Brasil, 17 de abril de 2014.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
As toxinas nos alimentos

01-06-2005

Os fungos são elementos microbianos encontrados em todos os lugares, seja na água, no ar ou no solo. Existem milhares de espécies de fungos, e dentre estes milhares algumas espécies atacam ou apenas sobrevivem em produtos agrícolas. Alguns destes fungos possuem a capacidade de produzir toxinas, chamadas de micotoxinas.

Existem micotoxinas que são benéficas para o homem, como é o caso da penicilina, mas com efeitos tóxicos apenas para a bactéria que lhe é sensível. Nos cultivos agrícolas, há pelo menos 100 fungos que são encontrados no próprio campo de produção ou em produtos alimentares armazenados, e que são capazes de produzir micotoxinas, sendo que 20 tipos de fungos são causadores de doenças em animais, que podem levar a problemas de saúde e até mesmo à morte .

Visto que os fungos produtores de micotoxinas estão presentes quase que em todos os lugares, então eles são capazes de germinar, crescer e de produzir toxinas em uma grande variedade de produtos agrícolas. Para que isto aconteça, devem haver condições favoráveis de umidade, temperatura e aeração para que o fungo cresça e haja a produção da toxina.

Geralmente as micotoxinas estão associadas a grãos armazenados e rações para alimentação animal, especialmente milho com alto teor de umidade, em silagem, semente de algodão, amendoim e soja. Como estes alimentos constituem matéria-prima para a alimentação animal, há uma grande preocupação com as doenças ocasionadas por micotoxinas entre os criadores de gado de forma intensiva, gado leiteiro, suínos e aves.

Algumas amêndoas, como no caso da castanha-do-brasil, também são bastante suscetíveis ao ataque de fungos, devido às condições de produção na floresta, transporte, e armazenamento em condições deficientes, com grande chance de produção de micotoxina.

As micotoxinas mais conhecidas são as aflatoxinas, produzidas principalmente pelo fungo Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. As aflatoxinas podem ser encontradas em milho, amendoim, caroço de algodão, outros grãos e algumas espécies de nozes, entre elas a castanha-do-brasil. Também são conhecidas as fumonisinas e zearalenona em milho, ocratoxinas em café, temperos, soja e amendoim, entre outras.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Valéria Saldanha BezerraEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • toxinas
    muito bem elaborada sua explicação foi de muita boa valida para minha vida vida obriagado amigo
    Giclessio - 18-09-2010 10:23h

  • Tóxinas nos alimentos
    "Obrigado por essas imformações tão importantes para o aprimoramento de nossos conhecimentos... gostei d+ dessas dicas!!!!!!!
    GESIEL DENIS DA FONSECA - 27-07-2007 06:56h

  • Re: artrites
    Prezada Clarisse, Infelizmente não posso ajudá-la, pois minha competência é na área bioquímica e físico-química de alimentos e não de nutrição humana. Seria mais interessante procurar ajuda de um profissional da área. Obrigada!
    Valéria Saldanha Bezerra - 28-06-2007 09:33h

  • artrites
    Eu tenho 44 anos e sofro de artrites, sei que a artrite é causada pelas toxinas no organismo que se enfiltra na corrente saguinia e se aloja nos ligamentos causando a artrite. pergunto, que tipo de alimentos devo eu evitar de comer,tendo em vista que eu sinto mais dores nas juntas dependendo do alimento que como
    clarice - 17-06-2007 07:41h

  • Toxinas nos alimentos
    Gostei muito .O artigo abrangiu de forma simples e clara. Gostaria de saber mais sobre como identificar, quantificar o crescimento fúngico em alimentos para animais (cães) .Fotos e metodos de identificação dos fungos de maior incidência. Existe associação da incidência de tumores, ocasoionados por injestão de ração contaminda por fungos? Desde já agradeço atenciosamente júlio Cezar
    Júlio Cezar Caldas Nery - 19-04-2007 08:53h

  • toxinas
    gostei muito do assunto muito interessante
    milena - 09-10-2006 19:16h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS
    Inovação tecnológica frente aos desafios do agronegócio
    Modelos de simulação e matéria orgânica do solo: definindo agrossistemas sustentáveis para o meio-norte do Brasil
    Produção de composto orgânico
    Consorciação de Cultivos na Lavoura Cafeeira
    A cor do Mel
    Biodiesel - uma reflexão tecnológica.
    Pequenas barragens de terra na bacia do rio Preto
    Consorciação de culturas com o abacaxizeiro - Instalação da Cultura – Consorciação e Tratos Culturais – Controle de mato
    Tomate cereja: mais cor e sabor à mesa
    Agrotóxicos e a qualidade dos recursos hídricos: uma preocupação da Embrapa Agropecuária Oeste
    Adubação foliar com nutrientes na cultura da soja
    Amigo oculto do agricultor

    Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br