Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A expansão da cultura da mandioca em Roraima

12-08-2005

:. Do mesmo autor
Mandioca: a raiz do Brasil

A cultura da mandioca ocupa aproximadamente 5.000 ha em Roraima, com uma produtividade média de 13.000 kg/ha de raízes IBGE (2003). A produção é em grande parte direcionada ao fábrico da farinha, de ampla aceitação local, com predominância da farinha d’água, de textura grossa. consumo estimado per capita de farinha é de mais de 50 kg/habitante/ano-. Predomina no cultivo da mandioca o sistema da broca-derruba-queima em região de floresta, que perfaz aproximadamente 83% da área do Estado, e onde se encontra a maioria dos assentamentos de produtores rurais. A crescente ocupação produtiva dos cerrados de Roraima, com grãos e outros cultivos, levará em breve à expansão do cultivo da mandioca também para este ecossistema.

A Embrapa Roraima é parceira no projeto de desenvolvimento da mandiocultura, que ora se desenvolve no município do Cantá, coordenado pelo Sebrae Roraima com metodologia de gerenciamento por resultados e está sendo desenvolvido junto a produtores da Cooperfar (Cooperativa de Produtores Familiares) contando com suporte financeiro do Banco da Amazônia.

Como arranjo produtivo local, há o envolvimento de diversos órgãos: Sebrae, Cooperfar, Basa, Embrapa, Prefeitura do Cantá, Universidade Federal de Roraima, Fundação Estadual de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia (Femact), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seaab), Delegacia Federal de Agricultura, Ibama, Seplan entre outros. As ações são discutidas pelos vários parceiros do projeto e tem posterior acompanhamento constante dos mesmos. No momento 16 produtores estão com 5 ha de área destocados e recebendo infraestrutura de irrigação e pequena mecanização, sendo 4 ha para mandioca e 1 ha para fruticultura irrigada.

A Prefeitura do Cantá e a Cooperfar estão disponibilizando ao projeto uma área de aproximadamente 6 ha, a 5 km da sede do município (na estrada para a Serra Grande), para servir como demonstração de tecnologias aos produtores.

A Embrapa Roraima, a UFRR e a Seaab estão montando nesta área plantios de diversas variedades de mandioca, com diferentes adubações, espaçamentos e consórcios, para que os produtores analisem qual o mais adequado à sua adoção. É intenção para os próximos anos ampliar as espécies plantadas para despertar os potenciais da região.

Algumas experiências também serão realizadas em algumas propriedades dos agricultores. Na Casa do Produtor no município do Cantá está-se instalando uma câmara de propagação de mudas de mandioca, com vistas a aumentar a oferta de manivas de mandioca dos melhores materiais.

O projeto tem duração prevista de três anos e sua força está na participação de todos os órgãos envolvidos junto com os produtores, com o contínuo acompanhamento dos acertos e dificuldades, e realinhamento de rumos para que os cooperados passem a ser pequenos empresários rurais, com mais cidadania e qualidade de vida para si e seus familiares.

Dalton Roberto SchwengberEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • cultura da mandioca
    Gostaria de saber todos os nomes comuns da mandio.
    Flávio - 01-04-2006 16:45h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br