Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
RS - Dia do Arroz é destaque na 32ª Expointer
O Governo do Estado, por meio do Irga promove o tradicional "Dia do Arroz", na segunda-feira (31), com a apresentação de dois fóruns e quatro painéis. "Produzir com sustentabilidade" é o primeiro fórum que acontece a partir das 9h30, com as palestras "Resistência de plantas daninhas", ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Aldo Merotto Júnior, "Emissões de gases do efeito estufa da lavoura de arroz como uma oportunidade, com o professor da Ufrgs, Cimélio Bayer, "Cases de sucesso no controle do arroz vermelho", apresentados pelos produtores José Mathias Bins Martins de Mostardas/RS e Darci Enio Rohde de Rosário do Sul/RS, e "Tecnologias mais limpas na sustentabilidade agrícola", com o engenheiro agrônomo e consultor do Irga, Cláudio Mundstock.

O segundo fórum, "Arroz: da lavoura ao navio", será realizado a partir das 14h30, trazendo como painelistas o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, e o representante da tranding suíça Dreyfus, Luciano Scossimaro que irá divulgar um case de sucesso na exportação. Scossimaro estará representando uma das maiores tradings que opera na em países da África, América do Sul e do Mercosul. Também participa desse painel o produtor de arroz Mário Petry, de Tapes/RS, que falará sobre a sua experiência de sucesso na exportação do arroz para vários países do Oriente Médio, entre outros. Já o presidente do Irga, Maurício Fischer apresentará o "Projeto Renda - buscando rentabilidade".

O Dia do Arroz na Expointer também traz, às 12 horas, o lançamento da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz que acontece de 25 a 27 de fevereiro de 2010, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Camaquã. O evento é promovido pelo Irga e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Ao longo de toda a programação do "Dia do Arroz", os visitantes terão a oportunidade de conferir ilhas/exposições com banners e produtos sobre a cultura, que abordarão temas como saúde e beleza, degustação de produtos à base de arroz, mostra de resíduos na alimentação animal e a divulgação de receitas e publicações, com destaque para as variedades IRGA 424 e IRGA 425, e os 70 anos da Estação Experimental do Arroz.

Troféu Aguador – Às 18h30, será entregue o Troféu "O Aguador" aos produtores que se destacaram no manejo da água em suas propriedades. O reconhecimento será conferido na categoria Selo Ambiental aos arrozeiros homenageados durante a 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Criado pelo Irga, o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do Rio Grande do Sul tem por objetivo certificar as propriedades rurais adequadas à legislação ambiental e às recomendações do Projeto Tecnologias Mais Limpas.

O aguador é a pessoa responsável por fazer o manejo da água na lavoura e é o símbolo mais marcante no processo de produção do produto, além de ser um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da lavoura gaúcha.

Segue abaixo os produtores gaúchos homenageados :

Granja Quatro Irmãos S.A. Agropecuária, Indústria e Comércio, de Rio Grande;

Luiz Carlos Machado, de Santo Antônio da Patrulha;

Fundação Maronna, de Alegrete;

Jorge Carlos Dickinson, de Itaqui;

Ariovaldo Ceratti, de Uruguaiana;

Gelci Silveira da Silva, de Uruguaiana;

Roberto Basso e família, de Uruguaiana.

A Expointer 2009 é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, e tem o apoio do Irga. A Feira acontece de 29 de agosto a 06 de setembro de 2009, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Data: 28-08-2009
Fonte: Irga
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br