Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
PI - Caprinocultores fazem intercâmbio no interior do Estado
Um grupo de 35 criadores de ovinos e caprinos de Guaribas, cidade localizada a 653 quilômetros ao sul de Teresina (PI), participa neste sábado (29), de missão técnica ao município de Jurema, distante 581 quilômetros ao sul da capital.

Os produtores ligados à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos e Pequenos Produtores Rurais do Município de Guaribas (Accopp), vão visitar a Comunidade Baixa Grande, zona rural de Jurema, para conhecer as experiências de sucesso em cooperativismo da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Povoado Baixa Grande (Ascorbg).

A intenção é promover uma troca de experiências entre os criadores ligados a essas duas entidades, destacando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.

Em Jurema, os produtores já se encontram bastante organizados, tendo resultados positivos com a atividade. São feitos trabalhos em mutirão para plantação de reserva estratégica para a alimentação dos animais; construção e manutenção de apriscos comunitários e padronizados, compra coletiva de insumos, investimentos em melhoramento genético, entre outras ações. A Ascorbg já possui até sede própria, tendo cerca de vinte associados.

“Queremos que os produtores de Guaribas conheçam um trabalho que vem dando certo para que implantem iniciativa semelhante naquela região, o que deve contribuir para melhorar a gestão e a infraestrutura dos empreendimentos do setor, tornando a atividade mais profissionalizada e rentável para todos os envolvidos”, explica a gestora do Projeto Aprisco Serra da Capivara do Sebrae/PI, Davina Carvalho.

Durante a missão técnica, os criadores ligados à Accopp vão visitar propriedades na região de Jurema e participar de clínica tecnológica sobre Sanidade de Ovinos e Caprinos. A clínica será aplicada pelo médico veterinário e consultor do Projeto Aprisco Serra da Capivara do Sebrae/PI, Edilton Azevedo Rodrigues.

“Será um momento de demonstração de procedimentos como castração, drenagem de abscesso e vermifugação oral. Falarei também da importância de instalações adequadas para um bom desempenho da atividade e da necessidade de limpeza e desinfecção dos apriscos para a saúde dos animais. Será feita ainda a inspeção em alguns animais de criadores de Jurema para verificar o nível de sanidade dos ovinos e caprinos daquela região”, explica Rodrigues.

A missão é uma iniciativa do Sebrae/PI, através do Projeto Aprisco Serra da Capivara, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jurema.

O Projeto Aprisco Serra da Capivara do Sebrae/PI também vai promover outras missões técnicas, quando produtores de oito municípios atendidos pelo projeto vão conhecer o exemplo de sucesso da ovinocaprinocultura em Dom Inocêncio, município localizado a 615 quilômetros ao sul de Teresina e onde a atividade já se encontra em fase semelhante à Jurema.

Os produtores beneficiados com estas outras missões serão de Dirceu Arcoverde, São João do Piauí, Várzea Branca, Coronel José Dias, São Brás do Piauí, São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí e Anísio de Abreu.

O rebanho da região de São Raimundo Nonato, onde atua o Projeto Aprisco Serra da Capivara, totaliza mais de 400 mil animais, entre ovinos e caprinos.

Data: 28-08-2009
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br