Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
PR - Produtores fazem mutirão e aceleram colheita do trigo
Campo Mourão - Os agricultores paranaenses voltaram à lavoura para dar sequência à colheita de trigo, prejudicada com as chuvas das últimas semanas. Em algumas propriedades, devido ao excesso de umidade, o cereal começou a brotar e perder qualidade, fator que também deve afetar a produtividade.

O agricultor Francisco Alfredo Wurth Scheiner fez um acordo com vizinhos para aproveitar o sol e concluir a colheita na sua propriedade, em Campo Mourão (Centro-Oeste). “Eles emprestaram suas colheitadeiras e, assim que a lavoura deles estiver pronta, sou eu que vou ajudá-los com meu maquinário”, conta Scheiner, que antecipou para o início de abril o plantio de 48,8 hectares de trigo para cultivar milho de verão em setembro. Ele colheu uma média de 1.800 quilos/hectare.

Já o produtor Cláudio Versari ainda deve demorar cerca de um mês para colher os 193,6 hectares de trigo na sua propriedade. “Como a lavoura dele já está pronta e parou de chover, o negócio é ajudar a tirar o trigo rapidamente antes da próxima chuva. Assim ninguém perde”, lembra Versari, que emprestou o maquinário a Scheiner. “Quando a minha safra estiver pronta para colher, ele também vai ajudar”, diz.

O Paraná cultivou neste ano 1,26 milhão de hectares de trigo, para um potencial produtivo de 3,37 milhões de toneladas. Dirceu Portugal

Data: 27-08-2009
Fonte: Gazeta do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br