Brasil, 24 de abril de 2014.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Monitoramento e nível de controle das principais pragas da mangueira no semi-árido Nordestino

Página 3/3

4. VANTAGENS EM RELAÇÃO A SITUAÇÃO ATUAL

A realização de pulverizações com inseticidas por calendário tem sido prática rotineira entre os fruticultores, por temerem perdas na produção e, consequentemente, redução nos lucros. O moni-toramento e a determinação do nível de controle das pragas possibilitam o controle, de maneira racional e econômica, trazendo como consequência redução dos custos de produção, dos riscos de resíduos nos frutos e de intoxicação de trabalhadores, resultando em produção econômica e ambientalmente sustentável e em qualidade de vida para os produtores e trabalhadores de campo do semi-árido. Através dos conhecimentos gerados reduziu-se em pelo menos 40%, a utilização de inseticidas, minimizando a possibilidade de contaminação do agroecossistema, bem como presen-vando os inimigos naturais das pragas. Esta prática inovadora de acompanhamento racional das pragas trouxe maior segurança para o agrônomo, técnico ou produtor, na tomada de decisão em relação ao controle das pragas.

5. PÚBLICO ALVO

Produtores, Agrônomos de Empresas, Pesquisadores/Técnicos Agrícolas), estudantes de Agrono-mia do CEFET e trabalhadores de campo.

6. IMPACTOS DA TECNOLOGIA

Atualmente, no Submédio São Francisco, 33 empresas exportadoras de manga, totalizando 3.170,60 ha estão utilizando a tecnologia preconizada pela PIF para pragas e doenças. Foram capacitados no monitoramento de pragas da mangueira, produtores, técnicos, agrônomos e pes-quisadores (224), em Petrolina, PE, Teresina, PI, Ipanguaçú, RN e, estudantes universitários e do curso técnico-CEFET (88), pela realização de treinamentos teóricos e práticos. Além disso foram realizadas palestras Através dos conhecimentos gerados reduziu-se em pelo menos 40%, a utiliza-ção de inseticidas, minimizando a possibilidade de resíduos nos frutos e a contaminação do agroe-cossistema, bem como preservando os inimigos naturais das pragas.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Flávia Rabelo BarbosaEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPATSA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • doença nas mangueiras
    tenho alguns pes de mangueira no iniçio das primeiras safras eram muito bonita mas cuando ia cortar p/ saborear eram podre por dentro aime emsinaram uma maneira das minhas mangas nao apodreserem mais ai vai a dica ok. vcs pegam garrafas pet bracas edeicha uns 10 sentimetro no fundo e fasendo outros 10 centimtros cortandovertical uma tira de um cen e deche outro ate faser a volta na garrafa coloque a tampa fasa passe um arame para depindurar a 150 um metor e cincuenta do chao em cada pe de mangaantes de comesar a madureçer esmague uma manga madura tire o caldo coloque na garrafa com poucde agua amosca que coloca as larvas nas mangs vai todas p/ esta esençia . as minhas mangas nuca mas apodreseram com bicho esperimente e emsine outras pessoas
    temisto teodoreto braga - 08-11-2013 18:36h

  • como salvar minhas arvores que estão doentes?
    boa noite.preço de ajuda para salvar minha laranjeira,as folhas ainda novas e caem e ela nem isala nas aquele cheirinho gostoso de antes os frutos são poucos. e seu caule esta cheio de crosta como se fosse mofo mais bem úmido .as folhas que caem tem as pontinha amareladas e com furo.as mexeriqueiras estão morrendo também tem uns bichinhos no caule que parecem cupins por favor ajudem-mim...desde já sou grata..
    geralda - 07-11-2013 20:30h

  • Remédios p/combater doenças e pragas, de cajueiros,mangueiras, murucieiros, mangabeira, cupuaçúeiro, graviola, bacurizeiros, mamaãoeiro, limãoeiro, laranjeira; abilzeiro jaqueira, biribazeiro e abacaxí;

    Paulo Fernando Silva da Rocha - 24-06-2013 12:42h

  • mangueira secando as folhas e morrendo
    o que fazer? quando as folhas e galhos estão secando e consequentimente morre o pé.
    Ana Maria F. R. da Silva - 13-03-2013 07:37h

  • DOENÇA
    ALGUMAS PLANTAS DO MEU JARDIM ESTÃO PERDENDO FOLHAS, ELAS ESTÃO MURCHANDO. PERCEBO A PRESENÇA DE UMA MASSA PASTOSA BRANCA SOBRE AS FOLHAS E NOS TALOS! ESSAS PLANTAS ESTÃO PERDENDO SUAS VITALIDADE E CREIO QUE SE NÃO FOR FEITO ALGO ELAS MORRERÃO! EXISTE ALGUM TRATAMENTO QUE EU POSSA REALIZAR PARA SALVA-LAS? ABRAÇOS!
    FLÁVIO HENRIQUE DOS ANJOS SOUSA - 04-12-2012 23:43h

  • manga
    Eu tenho em minha chácara, uns pés de manga adem,só que as mangas crescem ,ficam bonitas,mas antes de amadurecer , elas estão estragando, e começa apodrecer do caroço para a polpa e não sei como combater esta praga. Se souberem de alguém que conseguiu combater por favor , me informe . Vou ficar muito grato a quem me enviar a formula de combater esta praga ! DEUS abençoe a quem estiver lendo este comentário. Abraço !
    Ananias Loureiro de Almeida - 12-11-2012 16:35h

  • pés de mangueiras morrendo.
    tenho vários pés de manga.de repente começaram a cair as folhas e secar o caule começando da ponta que nascem as folhas e foram morrendo.Notei que no centro de seu caule existem uns bichinhos tipo cupim, mas não tenho certeza o que eu faço.me ajudem e obrigado.
    mayke macedo - 14-08-2012 12:40h

  • praga nas mangueiras
    estou desesperada.meus pés de mangueira estão morrendo,ñ sei o q fazer. mim ajude por favor.moro no sitio thomáz em gaibú litoral de pernambuco..já morrerão vários de manga aqui neste sítio ñ sei q fazer...meu telefone p/ contato 8187446606.luziane
    luziane negromonte - 06-07-2012 15:09h

  • ajude me minha mangueira esta morrendo
    socorro,minha mangueira est morrendo,ela estava linda ,cheia de flores e maguinhas ,derrepente comecei a notar suas folhas caindo verdes e muchas e os galhos secando,não sei o que fazer estou desesperada,me ajudem por favor
    MICHELE LOPES DA SILVA - 19-06-2012 21:39h

  • Bicho no fruto da mangueira
    Tive este problema há dois anos. Por incrível que possa parecer o que me indicaram fazer deu certo até agora. Pregar vários pregos(uns 10)bem grandes, mais oumenos 10 centimetros de comprimento no tronco da mangueira.Há dois anos que os bichos se foram.
    Milton - 05-03-2012 21:43h

  • bicho na fruta da manga
    tenho 2 pes de mangas no sitio um deles os frutos se aabrem no pe e nao crescem e o outro os frutos mesmo verde contem brocas o que devo fazer para acabar com esses problemas obrigado!
    elcio - 26-02-2012 01:21h

  • Pé de manga bourbon
    O fruto da minha mangueira cresce so que ele cai antes de amadurecer , oque eu faço pra evitar isso??
    Lucas - 06-12-2011 21:52h

  • mangueira doente
    tenho um pe de manga relativamente jovem com 3 anos de boa produçao ,, ha meses observamos galhos secando folhas secando e um tipo de po branco em troncos maiores as vezes cobertos por areas um tipo de massa pastosa branca com formato de bolhas pouco levantadas .. estou preocupado pois varios profissionais consultados nao pareciam reconhecer a doença q esta diminuindo a folhagem e a produçao me mandaram serrar os galhos secos e passar soluçoes de cobre ?? ... favor se alguem possue alguma experiencia fico muito agradecido JAVIER MARCELO
    javier marcelo - 22-11-2011 15:11h

  • bicho na manga uba
    tenho varios pes de manga uba e nao se salva uma fruta, todas estao bichadas e com casca dura o que poço fazer?
    luiz claudio de lima martins - 08-02-2011 12:13h

  • bicho na mangueira
    gostaria de saber como combater o bicho que dá na manga, pois as mangas tão bonitas no pé estão todas bichadas,como combater esta praga que destroi todas as mangas
    claudio antonio vidotti - 30-01-2011 11:12h

  • doença de mangueira
    ola, minha mangrueira possui 2 anos estava carregada de frutos, e derrepente todos cairam e os galhos começaram a secar. tem chovido todos os dias, me ajudem por favor.
    NILDAR CARDOSOS JUNIOR - 08-01-2011 17:30h

  • Fim da Praga
    Boa tarde a todos, ´ Infelizmente, aqui deixamos nossas perguntas e dúvidas em busca de auxílio, porém ninguém responde... Volto novamente a este site para informar como se encontra minha mangueira atualmente. Há alguns meses relatei que a mesma encontrava-se com constante queda de sus folhas e respectivos galhos secando. Após a queda das folhas quase que em sua totalidade e que se encontravam totalmente secas (apesar de o tronco se manter normal), resolvi chamar um agrônomo para me informar o que acontecia com a mangueira. E após inúmeras negativas de profissionais (que sequer se dispunham a ir ver minha árvore para saber qual era o problema), um se interessou pelo caso e a resposta foi simples: falta de água (irrigação) aliado à existência de um fungo (mas que já estava se dissipando, pois a própria árvore tenta se defender da praga). Com isso, comecei a irrigar a árvore todos os dias. Realmente, era este o problema: a falta de água. Mal comecei a jogar água em sua raíz e a mangueira voltou a florescer como por milagre. Ele chegou a me indicar uma mistura para adubar a terra com a finalidade de fortificar a árvore, porém somente a água foi suficiente. Espero ter ajudado e peço que não desistam de suas árvore (como muitos me orientaram a fazer). Boa sorte a todos. Att., Alessandra
    Alessandra - 15-12-2010 15:01h

  • mangueira morrendo caiu todas as folhas
    A minha mangueira estava cheia de manga rosa, após cortar um galho para podar, começou a cair todas as folhas e frutos. Apareceu manchas no tronco e está toda seca os seus galhos. Tudo isto surgiu após uma semana. Por favor, o que devo fazer. ME AJUDEM!!!
    Leonor Brito da Silva - 17-10-2010 01:46h

  • mangueira secando
    Minha mangueira está secanco. Ela tambem solta um pó de pequenos furos de 1mm de Ø por 150 mm de profundidade. já tive observando que o bicho (tipo cupim), vai perfurando até atingir a seiva, acredito que ao etingi-la, por ser líquido, ela vai espulçando o "cupim" do furo, e o mesmo da início a novo furo. tem muitos pontos em que a seiva está escorrendo. aqui no rio de janeiro, só morre manga espada grande. exemplo: quintais com 5 tipos da fruto, sendo 2 tipo espada, só secam as espadas. "O BICHO TAMBEM SÓ GOSTA DE MANGA BOA" socoooorroo,que fazer??????????????????????????????
    jairo luiz - 20-09-2010 18:35h

  • Praga seca Mangueira (besouro transmissor do fungo)
    Essa Praga quando ataca a mangueira não tem cura, para prevenir o ataque passe cal na arvore da base do tronco todo até 1,50 cm de altura (pois a praga (besouro) ataca na base do tronco aonde é maior a quantidade da seiva, depois que o cal secar pinte com tinta parede cor branca (irá conseguir visualizar e monitorar o besouro) após a secagem passe óleo de carro queimado, óleo que foi utilizado e iria ser descartado)fazendo esse procedimento não permitirá que a praga (o besouro) penetre e mate a árvore (secando e caindo as folhas). Parte atingida deve ser removida e passar cobre em pó.
    Samuel - 06-09-2010 12:05h

  • Praga na mangueira, ajuda por favor!!!
    Olá, preciso de ajuda! Tenho uma mangueira centenária em meu quintal e atualemnte ela vem apresentada uma praga ocasionou forte e constante queda de suas folhas nos galhos localizados na parte inferior da árvore e a as folhas secam nas pontas e ficam com aspecto "enferrujado". O tronco encontra-se normal e sem indícios de praga. Os galhos de onde caíram as folhas, acabaram por secar. A copa da mangueira permanece com folhas normais e crescimento de folhas novas ( folhas da cor marrom-avermelhado) . Para tentar conter a incessante queda de folhas e galhos secos, acabei por podar estes galhos da parte inferior (pois estavam secos) e mantive a copa com as folhas mais saudáveis e novas. Gostaria de saber que tipo de paraga seria esta que atinge minha mangueira e qual tipo de tratamento fazer para que a mangueira volte a florescer. Ou seria a seca da mangueira e minha árvore está condenada?? Por favor, aguardo orientação, pois farei de tudo para salvar minha árvore. Obrigada desde já!!! Att., Alessandra
    Alessandra - 26-08-2010 14:00h

  • bicho da manga
    vi dizer q tem uma formula com inseticida que pedura na mangueira com melaço de cana para matar as moscas. se vcs puderem me ajudar. as mangas verde estao bichadas nem cresce direito. Em tsodas as mangueiras do sitio tem bichos. por favor me de uma soluçao. obrigada.
    fatima maria da silva - 19-11-2009 05:43h

  • como acabar com os bichos da manga adem.
    tenho um pe de manga adem, mas naõ consigo colher nem uma sem bicho, como acabar com essa praga? obrigada.
    lu - 19-11-2009 04:31h

  • BICHO NO FRUTO DA MANGUEIRA
    COMO POSSSO ACABAR COM O BICHO DENTRO DA MANGA UBÁ, POIS NÃO APROVEITEI NADA ESTE ANO.
    MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA - 18-11-2009 07:22h

  • pragas da mangueira.
    Boa tarde! tenho um pé de mangueira ( coité), e ele parece ser bem saúdavel, porem seus frutos são infestados de bicho, parece que ja nasce com bicho, pois até eu ja colhi uma manga bem verde e coloquei para amadurecer dentro de casa e mesmo assim tinha bichinho. O que devo fazer para resolver este problema? Aguardo, Atenciosamente, Silvia leite. Fortaleza - CE
    Silvia Leite - 09-11-2009 06:50h

  • bicho no fruto na manga
    como faço para acabar com bicho de goiaba e da manga.
    neiviston pereira de abreu - 24-10-2009 02:26h

  • na minha região en geral ja não aproveita mais as mangas, pois estam todas infestadas de bicho
    ha quatro anos começou uma infestação de bicho (broca) na manga en alguns lugares, hoje espandio por toda a região, e as mangas que eram bastante sadias hoje não presta mais. esse bicho esta passando a infectar outras frutas. como fazer para combater essa praga? -a um tempo a traz vi um comentario que estava desenvolvendo uma mosca em laboratorio para controlar essa praga. isso deo certo?
    evandro pereira andrade - 09-10-2009 11:46h

  • como evitar o bicho na manga
    Olá tenho um pé de mangueira, e ele parece ser bem saúdavel, porem seus frutos são infestados de bicho, parece que ja nasce com bicho, pois até eu ja colhi uma manga bem verde e coloquei para amadurecer dentro de casa e mesmo assim tinha bichinho. O que devo fazer para resolver este problema? eu não sei se a região influencia eu moro em Atibaia. Obrigado
    paula - 04-09-2009 06:54h

  • pomar
    tenho um pequeno pomar, 5.000 metros quadrados,tenho diversas fruteiras, desorganisadas, agora depois de 10 anos estou tentando organizar as coisa, meu sonho é fazer um plantio, onde a manga rosa predominasse,5 pés seria o narmal? ou suporta 10 pés? já tenho um pé com mais de 15 anos gostaria renovar tudo porque tenhos outras magueiras, espada e a tamaracar,quero renovar, gostaria que todas fosem inchertadas, é verdade que produzem mais cedo? quantos anos? e ficam baixinhas? não sei nada de fazer enxerto, podem me explicar? agradeço. obrigado e aguardo alguma resposta.
    Janneves - 08-02-2009 10:57h

  • Bicho no fruto da mangueira
    Tenho um pé de manga ubá e dentro do fruto está dando um bicho, como faço para combatê-lo. Qual inseticida devo usar e qual o procedimento? Obrigado.
    Evamir Edson Lima - 11-01-2009 11:57h

  • bicho na mangueira
    como acabo com o bicho da mangueira. obrigado
    jose donizetti - 04-01-2009 11:16h

  • bicho na mangueira
    como acabo com o bicho da mangueira. obrigado
    jose donizetti - 04-01-2009 11:16h

  • praga no fruto da mangueira
    Tenho um pé manga ( Coração de boi ) e dentro do fruto está dando bicho à uns dois anos , o que devo fazer?Qual inseticida devo usar?Qual a época e modo de aplicação? Por favor me ajude.Obrigado.
    Gustavo Pavan Agnesini - 17-08-2008 04:00h

  • praga no fruto da mangueira
    tenho um pé de mangueira coração de boi, só que quando o fruto ta prá amadurecer aparece um pequeno furo que parece vir do carroço do fruto até a casca, dai apodrece antes de amadurecer, oque posso fazer prá resolver o problema.
    airton costa - 04-08-2008 11:54h

  • comentário trabalho de monitoramento de pragas da mangueira
    Parabéns pela iniciativa de realizart prospecções de pragas da mangueira,pois não existe muita informação sobre tal assunto aqui no Brazil. O produtor agradece as informações que são de extrema valia para orienta-los quanto ao combate de pragas da mangueira.
    Leonardo Dantas da silva - 19-04-2004 11:30h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS
    Manejo racional dos agroquímicos poderá evitar ou retardar o surgimento de pragas secundárias nos po-mares de coco
    Trichoderma spp - microrganismo utilizado no controle de fitopatógenos
    Reação de genótipos de mamoeiro à inoculação com Phytophthora palmivora
    Cercosporiose em Milho
    Fungos micorrízicos arbusculares em pomares irrigados de citros
    A cultura da banana e a doença Sigatoka Negra
    MIP Sementes com Terra de Diatomáceas
    Limite máximo de resíduo de fungicidas em mamão
    Controle de pragas poderá ser feito com inibidores de enzimas digestivas
    Resistência de melancia ao pulgão Aphis gossypii
    Principais Doenças e Pragas do Feijão-de-Corda
    Sigatoka negra: situação atual em Roraima
    Manejo Integrado de Doenças de Plantas
    Cobertura Verde na Lavoura Cafeeira
    Cobertura Morta na Lavoura de Café
    Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura da soja nos cerrados de Roraima
    Principais pragas e seus inimigos naturais na cultura do feijão caupi nos cerrados de Roraima
    Manejo integrado de pragas de grãos armazenados: identificação e controle
    Manejo de pragas agrícolas com fungos entomopatogênicos
    Pragas do cafeeiro em Rondônia
    Indução de resistência para o controle de doenças do mamoeiro
    O nematóide das galhas: o inimigo oculto da lavoura cafeeira rondoniense.

    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br