Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
TO - Cresce produção de melão com o funcionamento da Central de Abastecimento
Palmas -A fruticultura tocantinense conta com bons incentivos para o aumento do plantio de frutos. A boa expectativa é resultante da implantação da Ceasa – Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins. A produção de melão, por exemplo, ganha espaço para o crescimento do fruto no Estado.

Nos últimos 2 anos, o plantio de melão vem crescendo. Na safra de 2008 foram colhidas 900 toneladas da fruta, em uma área de 30 hectares. Mas segundo as expectativas dos produtores, em 2009 a produção deve aumentar. Para o agricultor Glauco Giordani, produtor do projeto São João, nos próximos anos o seu plantio deve triplicar a produção de melão. Ele é um dos primeiros agricultores a fornecer ao Ceasa. Atualmente o seu plantio é de 50 toneladas por safra.

No Tocantins, o período de colheita é de junho a outubro, gerando cerca de 600 empregos diretos e indiretos na época da safra. As cultivares que geralmente são plantadas no Tocantins são RMS 5006, meloty, rochedo, frevo e jangada.

De acordo com a Diretoria de Fruticultura da Secretaria de Agricultura, o Tocantins tem suas vantagens por apresentar algumas qualidades peculiares. O melão tocantinense possui maior grau de brix (teor de açúcar) devido a maior luminosidade existente no Estado, menor incidência de pragas e doenças por possuir menor umidade relativa do ar apresentada na época de produção.

No Tocantins os municípios maiores produtores são: Porto Nacional, Palmeirópolis e Pedro Afonso.

Fonte: Seagro/TO

Data: 27-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br