Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Técnico e criador gaúcho julga Charolês na Expo Prado
O selecionador de Charolês André Plastina Gomes, diretor da Cabanha Sá Brito, em Alegrete/RS, será Jurado de Classificação da raça Charolês na Expo Prado 2009, de 9 a 20 de setembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Gomes, que já apontou os campeões da raça naquela exposição nas edições de 1997 e de 2006, organiza as filas de pista neste ano na tarde do dia 16 de setembro.

Médico veterinário “campeiro”, com larga experiência em pecuária e em seleção genética (a Cabanha Sá Brito tem mais de 50 anos de criação de Charolês), André Gomes é ativo integrante do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), e foi convidado para atuar na raça na Expo Prado deste ano pelo presidente da “Sociedad de Criadores de Charolais” daquele país, Juan Boismenu.

Juntamente com as mostras de Palermo (que já se realizou em Buenos Aires, na Argentina) e a Expointer (que se realiza até 6 de agosto em Esteio, no Rio Grande do Sul/Brasil), a Expo Prado é das mais importantes feiras agropecuárias do Mercosul.

Neste ano em sua centésima quarta edição, é a mostra mais importante do Uruguai, onde estão representados todos os setores da economia e do agribusiness daquele país, informa Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês).

Mais 530 mil pessoas visitam a feira todos os anos, fazendo do parque da Rural de Montevidéu o lugar mais oportuno para realização de atividades de promoção e venda, incentivando o crescimento de produtos e serviços do setor.

Para se fazer idéia, a Expo Prado 2008 contou com a presença de mais de 560 empresas de primeiro nível, tendo a efetiva participação de representações da Argentina, Brasil, Espanha, Chile, China, Indonésia, México e Venezuela, destaca a ABCCharolês.

Este evento, além de gerar oportunidades comerciais, também funciona como um grande meio de difusão, desenhado para a divulgação de todo tipo de avanços do setor pecuário e também do turismo rural, de suma importância naquele país.

PAÍS DE CULTURA PECUÁRIA

“O Uruguai é um país de cultura pecuária muito forte e o Charolês lá tem grande importância como raça e por isso, a exemplo do Brasil, seleciona o Charolês funcional, de enorme qualidade”, avalia Gomes. Segundo ele, os uruguaios utilizam o Charolês especialmente em cruzamentos com raças britânicas, visando o melhoramento da produção de carne de qualidade.

“Os criadores uruguaios já vem inclusive utilizando sem,em de touros brasileiros, obtendo especial sucesso nas áreas de produção de novilhos para abate e de reprodutores multiplicadores de genética”, revela André Gomes, que deverá trabalhar neste ano numa representação de mais de uma centena de animais da raça Charolês.

Mais informações: ABCCharolês - 55.3222.7822 / charoles@charoles.org.br / www.charoles.org.br

Informações:

ABCCharolês e Agência Ciranda

51.3231.6210

Data: 28-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br