Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Pastagem Ecológica e serviços ambientais da pecuária sustentável

Página 4/6

RECUPERAÇÃO NATURAL DE PASTAGENS DEGRADADAS

Esta recuperação ocorre graças principalmente ao manejo favorável (repousos suficientemente longos e ocupação por curtos períodos) proporcionado pelo "Manejo de Pastagem Ecológica", que inclui também a diversificação das forrageiras (biodiversidade) e a arborização em nível adequado. O resultado é um solo com três camadas de proteção: o dossel formado pelas árvores e forrageiras, os restos vegetais ou serrapilheira e a malha de raízes. Isto aumenta a capacidade de absorver e reter água das chuvas (maior teor de M.O. no solo e efeito quebra-ventos), diminuindo a amplitude térmica e prolongando o ciclo hidrológico.

AUMENTO DA BIODIVERSIDADE DA PASTAGEM

A Pastagem Ecológica já prevê uma diversificação das forrageiras, esta diversificação é ainda favorecida pelo pastoreio intensivo. No pastoreio intensivo e racional (Voisin), o gado deixa o seu hábito natural de "pastejo seletivo", e adquire o hábito de "pastejo voraz". Se com o pastejo seletivo ocorre uma redução de espécies e o favorecimento das espécies mais rústicas (menos palatáveis e pouco produtivas), com o pastejo voraz, o gado consome todas as espécies (das mais às menos palatáveis), favorecendo a biodiversidade e as forrageiras mais vigorosas e produtivas. A biodiversidade é também favorecida pela introdução de arbóreas de diversas espécies, de preferência nativas e leguminosas, num esquema rumo a sistemas silvipastoris, muito desejáveis em regiões tropicais.

MELLHORIA DAS CONDIÇÕES DE FERTILIDADE E PERMEABILIDADE DO SOLO

A deposição concentrada de dejetos, além da fertilização direta, aumenta o nível de matéria orgânica e estimula o desenvolvimento da biocenose do solo, que por sua vez promove disponibilização de nutrientes antes indisponíveis. O desenvolvimento de meso organismos como as minhocas e besouros, contribui ainda mais para melhorar a estrutura do solo, além do efeito das raízes biodiversas, tornando-o mais permeável e com maior capacidade de absorção e retenção de água.

REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE RESÍDUOS

Com a Pastagem Ecológica, ocorre um fortalecimento natural do trinômio Solo-Pastagem-Gado, onde cada elemento tem um efeito positivo sobre os outros dois. O resultado é solo mais fértil, pastagem mais vigorosa e animais bem nutridos e sadios. Isto resulta em economia de insumos (fertilizantes, defensivos, medicamentos e suplementos) com reflexo na economia e na diminuição do nível de resíduos nos produtos e no solo.

CONTROLE NATURAL DE PRAGAS, DO PASTO E DO GADO

O sistema de rodízio das pastagens tem também um efeito na desinfestação da pastagem e do gado. Como o ciclo de vida dos parasitos (internos e externos) são geralmente menores que o período de repouso do pasto, as formas jovens das "pragas", tendem a morrer antes de conseguir re-infestar o gado. Com isto quebra-se o ciclo de desenvolvimento das pragas, conseguindo sua redução sem o uso de remédios e defensivos. Menos remédios e defensivos significa além de economia, também a redução de resíduos poluentes.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 próxima Topo da página


Jurandir MeladoEnvie um email!
Engenheiro Agrônomo - Consultor

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • sementes
    cais sementes sao mas recomendadas para este inverno
    rafa - 25-05-2010 10:42h

  • Parceria
    Oi! Eu sou de Rondonia e Gostaria de emplantar o sistema na propriedade da minha familha nos somos agropecuariasta, no momento o estado de Rondonia esta engatinhado em relaçao as suas ideis. Eu passo por um grande problema que a visao do meu pai, e de outros muitos que nao tem a visao q nos temos! Estou baixando o seu artigo e vou para estudalo melhor. Meu barabens!
    Douglas W. Berton - 23-06-2009 16:18h

  • quero testar.
    Já lí os seus livros. Confesso que foi uma transformação no meu jeito de pensar. Terminei a dois anos atrás um curso de técnico em pecuária. Ainda não consegui comprar minha rocinha. Mas quando conseguir, te garanto. Vou implantar. Sem desmatar. Até lá. Um abraço.
    antonio nunes - 29-09-2008 14:34h

  • pastoreio racional
    com esse modo de produçao temos tudo a ganhar pelo fato de ser ecologico nao afetando o meio ambiente e tambem cuida do bem estar animal da vida do solo e do humano.com isso vamos ter mais diversidade no agroecossistema e mais vida.
    wiliam de paula silva - 05-04-2008 12:32h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br