Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A organização dos pequenos produtores rurais: um caminho para o Desenvolvimento Sustentável e passaporte para o sucesso da Agricultura Familiar na Amazônia brasileira

11/05/2005

Mesmo sem compactuar com o jargão popular que se ouve dizer no meio rural, de que “produzir é fácil, comercializar bem a produção é que é difícil”, pois, produzir alimentos básicos, nas condições sócio-econômicas vigentes no Brasil, não é tarefa simples, além de ser a produção agrícola, atividade econômica fundamental, sem a qual no campo não há desenvolvimento, não há emprego, não há renda, não há justiça social, há que se considerar que, no regime capitalista, vender bem a produção é etapa crucial, peça-chave, o elo mais importante das cadeias produtivas do negócio agrícola brasileiro. E para concretizar satisfatoriamente esta etapa, nada melhor do que a organização dos produtores rurais, para aumentar o poder de barganha, a escala da produção, a diversificação e a estabilização das culturas, viabilizar a agregação de valores aos produtos agrícolas através do beneficiamento, da agroindústria, ampliar a dimensão do mercado, a capitalização, e, com isso, incrementar as chances de melhores ganhos, de maneira mais lucrativa e sustentável, nas atividades produtivas dos pequenos agricultores, dos pequenos produtores rurais, espalhados por todo este imenso Brasil afora.

Mas a realidade da organização popular no campo, no Brasil, seja por falta de educação cooperativista, pelo conservadorismo estabelecido no meio rural, ou pela tradição e conveniência do regime político implantado entre nós, que estimula e dissemina a cultura do individualismo, ainda está muito longe de alcançar os ideais dos tecelões de Rochdale, na Inglaterra, que há mais de um século e meio atrás – em 1844 - já percebiam a necessidade de se organizarem para superar as limitações e as injustiças da exploração a que eram submetidos no início da Revolução Industrial. Se a realidade da organização popular no meio rural do nosso país como um todo, é ainda tão rudimentar e precária, imagine-se quando se trata da Amazônia, esta imensa, complexa e contraditória região, que se apresenta com seu paradoxo maior de ser uma área imensamente rica em recursos naturais, habitada por uma população das mais pobres e carentes de recursos materiais...

É evidente que políticas agrícolas diferenciadas, compensatórias, precisam ser implementadas para a redenção e o estabelecimento da justiça social na Amazônia, seja através da manutenção de uma Agência de Desenvolvimento Regional, de política de preços mínimos adequados à realidade da região, de oferta de crédito a juros baixos e/ou subsidiados, da capacitação dos produtores ao uso da tecnologia, da introdução de sistemáticas de vendas mais diretas aos consumidores, através de cooperativas, associações de produtores rurais, sindicatos, etc., para que o agricultor, além de produzir condignamente para sua subsistência, tenha um mínimo de condições, de perspectivas de progresso em seu trabalho. Com o pequeno produtor rural amazônida geralmente descapitalizado, desorganizado e isolado na imensidão da região, acentuam-se dramaticamente as dificuldades para o desenvolvimento de atividades agrícolas produtivas, lucrativas e sustentáveis. Assim, a organização dos pequenos produtores rurais passa a jogar um papel fundamental na transformação da realidade da produção agrícola na Amazônia brasileira.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


George Duarte RibeiroEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • não entedni
    tem um comentario em meu nome, no entanto não comentei nada
    ZORAIA CARVALHO TURÍBIO - 29/07/17 11:09

  • associativismo
    O associativismo representa a força de grupos interessados em Planejar estratégia para tomar decisões visando um futuro melhor nas atividades desenvolvidas em uma comunnidade seja ela qual for, principalmente na Agricultura Familiar.
    Mário Cesar Martins Costa de Freitas - 02/07/09 21:53

  • União dos Agricultores
    Unir forças, sermos representativos, é uma necessidade urgente, pois estão nos matando dia a dia. Governo com esses ministros que vivem, acho que em outra dimenção, não representam nossa luta. Não podemos ser escravos de ideais que já ficaram no passado.Essas ONG parecem ser donas da nossa terra, enchem de impecílios a produção, falam em meio-ambiente, mas não enxergam o produtor, pelo menos como um animal.
    Amauri D. Godoy - 14/06/09 22:37

  • União dos Produtores Rurais
    Temos que ocupar nosso espaço na políca, para defender nossos interesses, assim como os metalúrgicos se uniram na década de 70, temos a necessidade da união e a formação de um partido político agrícola. Senão morreremos todos na espera de dias melhores, não temos nada somos sugados por todos os lados, e assim mesmo fazemos este país progredir. Peço a quem ler este e-mail que reflita sobre o assunto e nos ajude a divulgar esta idéia, senão morreremos todos abraçados.Queremos dignidade, sermos tratados como seres humanos, nem isso somos mais. Não podemos morrer assim, toodsd isolados e sem representantes.
    Amauri Donizetti de Godoy - 14/06/09 22:27

  • União dos produtores rurais
    Chega de sermos tratados como bandidos, temos que acupar nosso espaço, e decidir nossos caminhos, não podemos ficar a mercê das vontades de politicos que dizem nos proteger. É chegada a hora de formarmos um partido político que realmente defenda nossos interesses, e que seja formado exclusivamente por gente da terra como nós.
    Amauri D. Godoy - 14/06/09 22:16

  • agricultura
    gostei muito do documentario apesar de ter uma linguagem clara.pra ser sincera não entendi muito.obrigado pela oportunidade de me expressar.
    zoraia carvalho turibio - 11/07/07 17:14

  • artrigo de georg duarte ribeiro
    a histórinha que contou sobre os indios e da força que adquirimos quando unidos é uma pratica que devemos adotar sempre em nossa vida seja na agricultura,pecúaria,extenção rural e em qualquer situação que estivermos vivendo com certeza o mundo será um lugar bem melhor não só para eu ou voce mas para todos nós.parabéns george voce deve ser um grande ser humano .DEUS te abençoe.APARECIDO EDER GRESPAN
    aparecido eder grespan - 15/01/06 12:28

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br