Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
ABIOVE divulga relatório sobre o biodiesel brasileiro
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais divulgou na quinta-feira (27) relatório que discute os principais temas atualmente em debate sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel – PNPB.

O relatório Desmistificando o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - A visão da indústria brasileira de óleos vegetais aborda de maneira simples e direta os maiores questionamentos ao programa, os quais são ligados a um ou mais pilares da sustentabilidade, ou seja, a aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Após quase dois anos de vigência da mistura obrigatória e considerando a produção de diversos trabalhos nacionais e internacionais que analisam os biocombustíveis de maneira equivocada, a associação definiu como prioridade a elaboração de um documento que discuta esses questionamentos com base em dados públicos e confiáveis.

Esse relatório reitera a linha de trabalho que já vem sendo apresentada pela ABIOVE em eventos e em artigos e utiliza como fontes as informações produzidas por centros de referência no Brasil e no exterior. Assim, a associação participa do debate sobre o biodiesel com um documento que visa à transparência e à clareza das suas conclusões e, assim, possa contribuir para a formação de opinião no país.

Sendo atualmente a principal matéria-prima utilizada para a produção de biodiesel, o óleo de soja também foi objeto de diversos estudos equivocados com relação aos três pilares da sustentabilidade do produto. O relatório então foi enriquecido com informações e dados pertinentes ao melhor entendimento de alguns desses questionamentos, já que é absolutamente necessário entender o que se passa na agroindústria quando se discute biodiesel.

O objetivo do relatório não é esgotar o debate, que é contínuo e saudável ao desenvolvimento desse importante programa de substituição de combustíveis derivados do petróleo no Brasil, mas sim proporcionar maior clareza sobre os aspectos positivos do programa e os pontos que ainda podem e devem ser aprimorados.

Dessa maneira, a ABIOVE mostra ser parte ativa na busca de caminhos que mantenham o programa de biodiesel brasileiro na sua trajetória de sucesso e que este seja mais um exemplo para o mundo de políticas positivas do Brasil para o desenvolvimento de energias limpas e renováveis. As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

Fonte: Safra News

Data: 28-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br