Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
RS - Biomineralização desperta interesse de produtores da região de Ijuí
Passados três anos, os testes feitos com a aplicação de pó de rochas, a chamada biomineralização, em lavouras e hortas têm deixado satisfeitos pequenos produtores da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí. "O pó de rocha contém cerca de 70 minerais, como cálcio, ferro, magnésio, ou seja, praticamente todos os minerais de que a planta necessita", disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Pozzobon, destacando a Frente Programática Responsabilidade Ambiental, que a Instituição criou em sintonia com os Programas Estruturantes do Governo do Estado para estimular a preservação e conservação dos recursos naturais.

Técnicos da Emater/RS-Ascar, juntamente com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), e a Ong Guayí visitaram, no início da semana, algumas dessas propriedades para ver o resultado da experiência. Na propriedade de Cristiano Didoné, produtor de leite do interior de Ijuí, as duas toneladas de pó de rocha que aplicou em uma área considerada improdutiva conseguiram aumentar a produtividade em 30%. "Os resultados começaram a aparecer a partir do segundo ano", disse Didoné.

Quando depositados em solos enfraquecidos, os minerais que as rochas carregam vão alimentar e nutrir as plantas, que, segundo os técnicos, crescerão mais saudáveis e menos suscetíveis a doenças, reduzindo o uso de herbicidas. "A biomineralização pode ser uma alternativa ao modelo de produção que não respeita a natureza e o ser humano", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski. Segundo ele, o sindicato está disponibilizando 30 toneladas de pó de rocha a agricultores interessados. "Nossa orientação é para que o produtor vá testando com cautela, começando a aplicação em poucos hectares", ponderou Karlinski.

Data: 28-08-2009
Fonte: Emater - RS
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br