conhecer a ecologia e o comportamento para propor um manejo da espécie na região. As atividades de campo concentraram-se em contagens mensais da população de capivaras em vida livre e experimentos de criação em condições semi- naturais na fazenda Nhumirim, Pantanal da Nhecoländia.

A população de capivaras observada foi de 325 indivíduos, organizados em 38 grupos sociais, vivendo na área de 4310 ha da fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa Pantanal. O tamanho dos grupos sociais variaram de 2 a 25 indivíduos., podendo encontrar no período de seca grupos maiores. O habitat típico das capivaras é composto de água, campo de pastagem e o capão de mata. Cada grupo social ocupava uma área que variava de 34 a 196 ha. A reprodução na fazenda ocorreu o ano inteiro e foram observados jovens fazendo parte dos grupos sociais. Os potenciais predadores de filhotes foram jacarés (Caiman crocodilus yacare), sucuris (Eunectes notaeus), lobinhos (Cerdocyon thous) e gavião (Polyborus plancus). O padrão de atividades dos grupos de capivaras foram de pela manhã deixarem a floresta e forragearem até as 11 horas, e nos períodos mais quentes do dia retornarem para a floresta ou refugiarem-se na água e, somente a partir das 15 horas retornarem a atividade de forrageamento.

O comportamento social das capivaras é extremamente marcante e foi estudado na área da fazenda. Os grupos apresentaram padrões sociais rígidos, com hierarquia de dominância pelo macho. Os grupos eram formados por um macho dominante, fêmeas reprodutivas e jovens. As interações de agressividade ocorreram com outros machos solitários, que tentavam conquistar prioridade de acesso as fêmeas do grupo. Os machos jovens do grupo foram expulsos do grupo social pelo macho dominante que passaram a viver sozinhos.

Na estrutura social da espécie, os machos competem mais intensivamente pelo acasalamento do que as fêmeas. O macho dominante de cada grupo tem mais chances de acasalar com as fêmeas do que os machos submissos. O sucesso reprodutivo do macho é geralmente limitado ao número de fêmeas reprodutivas a que tem acesso dentro do grupo social constituído. O sucesso reprodutivo das fêmeas depende de sua capacidade de cuidar dos filhotes, ou seja, habilidade materna. Os machos adultos se destacam das fêmeas adultas pelas presença neles de uma protuberância no focinho, a glândula supra nasal. Os machos marcam seus territórios esfregando a glândula em arbustos e árvores, a qual secreta uma substância pastosa. As implicações do comportamento social das capivaras devem ser considerado nos programas de manejo da espécie, tanto quanto o efeito das mudanças sazonais do seu habitat no uso de espaço.

Atualmente, a Embrapa Pantanal esta monitorando a distribuição e abundância das capivaras em todo o território do Pantanal, através do programa de levantamento aéreo de grandes vertebrados, realizado há 10 anos. Espera-se em um futuro próximo poder dispor de maiores informações sobre a espécie, suas populações naturais e seus habitats, gerando informações e ações para sua conservação e manejo sustentável.

Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Capivaras
    qual é o son que as capivaras emitem para se comunicar enter elas.
    Hellyomar - 13-07-2010 11:15h

  • Capivaras
    Gostei de seu Artigo, mas preciso muito de sua ajuda. Preciso de todos os dados sobre uma capivara como:Manejo, criação, verminoses, Captura, Comercialização e etc, para que possa fazer uma ótima monografia.
    Eliana P. V. - 07-06-2010 17:09h

  • monografia de capivaras
    gostei muito do site gostaria de saber se vc pode me indicar algum livro o me mandar alguns artigos? estou no 5ºtermo de Biologia
    Robson - 31-10-2008 09:53h

  • sistema de defesa
    Estou trabalhando com sistema de defesa de capivaras e tendo dificuldade de encontrar artigos sobre o assunto! gostaria que alguem me enviasse! agradecida!
    laise - 08-09-2008 10:07h

  • capivaras e a febre maculosa
    bem, estou cursando o 8º semestre de biologia e minha monografia sera sobre as capivaras e a febre maculosa. gostaria de saber se alguem tenha material sobre esse assunto ou possa me indicar algum livro. grata mariana
    mariana - 07-08-2008 08:37h

  • capivaras
    por favor se alguem tiver mais alguma coisa sobre capivaras me mandem...pois tenho um trabalho a apresentar
    flavia - 30-07-2008 09:11h

  • Trabalho
    Oiii. preciso saber do comportamento deuma capivara e sua idade maxima e caracteristicas
    Laarý - 26-06-2008 06:16h

  • Capivaras em cativeiro
    Oi,estou terminandomeu curso de ciencias biológicas,emeu trabalho de conclusãode curso é sobre reprodução,comportamento decapivaras em cativeiro. Gostaria de receber materiais sobre o assunto. é de extrema importância. Grata
    Rosana Duarte - 05-03-2008 12:39h

  • capivaras
    se alguem tiver algum material sobre capivaras, manejo, introdução, questao economica assim bem como tudo, por favor me mandem.
    alexandro - 15-11-2007 11:22h

  • capivaras
    Preciso saber: as capivaras saõ predadoras de qual/quais animal/animais? A minha necessidade dessa informação tem caráter urgente em função de estudo.
    Mª de Lourdes de Castro Lopes - 03-12-2006 19:01h

  • Capivaras
    Oi Zilca! O artigo está ótimo! Meu filho está fazendo um projeto sobre mamíferos e aproveitou muito as informações. Será que você saberia como poderíamos conseguir fotos dos animais da fauna brasileira, mas princinpalmente, uma foto da capivara? Cordialmente, Patrícia Cunha
    Patrícia A. C. Vieira - 02-09-2006 09:59h

  • monografia
    Adorei o artigo faço ciencias biológias estou cursando a oitava fase e minha monografia tem como título Levantamento e análise comportamental de capivaras ( Hydrochoerus hydrochaeris), rodentia no Hotel fazenda Cocho Velho-Irani-SC.gostaria de receber materiais sobre o assunto, porem ja estou elaborando o relatório.desde já agradeço...
    Shilla - 15-07-2006 09:32h

  • comportamento social das capivaras
    Estou fazendo um trabalho de etologia, sobre o comportamento social das capivaras, se tiverem mais dados para me ajudar na monopgrafia agradeço, o atrigo é excelente, mas preciso coletar mais dados, obrigada.
    beatriz ulyssea - 18-03-2006 11:40h

  • capivaras
    Adorei este trabalho!! Já conheço alguns trabalhos da Dra. Zilca e tenho profundo respeito por ela... Inclusive minha monografia e conclusão de curso (biologia/Unemat-Alta Floresta) foi sobre Capivaras em área urbana e pude contar com o apoio da mesma, a qual fiquei muito grata. Agora estou fazendo o curso de especilização em Geografia e Gestão Ambiental e pretendo continuar pesquisando as capivaras... espero receber contribuições e sugestões para meu trabalho. Obrigado!
    Elza Quadros Massarelli - 15-12-2005 12:48h

  • capivaras
    muito bom pois o assunto é otimo
    jéssica - 30-11-2005 16:52h

  • Artigo "comportamento"
    Adorei este artigo sobre a Ecologia e comportamento das capivaras no Pantanal, só que eu gostaria de desenvolver alguma pesquisa nessa área mas não com capivaras pois onde eu moro TAngará da serra só poderei encontrar as mesmas em mata fechada sem condições para pesquisa. Na verdade preciso de um pré- projeto para dar início a minha monografia e gostei muito dessa área de pesquisa. Faço faculdade de Biologia e gostaria de resposta.
    Elaine Peres da Silva - 07-08-2005 23:06h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS
    Jacarés: criação ou manejo?
    Uma análise da presença do bioma caatinga na cultura popular nordestina.
    PELD - Programa Ecológico de Longa Duração dos Recursos Hídricos do Pantanal
    Mexilhão Dourado No Pantanal – Um problema ambiental e econômico
    Utilização da Queima Controlada em Caronal
    Movimento dos Jacarés no pantanal
    Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.
    A influência do ciclo de cheias e secas na sustentação da cadeia alimentar do rio Paraguai, Pantanal - MS.
    Os Jacarés Movem em Grupos?
    Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros
    Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.
    Os Controles Geológicos e os Pulsos de Inundação no Pantanal
    Estratégias para definição de Períodos de Defeso no Pantanal
    o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.
    Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.
    Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio
    A paisagem na visão dos animais
    E o Jacaré do Pantanal pode também se contaminar por Mercúrio?
    O Pantanal e a acontaminação por Mercúrio
    Introdução de espécies - uma das maiores causa de perda de biodiversidade
    Níveis de Mercúrio na Carne de Peixes como Indicadores de Contaminação do Pantanal.
    Conhecimento ecológico tradicional e manejo de pesca
    Os efeitos do aquecimento global na atividade agropecuária

    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br