Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Sanidade animal

A pitiose, popularmente conhecida como “ferida brava” ou ferida da moda é provocada por um fungo que se desenvolve em plantas aquáticas, e que, de forma oportunista, infecta principalmente os equinos. Encontra condições muito favoráveis para seu crescimento nos ambientes quentes e úmidos, característicos do Pantanal. Os estudos mostram que a ocorrência de casos, nessa região, concentra-se no período das cheias. A atenção na inspeção dos equinos é fundamental para o sucesso do tratamento e recuperação dos animais.
Autor: Raquel Soares Juliano
O presente artigo aborda o controle das principais pragas presentes em granjas leiteiras,suas formas de controle e interferências no dia a dia dos animais, levando a prejuízos na produção leiteira.
Autor: Gulherme Augusto Vieira
A tricomonose é uma doença venérea de bovinos causada por um protozoário lagelado denominado Tritrichomonas foetus, cujo habitat é o trato genital de bovinos sendo transmitido do touro para a vaca/novilha por meio da monta ou pelo uso de sêmen contaminado.
Autor: Aiesca Oliveira Pellegrin
A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) chegou ao norte do Brasil no final dos anos 70, vinda provavelmente da Venezuela. Rapidamente a mosca se dispersou por todo o país, chegando ao Mato Grosso do Sul em 1990 e ao Pantanal em 1991.
Autor: Antonio Thadeu Medeiros de Barros
Na década de 1970 equipes que desenvolviam projetos de países em desenvolvimento reconheceram que sistemas formais de inquéritos podiam ter limitado valor quando eram abordadas comunidades rurais
Autores:
Aiesca Oliveira Pellegrin
Aldalgiza Ines Campolin
Raquel Soares Juliano
Renata Graça Pinto Tomich
Previsões para o futuro do mercado brasileiro de carne bovina, após a importante vitória contra aftosa, conseguida junto à Organização Internacional de Epzootias (OIE), em maio deste ano.
Autor: Nelson Antunes
A resistência a pesticidas encontra-se amplamente difundida entre as populações do carrapato dos bovinos, Rhipicephalus microplus, um dos mais importantes parasitas dos rebanhos bovinos no Brasil e demais regiões localizadas entre os paralelos 32º Norte e 32º Sul do globo terrestre. O carrapato dos bovinos é uma das principais pragas do gado bovino na América do Sul, Central e a Austrália, além de gerar problemas também em partes da África e da Ásia. O diagnóstico precoce da resistência é importante para permitir o uso mais adequado dos grupos químicos disponíveis para controle, minimizar a aplicação de pesticidas e reduzir a proliferação de populações resistentes aos princípios ativos mais utilizados.
Autor: Luciana Gatto Brito
Dentro de um Sistema de produção de bovinos leiteiros, o produtor necessita associar fatores como genética, nutrição e sanidade para a obtenção do potencial máximo de produtividade dentro de sua propriedade.
Autor: Flávio Barros Sant´Anna
O "mal da vaca louca" existe e não estamos livres de sermos acometidos por ele. Que as vacas brasileiras, que nada têm de “louca”, possam dizer o mesmo das autoridades e cientistas brasileiros.
Autores:
Cristiano Lôbo da Silva
João Henrique de Mello Vieira Rocha
Mesmo sendo detentor do maior rebanho leiteiro comercial do mundo, com aproximadamente 20.100.000 cabeças, o Brasil ainda produz muito menos do que a média mundial, ocupando atualmente a quarta posição no ranking, com destaque para as regiões Sul e Sudeste do país.
Autor: Anna Thais Gomes
A resistência é uma característica genética, a qual aumenta na população em função do uso de inseticidas (ou carrapaticidas). Ou seja, quanto mais o pesticida for utilizado, mais rápida e maior a seleção de moscas resistentes na população e, consequentemente, maior o nível de resistência atingido. A capacidade das moscas de tolerar concentrações incialmente letais promove uma redução gradual na eficácia dos pesticidas, até a sua completa ineficácia e ausência de controle do parasita. Esta situação já é uma realidade com relação aos carrapatos, os quais se mostram resistentes à maioria dos carrapaticidas existentes no mercado.
Autor: Antonio Thadeu Medeiros de Barros

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br