Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Meio ambiente

Comparada a outras regiões do Brasil, onde a demanda por água potável cresce rapidamente e a oferta já se encontra escassa em qualidade e quantidade, o Pantanal apresenta uma riqueza em recursos hídricos ainda bem conservada. O Pantanal, tem um volume de água, durante a inundação, de aproximadamente 2 milhões de m3, considerada uma das maiores reservas de água doce do continente americano. Anualmente, a área de inundação pode variar de 11.000 a 140.000 km2. Extensas áreas podem permanecer submersas por inundação, devido ao extravasamento dos rios ou alagamento devido às chuvas locais, por até 8 meses.
Autor: Márcia Divina de Oliveira
Nessa área impactada ocorreu redução de 50% da população bovina de 1970 para 1975. Além disso, as inundações sucessivas desencadearam profundas alterações no processo natural de sucessão vegetal. A fauna regional também está sendo afetada.
Autores:
Luiz Marques Vieira
Sérgio Galdino
A atividade agricola merece receber CREs e a substituicao de áreas improdutivas pela cultura melhora as condicoes climaticas
Autor: Eder Zanetti
É cada vez mais preocupante o modismo que está crescendo de tentar resolver a falta de peixes nos rios e reservatórios através do repovoamento, isto é, introduzindo alevinos criados em cativeiro.
Autor: Emiko Kawakami de Resende
A agricultura irrigada é a que mais desvia água da natureza para as necessidades humanas de produção de alimentos.
Autor: Vânia da Silva Nunes
A agropecuária atravessa uma fase de transição, como conseqüência dos processos de globalização da economia mundial, na qual os impactos ambientais e a ineficiência econômica terão que ser amplamente substituídos por sistemas produtivos mais sustentáveis.
Autor: Newton de Lucena Costa
A água é um dos recursos naturais fundamentais para as diferentes atividades humanas e para a vida, de uma forma geral. Estima-se que atualmente, no mundo, 1,7 milhão de pessoas sofrem com a escassez de água.
Autores:
Marta Regina Lopes Tocchetto
Lauro Charlet Pereira
Os cenários rurais precisam estar integrados entre as necessidades de moradia, alimentação e matéria-prima
Autor: Eder Zanetti
O meio ambiente sofre com o desenvolvimento que representa um fator de risco, devido às atividades humanas sem controle, os despejos de esgotos sem tratamento, vazamentos de produtos tóxicos e a disposição inadequada de resíduos sólidos que vêm causando uma degradação vertiginosa do meio ambiente e uma dilapidação do capital natural.
Autores:
Marta Regina Lopes Tocchetto
Lauro Charlet Pereira
O desconhecimento do bioma caatinga desvaloriza sua diversidade biológica e diminui seu potencial potencial econômico.
Autor: Lúcia Helena Piedade Kiill
Cercas construídas para manejo de gado em algumas regiões/ecossistemas naturais e de grande biodiversidade, tais como o Pantanal, podem causar impacto negativo sobre algumas espécies de animais silvestres, especialmente os grandes herbívoros, tais como o cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), o veado mateiro (Mazama americana), o veado campeiro (Ozotocerus bezoarticus) a ema ( Rhea americana) e a anta (Tapirus terrestris).
Autores:
José Aníbal Comastri Filho
Sandra Aparecida Santos
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – composta por 208 deputados federais e 35 senadores – encaminhou ao Congresso Nacional, em setembro de 2009, a proposta de criação do Código Ambiental Brasileiro, em substituição ao atual Código Florestal, aprovado pela Lei 4.771 de 1965, que já teve vários itens alterados e sofreu mudanças em cinco momentos nos últimos trinta anos: em 1978, 1986, 1989, 2001 e 2006. O presidente da Câmara, o deputado Michel Temer, assinou o ato de criação de uma comissão especial para unificar em um único projeto de lei todas as propostas de legislação florestal ou ambiental em tramitação na Casa, até o dia 11 de dezembro de 2009. Em vista dessas possíveis modificações ao Código, é importante para o leitor saber o estágio atual da Lei e a descrição de dois temas relevantes, muito demandados pelas pessoas ligadas ao meio rural, que são a área de preservação permanente e reserva legal.
Autor: Sebastião Pires de Moraes Neto
O Projeto Conviver Gente e Onças está lançando a coleção Guias de Convivência. São quatro publicações que abordam de forma didática e acessível o tema do conflito versus convivência entre gente e onças.
Autor: Silvio Marchini
O corredores ecológicos, conectando as diferentes áreas de conservação, tem sido apontados como uma estratégia adequada para minimizar as perdas de espécies e de variabilidade genética associadas com o isolamento das áreas protegidas.
Autor: Guilherme de Miranda Mourão
O Brasil abriga aproximadamente 22% das espécies vegetais do planeta, o que significa uma riqueza de biodiversidade inigualável.
Autores:
Carolina Ramos Costa Alvarenga
Marçal Henrique Amici Jorge
A crescente preocupação com a qualidade ambiental tem levado as indústrias brasileiras a buscarem alternativas tecnológicas mais limpas e matérias primas menos tóxicas, a fim de reduzir o impacto e a degradação ambientais. A conscientização da sociedade e a legislação ambiental têm induzido as empresas a uma relação mais sustentável com o meio ambiente.
Autores:
Marta Regina Lopes Tocchetto
Lauro Charlet Pereira
Para Roraima, de acordo com os últimos dados divulgados, pode-se inferir que as áreas desmatadas equivalem a menos de 5% do total da área florestal do Estado, representando pouco mais de 1% de toda área desmatada na Amazônia.
Autor: Maristela Ramalho Xaud
A realidade de grande parte dos rios do país é de perda de qualidade e quantidade de água, uma vez que a gestão de recursos hídricos (RH) ainda tem como base a abordagem setorial, sem respeito ao conceito de “usos múltiplos”, gerando conflitos.
Autor: Débora Fernandes Calheiros
As atividades da Embrapa-RR com Sistemas Agroflorestais contribui para mudar aos poucos a cultura do produtor rural.
Autor: Liane Marise Moreira Ferreira
Grandes quantidades de CO² tem sido liberadas para a atmosfera através de conversão de campos e florestasem regiões agrícolas ou pastagens.
Autor: Débora Marcondes Bastos Pereira Milori
Nova proposta para gestão do rio Miranda
Autor: Débora Fernandes Calheiros
O artigo tem orientações sobre a irrigação da cultura do feijoeiro para a região do Cerrado
Autores:
Sebastião Francisco Figueredo
Juscelino Antônio de Azevedo
São contagens de indivíduos de populações silvestres feitas a partir de aeronaves em vôos de baixa altitudes, geralmente de 50 a 200 m acima do solo.
Autor: Guilherme de Miranda Mourão
O perigo esta no degelo das calotas polares que vem aumentando aceleradamente. Principalmente pela elevação da temperatura da terra causa pelo efeito estufa, que por sua vez é originaria da queima de combustíveis fósseis.
Autor: Lester R. Brown
O mexilhão dourado tem causado certo pânico entre a comunidade científica e empresários, principalmente do setor elétrico.
Autor: Márcia Divina de Oliveira
A Embrapa Pantanal vem acompanhando a o fenômeno natural de deterioração da qualidade da água dos rios e lagoas marginais, denominado popularmente como “dequada”, há pelo menos 15 anos, mas com estudos mais sistemáticos a partir de 1994.
Autor: Débora Fernandes Calheiros
O equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação dos recursos naturais é um desafio que se apresenta de forma original ao desenvolvimento sustentável das áreas secas do Nordeste. O artigo revela algumas estratégias baseadas nos resultados de pesquisa da Embrapa Semi-Árido.
Autor: Clovis Guimarães Filho
O jacaré-paguá, Palesouchus palpebrosus, tem ampla distribuição geográfica no Brasil, porém é uma das espécies de crocodilianos mais desconhecida para a ciência.
Autores:
Zilca Campos
Guilherme de Miranda Mourão
Por muitos anos, os cientistas que estudaram o funcionamento da Amazônia procuraram desenvolver a teoria dos pulsos de inundação, mostrando que era o processo que comandava a riqueza e diversidade de vida nos ambientes inundáveis da região. O que faltava era a contraprova.
Autor: Emiko Kawakami de Resende
A vida dos homens e animais domésticos está condicionada aos elementos indispensáveis à subsistência. O meio ambiente em que vivem deve ter ar puro, para atender a uma das funções orgânicas básicas...
Autor: Altir A. M. Corrêa
Uma vez que em 2002, a régua de medição do nível do Rio Paraguai, em Ladário, superou a marca de 4 m, esse ano caracteriza-se como sendo de cheia no Pantanal. Com isso o atual ciclo de cheia já dura 29 anos (1974 a 2002), ou seja, é o maior de que se tem registro. Nesse ciclo ocorreram apenas dois anos de seca, 1994 e 2001.
Autor: Sérgio Galdino
Os pesticidas podem contaminar o solo, a água, a fauna e a flora, além do próprio homem. Essa situação é preocupante e também não pode ser descartada, pelas inúmeras possibilidades de contaminação e amplificação através das cadeias alimentares.
Autores:
Luiz Marques Vieira
Sérgio Galdino
O Pantanal, considerado patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988, e mais recentemente, intitulado patrimônio da humanidade ou reserva da biosfera pela Nações Unidas, vem sendo explorado segundo antigos conceitos e tradições, sendo participante regido pela mesma legislação das demais regiões brasileiras.
Autor: Luiz Marques Vieira
Investigações da Embrapa Pantanal, indicam que o mercúrio (Hg) empregado na extração de ouro de aluvião nos garimpos de Poconé, adjacentes ao Pantanal, desde o início dos anos 80, está elevando os teores desse metal nas cadeias alimentares.
Autor: Luiz Marques Vieira
O Pantanal brasileiro é a maior área continental inundável do planeta e abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Por sua importância, foi declarado pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. De todas as características do Pantanal, a que mais causa admiração a quem visita, é a abundância e riqueza de sua vida selvagem. Espécies pouco comuns em outras regiões do Brasil têm populações densas e vigorosas no Pantanal, como a capivara e o jacaré.
Autor: André Steffens Moraes
Os pesticidas, “venenos da lavoura” ou “agrotóxicos”, são compostos utilizados na agricultura para combater plantas, insetos ou fungos indesejáveis (herbicidas, inseticidas e fungicidas, respectivamente) visando garantir maior produtividade.
Autores:
Débora Fernandes Calheiros
Márcia Divina de Oliveira
Eliana F. G. Dores
Pode parecer estranho a referência sobre a necessidade de uma ética climática. Talvez seja complicado para explicar, mas não difícil de entender.
Autor: Gilberto R. Cunha
Altamente arenoso, baixa coesão entre partículas, baixa fertilidade natural e uma vegetação rala e esparsa fazem dos solos da região sudoeste gaúcha apresentarem altas taxas de erosão hídrica e eólica, deixando estes solos entre os mais suscetíveis a degradação, chegando a apresentarem peculiaridades de deserto.
Autores:
Ademir Wendling
Ancelmo Júnior Didoné
A preocupação ambiental é um tema relevante que deve envolver governo, empresas e a sociedade civil como um todo. A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental por parte das empresas privadas, públicas e demais instituições, trás diversas contribuições sociais que promovem a saúde da população, além de uma melhor utilização dos recursos.
Autores:
Fábio Galvani
Aldalgiza Ines Campolin
Rubens da Silva Pinheiro
O setor industrial, estigmatizado como um dos principais responsáveis pela grave situação ambiental do planeta e também pelas crescentes exigências legais, com relação aos resíduos gerados, tem reagido pró-ativamente, a partir da implantação de estratégias de gestão como: produção limpa, certificação ambiental, redução de resíduos tóxicos, reciclagem e reuso, principalmente.
Autores:
Marta Regina Lopes Tocchetto
Lauro Charlet Pereira
A utilização desta prática como alternativa de manejo das savanas justifica-se pelo controle de plantas invasoras e maior oferta de forragem fresca e palatável para o gado, obtida através da emissão de brotações, proporcionada, pela remoção da macega. Ainda que o emprego da queimada no Pantanal se faça de forma controlada, sua utilização merece cautela.
Autores:
Evaldo Luís Cardoso
Sandra Mara de Araújo Crispim
Se observarmos as diversas estatísticas, com relação a disposição dos resíduos sólidos, nos deparamos com uma situação alarmante, visto que 75% das cidades brasileiras dispõem seus resíduos sólidos em lixões. Esta situação trás diversos comprometimentos ao meio ambiente e à saúde da população. Podemos citar problemas como: surgimento de focos de vetores transmissores de doenças, mau cheiro, possíveis contaminação do solo e corpos d’água, além da inevitável destruição da paisagem urbana das cidades, principalmente.
Autores:
Lauro Charlet Pereira
Marta Regina Lopes Tocchetto
Os problemas ecológicos têm caráter universal, atingindo a todos, independente da sua classe social. Ainda que muitas vezes os impactos sejam sentidos com maior peso pelas classes pobres, problemas como poluição da água e do ar, rompimento da camada de ozônio e contaminação de alimentos, por exemplo, não distinguem grupos sociais.
Autores:
Lauro Charlet Pereira
Marta Regina Lopes Tocchetto
O artigo trata do sistema de plantio denominado sistema agroflorestal e seu relacionamento com a conservação do solo.
Autores:
Abadio Hermes Vieira
Marilia Locatelli
Rafael de Souza Macedo

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br