Brasil, 25 de maio de 2013.
Ir para a página inicial Agrolinks Comunidade Ciência & Tecnologia Informação Negócios Publicidade
   
 
 Artigos
 Eventos
 Notícias
 Cadastre-se
 Agrociência
 Software
 Categorias
 Mais visitados
 Classificados





Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A importância do capital de giro no agronegócio

13-05-2005

Sempre que uma catástrofe natural se abate sobre a agricultura, os produtores rurais brasileiros enfrentam a mesma situação desesperadora: falta dinheiro para pagar os financiamentos e empréstimos contraídos para o plantio. A mesma situação se repete quando o preço de alguma commodity sofre alteração no mercado internacional. Os dois exemplos recentes, e graves, se abateram nos últimos meses sobre a agricultura brasileira – a seca prejudicou principalmente a produção no Sul do país e o preço da soja caiu em nível global. Como conseqüência, os agricultores vão amargar prejuízos consideráveis em 2005.

O Brasil é uma potência agropecuária: é o terceiro maior exportador agrícola mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da União Européia. Desponta como o primeiro produtor e exportador de café, suco de laranja e açúcar. É o segundo maior na produção de soja, e tem a liderança na exportação desse grão. Também está na segunda colocação no ranking mundial em produção e exportação de farelo e óleo de soja.

Para manter este ranking e crescer com as oportunidades que surgem pela demanda mundial por alimentos, o governo deve mudar a forma de encarar a agricultura. Para evitar ou minimizar perdas futuras, existem dois caminhos possíveis. O primeiro passa pelo governo. São ações básicas: investir em políticas claras e de longo prazo para o setor, ofertar um seguro rural que garanta a renda do produtor e criar mecanismos para equilibrar o mercado, usando um estoque regulador de produtos quando for necessário. No caso do seguro de renda, a medida está ao alcance do governo. Basta implementar.

Não se tratam de subvenções, proteção ou ajuda, mas de criar condições que garantam a estabilidade deste mercado influenciado a cada safra por variáveis incontroláveis, como o tempo.

Com o governo dando a base, podemos começar a trilhar o segundo caminho, ou seja, a formação de capital de giro nas propriedades. Hoje, o agricultor consegue apenas sobreviver e vive o momento. Comemora safras recordes e não faz reservas porque quase sempre é arrojado e reinveste o que ganha. Aliás, esta é uma condição essencial para se manter no mercado, mas acaba se refletindo em outra realidade: com a implantação de técnicas e equipamentos modernos, a produção tende a aumentar e os preços caem.

O produtor não tem saída: se parar de investir, sai do mercado; se modernizar a produção, vê os preços caírem. A lógica é cruel e, neste ciclo, dificilmente sobra algum recurso para criar fundos de reservas.

O capital de giro, comum nas empresas, é peça chave para a estabilidade da agricultura e da própria economia. Quando o agricultor perde uma safra, toda a cadeia ao seu redor se desestabiliza, com reflexos quase sempre geradores de problemas mais sérios, como o aumento do êxodo rural. Outra conseqüência direta é o reflexo no comércio dos municípios de economia agrícola. A queda brusca de renda pode inviabilizar a administração das pequenas cidades. Sem dinheiro, o agricultor não compra, o comerciante não vende e os pequenos municípios ficam ainda mais pequenos.

É justo que o produtor rural precise poupar mas hoje ele não consegue. Sem seguro de renda, políticas de longo prazo, medidas de emergência para controlar o estoque de preços e regular o mercado, a situação não vai melhorar. A mudança é cultural e precisa acontecer para que o agronegócio continue apresentando os bons resultados dos últimos anos.

Evaristo Machado NettoEnvie um email!
Presidente Ocesp - SP - Ocesp/Sescoop-

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • manografia
    ola boa tarde o meu TCC e sobre "a influencia da tecnologia no agronegorcio" gostaria de receber artigos e novidades sobre este tema!obrigada
    Aldenice da Silva Mota - 03-02-2010 17:41h

  • monografia
    OLÁ,ESTOU ESCREVENDO MEU TCC SOBRE GASTOS RASTREÁVEIS NA CULTURA DA LARANJA,GOSTARIA DE RECEBER ARTIGOS SOBRE ESSE ASSUNTO. AGUARDO RESPOSTAS. GRATA ELISANGELA
    Elisangela - 14-10-2009 14:59h

  • monografia
    MEU TEMA DE MONOGRAFIA É GESTÃO DE AGRONEGÓCIO E GOSTARIA DE RECEBER ARTIGOS SOBRE O ASSUNTO. AGUARDO RESSPOSTA, GRATA.
    GISLENE - 16-06-2008 09:32h

  • AGRONEGOCIO
    ARTIGO LEGAL
    ELIANE - 01-04-2008 21:23h

  • Monográfia
    Estou fazendo minha monográfia com o agronegócio e gostaria muito de estar recebendo mais artigos sobre esse tema.
    Robson Cayres Morais - 28-02-2008 20:40h

  • capital de giro no agronegócio
    Muito importante e oportuno esse artigo.O governo esta devendo um melhor tratamento para o setor primário, já que o setor é responsável por aproximadamente 40% do PIB. O capital de giro é vital principalmente na aquisição de insumos em periodos de entresafra.
    josé alexandre machado zanini - 19-08-2006 15:53h

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS
    Mais adubo para o agronegócio
    Brasil que tem dado certo
    Perspectivas para a cultura do Amendoim
    Mandioca: a raiz do Brasil
    Vendendo para o Agronegócio

    Copyright © 2000 - 2013 Agronline.com.br