Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
GO - Tereza Cristina é a nova presidente do Conseagri
Goiânia - Mato Grosso do Sul passa a ocupar pelos próximos dois anos a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). Com indicação unânime a secretária sul-mato-grossense Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), é a nova presidente do Conselho. A eleição aconteceu nesta sexta-feira (28) e reuniu 17 secretários de estado e representantes de outras unidades federativas, em Goiânia/GO.

Composto por secretários de todos os estados da Federação e do Distrito Federal, o Conseagri foi criado em 2007. Ao logo de sua primeira gestão conseguiu o mérito de “harmonizar relações”, pois segundo seu ex-presidente, o secretário mineiro Gilman Viana Rodrigues, “o propósito do Conselho é organizar posições políticas que consigam interferir na política pública federal”.

Gilman entregou a presidência do Conseagri e avaliou os pontos fortes de sua gestão destacando que “o grupo conseguiu amadurecer uma relação entre os estados e o governo federal”, afirmou ele se referindo a discussões relativas à febre aftosa, liberação de convênios entre o governo federal e os estados, agilidade na liberação de crédito rural para a agricultura familiar, por exemplo.

Tereza Cristina, que foi vice-presidente durante a gestão de Gilman, assume o novo pleito com o compromisso de fomentar junto ao governo federal discussões sobre o índice de produtividade agrícola, código florestal, zoneamento da cana-de-açúcar, entre outros que também foram mencionados durante a reunião.

A nova presidência passa a ser formada pela secretária Tereza Cristina (Mato Grosso do Sul), sendo o vice-presidente Francisco das Chagas Azevedo (Rio Grande do Norte), e os coordenadores regionais: Centro-Oeste – Leonardo Veloso (Goiás); Sudeste – Gilman Viana Rodrigues (Minas Gerais); Sul – Valter Bianchini (Paraná); Norte – Gilberto Uemura (Roraima) e Nordeste – Paulo Carvalho Viana (Sergipe). O Conselho Nacional tem endereço transitório, estando sediado na Secretaria de Estado cujo titular esteja no exercício do mandato.

CURRICULUN

Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa, Tereza Cristina é empresária rural e tem seu histórico profissional ligado ao agronegócio, partindo de gestões no setor privado – em âmbito nacional e estadual - para a função pública em 2007, quando assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), a convite do atual governador André Puccinelli.

Atualmente ela também acumula as funções de Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Indústria (CDI/MS); Representante Titular do Governo de Mato Grosso do Sul no Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (CONDEL/FCO); Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS); Presidente do Conselho de Administração das Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (CEASA/MS); Presidente da Comissão da Agricultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul); Conselheira Titular do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS; Conselheira Titular do Conselho Regional do SESI/MS e por último, de Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), passa a ocupar pelos próximos dois anos a presidência deste último.

Fonte: Seprotur

Data: 28-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br