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Educação e desenvolvimento sustentável

07-12-2005

:. Do mesmo autor
Educação Rural: um debate necessário

A dimensão educativa do desenvolvimento rural

Programa de gestão ambiental da Embrapa Pantanal

Produção de leite em assentamentos do município de Corumbá-MS

A Interação Ser Humano-Natureza

A Embrapa Pantanal, comprometida com o desenvolvimento sustentável da Região, tem priorizado em suas pesquisas a conservação do ambiente, entendida como processo educativo. Num mundo assombrado pelas ameaças à vida humana, em suas diferentes formas, o grande desafio da educação é resgatar os valores que reforcem o vínculo entre o homem, a sociedade e o ambiente. Nesta perspectiva, a reflexão teórica se configura como a principal estratégia do educador envolvido com a vida em todas as suas manifestações.

Os pressupostos que fundamentam uma educação para a sociedade sustentável devem ser suficientemente consistentes, de forma a desenvolver nos educandos a capacidade de pensar criticamente o homem e suas relações com a natureza. No entanto, se a educação tem por objetivo promover a continuidade da vida, porque o espectro da morte persegue a humanidade tão insistentemente? Porque a fome, a doença e a degradação moral se propagam na sociedade? Porque se poluem os rios, as cidades e os campos? Porque a flora e a fauna são agredidas com vigor cada dia maior?

A construção de uma sociedade sustentável envolve a promoção de uma educação que estimule a transformação ética e política dos indivíduos, bem como das instituições, promovendo mudanças que percorram o cotidiano individual e coletivo. A história comprova que é possível harmonizar a convivência dos homens entre si e com a natureza, pois durante milhares de anos os sistemas naturais e os sistemas humanos conviveram de forma sustentável.

Com a modernidade, no entanto, a crise ecológica se acirra e a continuidade da vida é ameaçada pela incapacidade de se pensar conjuntamente a espécie humana e a natureza que passa a ser entendida como um objeto inerte e passivo, separado do ser humano. A confiança humana na razão, aliada à política mercantilista, transforma a natureza em matéria morta, objeto da cobiça, fonte de enriquecimento rápido. Pode-se dizer então que a natureza se desumaniza e o homem se desnaturaliza, num processo em que o homem passa a ser considerado como o centro do universo e todas as demais coisas estão à disposição dele. Não existe mais interação e sim dominação do sujeito humano sobre o objeto natureza.

Esse mito do homem enquanto sujeito de todos os direitos e da natureza objeto de toda exploração deve ser superado pela educação que se quer transformadora. Para tal, há que se reforçar o vínculo entre cultura, linguagem e consciência, considerando, principalmente, que o poder também se expressa na linguagem. E a linguagem é a alavanca do processo educativo. Há que se cuidar, portanto, para que a palavra seja o reflexo de consciência crítica e comunicação dialógica dos homens entre si e com a natureza. Aqui, é imprescindível a ação dos educadores, no sentido de que a ação educativa contribua para a construção de valores éticos a partir da consciência de que as perspectivas de um futuro feliz se fragilizam, concretamente, na manutenção do dualismo existente entre ambiente e sociedade.

Neste cenário, o grande desafio da educação é mediar um novo projeto de sociedade, no qual os aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais sejam criticamente revistos. Isso implica levar os educandos a uma compreensão de que sua realidade imediata sofre os reflexos da realidade social, ao mesmo tempo em que as ações individuais vão se somar às ações de outros homens e compor o tecido social. Essa relação dialética entre o individual e o coletivo vai dar movimento à realidade, concretizando um mundo mais justo e sustentável aos humanos e a outras entidades não humanas, mas sem as quais não haveria o mundo tal qual o conhecemos.

Aldalgiza Ines CampolinEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

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  • comentário artigo
    Gostei muito do que lí. Tenho lido bastante artigos bons sobre agroecologia, educação e desenvolvimento sustentável, porém este foi o que mais me identifiquei. Mandei um email para Adalgiza agradecendo e este é para todos vcs que foram felizes por desenvolver este site e ter a coragem para escrever artigos maravilhosos como este. Abraços.
    Gilsa Amélia Leite - 24-01-2009 17:48h

  • educação ambiental
    boa tarde, estou desenvolvendo um projeto de educação ambiental sustentavél gostaria de receber alguma informação que contribua para o projeto ,se possivél
    miguel vieira - 31-08-2007 04:43h

  • Artigo sobre Educação
    Prezada, Estou concluindo um curso de pós- graduação em desenvolvimento rural sustentável,e a minha pesquisa é direcionada aos impactos causados pela educação não formal nos assentamentos de reforma agrária do território litoral sul da Bahia, e fiquei bastante impressionada com esse artigo, que trata a educação como uma forte estratégia para o desenvolvimento sustentável do campo. Eu concordo completamente com o seu ponto de vista. Por outro lado faço parte de um projeto O FASAMA, q visa fomentar a agroecologia nos assentamentos da Mata Atlântica, e estamos pensando em realizar um evento com os educadores(as) dos assentamentos, sobre a importância de se trabalhar a educação com base na agroecologia, em função disso gostaria de saber a sua disponibilidade para a realização de palestras, no mês de setembro, veja a sua agenda, custos. Nós estamos situados no sul da Bahia na cidade de Ilhéus na Terra do Jorge Amado. Caso se interesse, por gentileza estabeleça contato. Abraços... Rita Maria de souza Coordenadora Pedagógica-FASAMA
    Rita Maria de Souza - 25-07-2006 22:01h

  • PEDIDO
    como posso ver o seu trabalho na integra?
    LUCIANA RODRIGUES RAMOS - 20-01-2006 17:00h

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