Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agronegócios
Melhoria das margens das indústrias frigoríficas
O que aconteceu nos últimos 15 dias? O couro e o sebo firmaram, a carne subiu e o boi caiu. O resultado é a melhoria das margens das indústrias frigoríficas.

O Equivalente Físico é a carcaça no atacado. O equivalente Scot é a carcaça, mais couro e sebo. O Equivalente Scot Carcaça é a carcaça, mais couro, sebo e todos os outros derivados bovinos (farinhas, miúdos, etc.). O Equivalente Scot Desossa é quase igual ao Scot Carcaça, a diferença é que considera a carne desossada ao invés da carcaça.

Esses equivalentes retratam a receita apurada pela indústria frigorífica nas transações de mercado doméstico e são publicados diariamente no nosso informativo Tem Boi na Linha. Chamamos de margem a relação entre os equivalentes e o boi (não entra o custo de produção do frigorífico, portanto, não é o lucro).

Se as defasagens dos equivalentes em relação ao boi diminuem, ou os ágios dos equivalentes em relação ao boi aumentam, é sinal de que as margens das indústrias melhoraram. E foi exatamente o que aconteceu nos últimos 15 dias.

Vale destacar que além das margens terem melhorado, elas retornaram a patamares que, sob um ponto de vista histórico, podem ser considerados bons. Uma defasagem "normal" entre o Equivalente Scot e o boi gordo, por exemplo, é algo próximo de 5,5%.

Esse cenário abre espaço para a valorização da arroba, caso as ofertas de animais terminados cedam um pouco.

Fabiano Tito Rosa

Scot Consultoria

Data: 28-08-2009
Fonte: Scot Consultoria
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Sicredi marca presença na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira
»Com foco em produtos sustentáveis, Arysta LifeScience participa do CPAgro 2017 da Copacol
»FMC estimula produtores a praticar ações eficazes de manejo na AgroBrasília 2017
»CARNE FRACA: Mapa anuncia ações contra fraudes a embaixadas de 29 países
»Laticínios Davaca aposta em ERP da Sankhya para melhorar a gestão do negócio e sustentar ritmo de crescimento acelerado

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br