Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Você sabe comprar sementes para pastagens?

28-09-2005

A pergunta do título, propositalmente provocativa, tem o objetivo de chamar a atenção para os riscos econômicos e operacionais que o pecuarista pode correr no simples ato de adquirir sementes para sua pastagem. O número de variáveis que precisam ser consideradas é grande - germinação, pureza física, pureza varietal, presença de sementes de ervas daninhas, vigor das sementes, critérios econômicos para a compra, idoneidade da empresa produtora - o que ressalta a importância da informação como arma para evitar prejuízos e contratempos.

A utilização de sementes de baixa qualidade é causa comum de fracassos na formação de pastagens. Apesar de representar um valor relativamente baixo no custo total da formação, muitos pecuaristas ainda hesitam em exigir qualidade e utilizam, como critério da compra, o "preço por quilograma de sementes". E quais são os riscos embutidos nisso? O pasto é mal formado, com plantas daninhas e outras espécies e/ou cultivares de forrageiras presentes, o manejo do pasto é dificultado, baixa persistência das plantas... Tudo isso é conseqüência da má formação da área.

Os cinco itens a seguir procuram sintetizar os principais aspectos a serem considerados:

1) Valor Cultural (VC): após tantos anos do estabelecimento do índice de Valor Cultural (VC) como base para a comercialização de sementes de forrageiras, ainda existem inúmeros pecuaristas que não o utilizam adequadamente como critério para a aquisição de sementes.

O VC é o fator que considera duas das principais características de qualidade das sementes: a percentagem da pureza física do lote (P) e a germinação (G), e determina a quantidade de sementes recomendada por área para a semeadura. Como o VC é o resultado da composição dos dois fatores (P x G/100), ele pode ter o mesmo valor, considerando percentagens diferentes de P e G. Por exemplo, o lote que apresenta P=40% e G=60% tem o mesmo valor de VC=24 que o lote que apresenta P=30 e G=80!!

Vale lembrar que os lotes podem diferir entre si quanto ao VC, por isso a taxa de semeadura adequada deve ser ajustada para cada caso. O gasto de sementes recomendado por área de um lote de sementes com VC=34 é MENOR do que o gasto recomendado para o lote com VC=24 (ou seja, quanto MAIOR o VC, MENOR a quantidade de sementes - em quilos - necessária para se formar uma área).

A legislação atual de sementes estabelece o padrão mínimo para comercialização de todas as espécies, em termos de pureza (P%) e germinação (G%), mas não estabelece o padrão para VC (apesar de este ser a composição dos dois fatores acima). Assim, temos que, no caso da Brachiaria brizantha, como exemplo, o mínimo estabelecido por lei é de P=40 e G=60%.

A germinação da grande maioria das espécies comercializadas nos dias de hoje tem sido bastante satisfatória e alta (resultado inclusive dos métodos de colheita praticados). No caso da mesma Brachiaria, as percentagens de germinação dificilmente são menores que 80%. Isso significa que, com a germinação de 80%, por exemplo, esta Brachiaria brizantha - brachiarão (hoje a espécie mais comercializada no Brasil) teria que ter como índice de VC, valores de no mínimo 32, já que o mínimo estabelecido por lei para pureza é de 40% (P=40 x G=80 /100 = VC 32). Fique atento!

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Renata W. Maschietto BatistaEnvie um email!
Engenheira Agrônoma, MSc - JC Maschietto

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • sementes
    como obter melhores informaçao sobre sementes que se adapta na regiao bahia beira de rio e caatinga virgem
    egnaldo - 20-12-2008 20:24h

  • Noticias periodicas de voces
    Prezada Renata, Existe a possibilidade de reçeber no meu e-mail noticias de produtos de sua firma? Caso possivel,ficaria grato Herbert
    Herbert H.Hansen - 28-09-2006 08:44h

  • Noticias periodicas de voces
    Prezada Renata, Existe a possibilidade de reçeber no meu e-mail noticias de produtos de sua firma? Caso possivel,ficaria grato Herbert
    Herbert H.Hansen - 28-09-2006 08:43h

  • Sementes
    Foi de grande importância ter lido seu artigo, pois apesar de Eng. Agrônomo, tenho certeza que por falta de informação e conhecimento na área, adquiri sementes bem fora do critério desejado. Da proxima vez, antes da compra, vou ler todos seus artigos. São Félix do Xingu/PA 11/05/2006
    Paulo Canuto - 11-05-2006 19:16h

  • artigo
    Parabens pelo artigo, pois também acredito que somente com boa informação é que o consumidor vai começar a adquir sementes de melhor qualidade, e as empresas produtoras á fornecer cada vez sementes mais puras e com isso, evitar o comércio de " Sementes Pirata" Parabens, continue....
    Angelo Francisco Botaro - 07-03-2006 11:48h

  • Sementes
    Excelente argumentação! Em um setor como de sementes para pastagens, tão corrompido por empresas pouco idôneas (ou, no popular, "picaretas"), é importante que o pecuarista conscientize-se na hora de comprar e formar suas pastagens. Parabéns à autora!
    Carlos Nader - 13-01-2006 16:33h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br