Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Tecnologia

O Núcleo de Biotecnologia Aplicada a Cereais de Inverno (NBAC) prioriza a multidisciplinaridade e visa contribuir para o conhecimento e o entendimento de como os genes (portadores da informação genética) estão organizados nos genomas, com ênfase na cultura do trigo e demais cereais de inverno.
Autor: Sandra Patussi Brammer
De uma maneira geral, um grande número de plantas geneticamente estáveis e homozigotas são necessárias para a produção de novas cultivares, dentro dos programas de melhoramento genético vegetal.
Autor: Sandra Maria Mansur Scagliusi
A evolução científica e tecnológica influenciou de forma decisiva o desenvolvimento da Geodéisa e da Cartografia. As observações de satélites artificiais iniciaram-se aproximadamente na década de sessenta e revolucionaram as técnicas de posicionamento.
Autores:
Édson Luis Bolfe
Luciana Suaid Tomazi Vasco
Uma novidade que busca diminuir a chamada “fome oculta”, a carência de vitaminas e minerais, está chegando ao campo no Brasil. São os primeiros frutos da grande aliança da biofortificação de alimentos.
Autor: José Luiz Viana de Carvalho
Sobre ensaios da Embrapa Roraima para avaliação de performance de sete cultivares de milho em diferentes espaçamentos e densidades.
Autor: Aloisio Alcântara Vilarinho
Roraima possui condições favoráveis para firmar-se como nova fronteira agrícola. A Embrapa Roraima está contribuindo com novas tecnologias e cultivares adequadas para tornar o sistema produtivo mais eficiente.
Autores:
Vicente Gianluppi
Oscar José Smiderle
Destacando preliminarmente a importância do desenvolvimento tecnológico nas mais diferentes atividades econômicas humanas, o artigo destaca uma breve descrição da evolução histórica dos processos tecnológicos na cadeia produtiva viti-vinícola gaúcha.
Autor: Vinícius Triches
O artigo aborda os efeitos promovidos pelo armazenamento em sementes de alface peletizadas, indicando que a a germinação das sementes peletizadas de alface manteve-se pelo período de oito meses, em câmara fria e seca, porém é recomendável a avaliação completa da qualidade das sementes, visto que o vigor é importante fator na caracterização do potencial fisiológico, o qual pode sofrer redução durante o armazenamento, mesmo em condições adequadas, quando não se observam sinais visíveis da perda da qualidade.
Autores:
Simone Medianeira Franzin
Nilson Lemos de Menezes
A economia globalizada, um mercado exigente em qualidade dos produtos agropecuários e a sustentabilidade ambiental têm direcionado o setor agrícola para um maior controle das informações de produção.
Autores:
Édson Luis Bolfe
João Bosco Vasconcellos Gomes
Como traduzir conhecimento em riqueza? como levar a competência e conhecimentos, fossem eles tácitos ou codificados dos diversos setores da sociedade, principalmente os disponíveis nas universidades e instituições de ciência e tecnologia, para o setor produtivo como forma de reduzir a defasagem tecnológica do setor da indústria nacional.
Autor: Marcos Luiz Leal Maia
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de café, mas o brasileiro, na maioria, não toma o melhor, isto é do conhecimento de todos. É coisa do passado aquele cafezinho feito de grãos conhecidos, torrado e moído em casa. Hoje temos as indústrias de torrefação que cuidam dessa tarefa, mas nem sempre sabemos o que tem dentro daquele saquinho ou daquele tijolo retangular, a embalagem do café a vácuo.
Autor: Washington Luiz de Barros Melo
O ddesafio de produzir palha em Roraima é desafiador tendo em vista que grande parte do ano não chove e noutro período chove muito chegando a 1800 mm. Apreciaremos muito que seja divulgado.
Autores:
Oscar José Smiderle
Vicente Gianluppi
Os plásticos condutores e semicondutores estão sendo utilizados na pesquisa e desenvolvimento de dispositivos eletrônicos de baixo custo e descartável.
Autor: Paulo Sérgio de Paula Herrmann Junior
A perspectiva interdisciplinar da atividade de pesquisa da Embrapa, viabiliza a geração e difusão de conhecimentos e tecnologias para pequenos, médios e grandes agricultores, agroindústrias e para a comunidade acadêmica, de pesquisa e extensão rural, garantindo o aumento da produção e produtividade, a redução de custos de produção e a obtenção de produtos de melhor qualidade para todos os brasileiros.
Autor: Antonio Alberto Rocha Oliveira
A tecnologia para a produção de mapas de produtividade está totalmente desenvolvida, e existem vários equipamentos de mercado para a realização desta tarefa. Tais equipamentos, denominados monitores de produtividade, possuem sensores que medem os fatores de produção, como área colhida, produção e umidade do grão.
Autor: Luciano Shozo Shiratsuchi
Nos últimos dez anos, a maioria das plantações de tomate industrial têm sido irrigadas por sistemas de aspersão.Mais recentemente, tem-se observado que a fertirrigação por gotejamento subsuperficial tem favorecido a elevação das produtividades.
Autor: José Orestes Merola de Carvalho
A evolução dos satélites de sensoriamento remoto tem sido contínua. O Brasil tem sido pioneiro na utilização de dados da superfície terrestre a partir do espaço. O Estado de Roraima e os demais estados da Amazônia Legal Brasileira contam com imagens de satélites gravadas desde a década de 70.
Autores:
Maristela Ramalho Xaud
Haron Abrahim Magalhães Xaud
O PROARCO (Programa de Monitoramento, Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal), conduzido através da parceria entre INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e IBAMA tem se destacado como um projeto de relevante importância no monitoramento de recursos naturais. O projeto consiste na análise dos dados e na difusão aos órgãos parceiros, visando realização de ações integradas de prevenção e controle de incêndios florestais com a participação da sociedade civil (em brigadas comunitárias).
Autores:
Maristela Ramalho Xaud
Haron Abrahim Magalhães Xaud
Quem entra na planície de Gize dá de cara com um dos monumentos mais enigmáticos do antigo Egito, a Esfinge de Gizé. Segundo a lenda, a Esfinge desafiava a todos os viajantes dizendo: decifra-me ou te devoro! Assim, ela ameaçava aos que dela se aproximavam informando que somente aqueles capazes de decifrar seus mistérios sobreviveriam. A imagem e a mensagem da Esfinge muito se adequam a situação que vivemos hoje no Brasil no que diz respeito a transferência de tecnologia e inovação.
Autor: Marcos Luiz Leal Maia

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br