Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Tecnologia
Embrapa ensina novas técnicas para o cultivo da manga
Os cerrados de Roraima apresentam excelentes condições climáticas para exploração da cultura da mangueira, dizem os especialistas. A cultura tem despertado interesse de vários produtores pelo rápido retorno econômico, além da boa aceitação dos frutos no mercado.

As áreas de cerrado de Roraima apresentam grande potencial para essa produção. As condições climáticas aliadas a novas tecnologias, fazem com que seja possível produzir o ano inteiro.

Entretanto, apesar dessas vantagens, é notório que os sistemas de exploração, nas áreas de cerrado, caracterizam-se por apresentar baixa adoção de tecnologia e manejo inadequado. Por isso a Embrapa está realizando o curso sobre o manejo da mangueira.

O curso que é uma parceria entre a Embrapa, Sebrae e Amazon Vale, iniciou ontem (25), no auditório da unidade, e segue até sexta (28), com a visita a uma propriedade que já utiliza parte do manejo recomendado.

A unidade busca oferecer tecnologia a produtores e técnicos que estão diretamente envolvidos no processo de produção da manga no estado. O objetivo é viabilizar produção para movimentar a economia, abastecer e expandir o mercado local.

“Em Roraima a produção pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que se faça um manejo de floração para o escalonamento da produção em função de épocas propícias para o mercado”, explica a Dra. em fisiologia da produção, Maria Aparecida Mouco, da Embrapa Semi-Árido, uma das instrutoras do curso.

Durante o curso serão apresentadas técnicas de poda, reguladores de crescimento e indução à floração. “Com o uso dessas três técnicas, além da possibilidade de produção em qualquer época, é possível expandir o mercado, fazendo com que o retorno econômico seja mais rápido, estimulando outros produtores”, afirma a Dra. em nutrição de plantas e fisiologia da produção, Teresinha Albuquerque, da Embrapa Roraima, também instrutora do curso.

Propriedades

As mangas variam muito de tamanho, cor e forma, mas quase todas apresentam polpa suculenta e sabor definido. Seu consumo é recomendado pelos nutricionistas por ser excelente fonte de vitamina A e C, apresentando quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio e fósforo, e efeito expectorante. A fruta ainda combate a acidez estomacal, é diurética e promove a regularidade intestinal.

Simone Santos

Embrapa Roraima

(95)4009-7107

Data: 26-08-2009
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Aplicativo para identificar deficiências nutricionais da Yara já está disponível a produtores de café
»Embalagens de plástico verde reduzem desperdício e dão mais segurança
»Tecnologia invade os campos agrícolas
»Banana transgênica pode ajudar no combate à desnutrição
»Pesquisa contribui para o controle da contaminação do solo

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br