Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul

17-12-2001

No Brasil a grande maioria dos solos está sofrendo algum tipo de degradação. Ações como, cultivos intensos e contínuos, queimadas indiscriminadas, desmatamentos, urbanização sem planejamento, áreas de terra desnudas e abandonadas estão livres para os agentes naturais como o vento e a água, e assim, favorecendo a degradação desses solos.

A degradação dos solos com alto teor de areia processa-se de maneira muito mais rápida. O chamado processo de arenização, ou seja, a transformação de um solo muito arenoso com uma cobertura vegetal fraca, em uma área com areia sem nenhuma ou quase nenhuma cobertura vegetal (fig 1.), pode ocorrer em poucos anos, dependendo da intensidade com que manejos inadequados de agricultura ou pecuária são conduzidos sobre estas áreas. Na região da campanha gaúcha esse processo se acentua devido os solos da região serem altamente arenosos, ter baixa coesão entre partículas, baixa fertilidade natural e uma vegetação rala e esparsa fazendo a região sudoeste gaúcha apresentar solos com altas taxas de erosão hídrica e eólica, deixando estes entre os mais suscetíveis a degradação, chegando a apresentar peculiaridade de deserto com vastas áreas com quase nenhuma vegetação.

Embora algumas destas áreas sejam conhecidas há muito tempo, e sem interferência conhecida, a maioria delas sofreu intensa atividade humana com manejos inadequados que propiciaram uma degradação severa em áreas ainda sem processo de arenização, com isso os areais se expandiram e atingiram grandes extensões.

A área de ocorrência de areais tem como substrato o arenito da Formação Botucatu. Sobre esta formação assentam-se depósitos arenosos não consolidados, originários de deposição hídrica e eólica. São nestes depósitos que vão se originar os areais.

A região de ocorrência dos solos que apresentam areais está localizada no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir do meridiano de 54º em direção oeste até a fronteira com a Argentina e Uruguai. A degradação do solo nesta região se manifesta com vastas áreas apresentando a forma de areais. Estes areais ocupam uma larga faixa onde localizam-se os municípios de Alegrete, Cacequi, Itaquí, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Unistalda.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Ademir WendlingEnvie um email!
Estudante - UFSM

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • vlw
    Muito bom o artigo, bem esclarecedor, obrigado por ajudar no meu trabalho!!
    crizinha - 19-10-2011 23:39h

  • ARENIZAÇÃO
    MUITO LEGAL
    MAURICIO - 01-12-2010 20:03h

  • desrtificacao
    o homem e a principal arma de desertificaçao devido explorou de uma maneira irracional aquilo que a natureza nos deu
    idrissa djalo - 16-04-2010 12:30h

  • Parabéns
    Desconsiderar o comentário abaixo. Adorei, vocês entraram pras minhas referências bibliográficas.
    Aline - 15-03-2010 21:10h

  • arenização
    Olha, vo manda a real pra voceis se querem que esse site se expanda e cresa voces tem que focar no objetivo e deixar de lado um pouco dessas teses deveria ser uma coisa mais informal para que o leitor consiga entender. pois eu nao entendi bulhufas di nada isso parece site de puro virus. lento e quando abri eu virus anunciando.
    rebeca - 03-11-2009 06:43h

  • arenizaçao
    arenizacao do Rio é muito ruim....................
    jabirone - 29-10-2009 01:35h

  • arenizaçao
    eh muito legal saber mais sobre arenizaçoes e etc
    andressa - 20-10-2009 21:16h

  • Arenização
    Bom minha professora de geografia adorouuu.... passo um trablho que eu odiei.... Mas não se esqueça eu amo geografiaaaaaaaa haahahhahaha
    Rafinha - 29-09-2009 10:57h

  • Processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul
    Sou aluna do colégio Agricola de veranopolis-RS. Mau profgessor de Manejo de Solo se irritou com a turma que só bagunsava e mandou que a turma toda fizesse uma pesquisa sobre a desertificação no Rio Grande do Sul-região de Alegrete. Eu procurei muito até achar esse site. Gostei do conteudo, sou grata ao grupo desse site. Obrigada!
    Taís Rui Dal Magro - 23-09-2009 15:37h

  • desertificação
    legalllllllllll
    vinicius - 04-09-2009 12:13h

  • DESERTIFICAÇÃO.
    A DESERTIFICAÇÃO DEVE SER TRATADA COMO UM ASSUNTO DE SUMA IMPORTANCIA NÃO SÓ PRA NÓS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA MAS PRA TODOS AQUELES QUE AMAM E PRESERVAM A NATUREZA.
    LEONORA FERREIRA MENDES - 25-08-2009 11:20h

  • desertificaçao
    na minha opiniao essa primeira opiniao n teve nd a ver com q eu estou precurando, em relaçao ao assunto de desertificaçao , procurei e pesquisei e isso q essa fernanda descreveu n tem nd a ver ou seja ela descreveu uma coisa sem ter pesquisado
    Aline - 31-05-2009 06:12h

  • desertificação e orenização
    como eu acho isso tenho uma prova e esta muito dificio por favor me ajude.
    marcellycristinaoliveiradaconceição - 13-04-2009 09:10h

  • desertificação X arenização
    Qual a diferença entre as duas palavras desertificação e arenização, aqui tem o sentido de desertificação, e agora preciso saber o que constitui arenização, ou melhor o significado até então não entendi qual a diferença para mim estas palavra deve ser o sinonimo da outra? Entao quero saber como é formado a arenização, aqui onde eu moro grande parte das terra é arenosa e só presta para plantioi de pasto a agricultura (lavoura branca) só dar uma vez e no ano seguite precisa ser feito outro desmatamento. Aguardo resposta, abraço
    carlos dagoberto sidon - 01-12-2008 09:06h

  • geografia
    amei isso conseguir fazer minha pesquisa direitinho bzo
    jessica rocha gomes - 20-05-2008 10:10h

  • trabalho
    oien. estou fazendo um trabalho de desertificção e presiso de ajuda. Obrigado pela ajuda. tchau!!
    Nica - 26-04-2008 02:55h

  • imagens
    Estou fazendo um trabalho em meu colégio cujo tema é o processo de arenização do Rio Grande do Sul. Achei que o site trabalhou muito bem a idéia e me ajudou bastante. Mas faltaram algumas imagens... Se tiverem como me mandar por e-mail algumas imagens, agradeço. E se tiver mais alguma informação interessante seria bom. Yasmin.
    Yasmin - 18-03-2008 04:40h

  • deserto atualização
    gostaria de receber no meu imail a atualização sobre atualização das ações para solucionar este problema ambiental, quais as dificuldades, souções já tentadas, o tamanho da área etc.
    Gabriel Nesello - 03-07-2007 04:41h

  • Desertificação X Arenização
    Muitas pessoas tratam o tema arenização como sinônimo de desertificação. São duas coisas diferentes,a desertificação é caracterizada pela ausência de umidade no ar,o que não é o caso da região do RS,portanto vamos prestar atenção nos termos utilizados em alguns textos.
    Michel Soares - 15-06-2007 18:54h

  • DESERTIFICAÇAO
    NA MINHA OPINIAO OS DESERTOS SAO CAUSADOS POR CAUSA DOS MAUS CUIDADOS DO HOMEM COM A NOSSA TERRA ENTAO SE TODOS CUIDASSEM UM POUQUINHO NAO HAVERIA TANTOS DESERTOS ASSIM BASTA COMESARMOS POR NOS MESMOS.
    FERNANDA - 11-04-2007 04:03h

  • Arenização
    É importante destacar a diferenciação conceitual entre desertificação e arenização, tal fato, permite orientar melhor estretégias de manejo no ambiente tentando reverter ou conter os avanços do processo de arenização no sudoeste do RS.
    Roberto - 15-10-2006 11:35h

  • desertificação
    Somos vizinhas do deserto, moramos numA CIDADE PRÓXIMA E FICAMOS TRISTE DE ACONTECER ISSO!
    Arlete e Robrta - 03-07-2006 20:44h

  • desertos de alegrete
    achamos importate, pois nois estamos fazendo uma pesquisa sobre isso da escola"SATC" de criciúma
    jessica, karol - 07-04-2006 06:37h

  • imformacoes
    nasci em alegrete,mas atualmente moro em balneario camboriu(s.c)estou estudando no colegio agricola ,estou fazendo o curso tecnico em meio ambiente,e estamos setudando muitas coisas sobre a desertificacao queria que voces me mandassem imformacoes muito obrigado.
    carmem toledo - 14-10-2004 16:13h

  • Degradação pela lotação animal do campo.
    Estive nesta região para conhecer os "desertos do Alegrete" e acredito que as pastagens de gramineas naturais nesta região não suportam uma lotação animal como a existente hoje. Portanto, acho que não seria ideal colocar uma cobertura florestal onde originalmente é campo, é necessário definir a lotação ideal e manejar a fertilidade dos campos para que estas gramíneas possam manter uma cobertura vegetal sobre o solo.
    Hugo Markus - 22-01-2004 07:34h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br