Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
PR - COPAGRIL: Curso aborda normas ligadas à produção de leite
A Cooperativa Agroindustrial Copagril de Marechal Cândido Rondon, através da área de fomento leiteiro e em parceria com o Senar, reuniu durante a última semana, associados e familiares para explanar sobre a Instrução Normativa 51, publicada em 18 de setembro de 2002, composta por um conjunto de regras e normas elaboradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que visam melhorar a qualidade e modernizar a produção de leite no Brasil.

Normas técnicas - Essa normativa estabelece regulamentos técnicos para a produção, armazenagem e transporte do leite, uma vez que a modernização da produção é uma necessidade para possibilitar o pagamento pela qualidade, atendendo o consumidor brasileiro e a exportação de lácteos.

Qualidade - Os participantes obtiveram a informação de que não existem formas de melhorar a qualidade do produto depois que o leite deixa a propriedade. E para que o leite seja considerado de alta qualidade quando chega à indústria deve apresentar ausência de resíduos (antibióticos, pesticidas), baixa carga microbiana (relacionada à higiene), baixa contagem de células somáticas (aspecto relacionado à saúde do úbere), e apresentar boa composição, com valor nutritivo e rendimento industrial. Os produtores foram orientados para seguirem os regulamentos técnicos constantes nas normas, e desta forma, produzir leite de qualidade, o que reverterá em lucros para a propriedade, pois produzirá leite com menos perdas com leite ácido e com menos gastos com problemas relacionados à mastite.

Objetivo - O programa de apresentação desta Normativa tem por objetivo atingir todos os produtores de leite da área de ação da Copagril, para conscientização da importância de aplicá-la em sua propriedade e obter maior qualidade no produto leite.

Informações: Copagril

Data: 31-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
02-09/Jul  10-17/Jul  18-25/Jul  26/Jul-02/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br