Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
RS - 32ª Expointer: Portal Irga terá Sistema de Informações Geográficas
O Governo do Estado, por meio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza, na quinta-feira (03), a partir das 16 horas, o lançamento oficial do SIG IRGA, na Casa do Irga, na Expointer 2009. Trata-se de um Sistema de Informações Geográficas desenvolvido pela empresa gaúcha Codex Remote. A ferramenta é elaborada especialmente para as informações sobre o arroz irrigado no Estado.

Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, o objetivo é disponibilizar aos técnicos, e produtores informações do setor produtivo, no que se refere à área cultivada, produção, produtividade, custo de produção, entre outras. "O espaço reúne detalhes de informações organizadas em um lugar só, o que facilita o acesso às informações de pessoas interessadas e ligadas ao setor", explica.

O Sistema integra todos os dados técnicos referentes à cultura do arroz, como área plantada, área colhida, produtividade, consumo, tipos de cultivares, preços, regiões produtoras, em uma representação geográfica, através de mapas interativos, gráficos e relatórios, apresentando todos os municípios classificados por cores de acordo com os valores dos dados. Todas as informações visualizadas podem ser impressas no formato de relatórios, gráficos ou mapas temáticos.

Através do SIG IRGA, é possível, por exemplo, analisar e fazer comparações referentes ao histórico de produção e produtividade, incidência de fatores adversos, o preço aplicado, a área perdida e a visualização da distribuição espacial das variedades.

A importância desse sistema está, principalmente, no fato de que ele auxilia na tomada de decisão por parte tanto do Instituto quanto dos produtores associados, favorecendo também a otimização do trabalho, uma vez que a base de dados está totalmente integrada e as atualizações podem ser realizadas pelos próprios técnicos do Instituto, em cada uma das regionais atendidas.

Um dos diferencias do sistema está na alimentação dos dados que pode ser realizada pelos técnicos ainda em campo, através de celular ou Palmtop (PDA). Através dessa tecnologia, o trabalho torna-se mais fácil, ágil e otimizado, fazendo com que os dados coletados cheguem de forma mais rápida e precisa aos destinatários – Instituto, produtores e demais interessados.

O Sistema, que foi implementado pela empresa gaúcha Codex Remote, especialista em Geotecnologia, será disponibilizado através do website do Instituto www.irga.rs.gov.br a todos os produtores e demais interessados nos dados referentes à cultura do arroz no Estado.

Para conhecer e interagir com o SIG IRGA visite a Casa do Irga durante a Expointer 2009, que acontece de 29 de agosto a 06 de setembro de 2009, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Data: 28-08-2009
Fonte: Irga
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br