Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Perfil da devastação da floresta é diferente
O desmatamento da Amazônia Legal sofreu uma queda de 54,9% no período compreendido entre agosto de 2008 e julho de 2009, quando foram desmatados 3.538 km² (ante 7.822 km² de mata derrubada entre agosto de 2007 e julho de 2008).

Os dados são do sistema Deter, apurados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e divulgados no início deste mês.

A redução apontada pelo sistema, que é realizado mês a mês, considera as áreas que sofreram o chamado corte raso (ou desmate completo) e as que estão em degradação progressiva. O sistema serve de alerta para as ações de fiscalização e controle dos órgãos ambientais.

"Os números trazem algum alento, mas é preciso ficar atento à tendência nos próximos meses", diz Adolpho Dalla Pria, especialista em conservação e agronegócio da The Nature Conservancy (TNC), uma das organizações não governamentais signatárias da moratória da soja.

Mas a área desmatada em 2008 foi ainda muito grande, quando se analisa outra metodologia do Inpe, o Prodes.

Em 12 meses, foram devastados 12,9 mil km² da floresta, um incremento de 12% em relação ao desmatamento de 2007, quando 11.532 km² de mata amazônica vieram abaixo. O Prodes, que traça uma estimativa anual do desmatamento, busca mostrar a interferência humana sobre a floresta e é usado como referência nos estudos e boletins, até mesmo internacionais.

As entidades que trabalham na Amazônia sinalizam que está ocorrendo uma mudança no perfil do desmatamento. "Está ocorrendo desmates em áreas menores, com menos de 100 hectares, o que pode sugerir um novo padrão de ocupação da região", diz Pria.

Em 2008, 47% dos desmatamentos foram em áreas menores que 25 hectares, que geralmente não são ocupadas por culturas como a soja, que demandam áreas maiores e mecanização.

Fonte: O Estado de São Paulo

Data: 28-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br