Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
RS - Expointer: Senar promove capacitação e ações em prol do ambiente e da saúde
Durante os nove dias da Expointer 2009, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar-RS) estará demonstrando técnicas de manejo de colméias, ensinando receitas à base de trigo e soja e informando aos visitantes sobre os impactos da nova lei ambiental e as boas práticas para a conservação do solo. O tema central desta edição é "Ensinando a produzir, preservando o meio ambiente". No estande da entidade, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, uma maquete retratará quatro propriedades rurais, mostrando aspectos relativos ao meio ambiente e o impacto da legislação nas áreas. Instrutores orientarão os visitantes a respeito das conseqüências da implantação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal nos sistemas de produção vigentes, e estarão divulgando os cursos gratuitos do Senar focados na área.

Já no espaço "Padejo" (verbo padejar = revolver com a pá, fabricar pão, exercer o ofício de padeiro), três instrutoras ensinarão gratuitamente receitas à base de trigo e soja, entre elas, pães, cucas, leite, farinha, maionese, queijo, leite condensado, brigadeiro, ambrosia e biscoitos. As atividades ocorrerão diariamente em quatro horários: 10h, 12h, 15h e 17h. Ao término de cada dinâmica, o público poderá degustar os alimentos e receberá um folder com as receitas. Ainda serão prestadas informações sobre a importância econômica do trigo para o Estado e o seu papel nos sistemas de rotação de cultura.

Outro espaço do estande será dedicado à Apicultura. Em um recinto em vidro de 16 m2 coberto, com projeto paisagístico reproduzindo um ambiente natural para as abelhas, dois instrutores demonstrarão como deve ser realizada a extração do mel e quais os equipamentos necessários. As dinâmicas ocorrerão diariamente no estande da entidade em três horários: 10h30, 14h e 16h30. O personagem Agrinho estará presente na feira mais uma vez, distribuindo folders e sachês de álcool gel para evitar a transmissão da Gripe A entre o público.

Oficina de trançados em lã

Entre outras atrações do Senar-RS na Expointer estará a oficina de técnicas de trançados em lã. A atividade será no dia 4 de setembro, no Parque Assis Brasil, e é baseada em cursos oferecidos pela entidade, com a confecção de peças em lã de animais que são selecionados e melhorados geneticamente com raças naturalmente coloridas. O objetivo é sensibilizar os participantes para a importância da formação profissional nas atividades relacionadas ao artesanato, visando alternativas de renda. O Sistema Senar CNA também estará participando da feira, divulgando programas voltados para o público do campo, que são realizados pela entidade em nível nacional e promovendo a interação dos visitantes com o Canal do Produtor, site oficial da CNA, por meio de uma ilha digital instalada no estande do Senar.

Fonte: Expointer 2009 - http://www.expointer.rs.gov.br

Data: 28-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br