Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Milho transgênico "lança alerta" sobre ataque de pragas
Um grupo de cientistas desenvolveu um milho geneticamente modificado que "avisa" quando está sendo atacado por larvas de besouros. As informações sobre o novo estudo foram publicadas no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com os pesquisadores, quando o verme da raiz do milho ocidental - na verdade, um besouro - ataca a planta no subsolo, as raízes danificadas liberam um composto químico gasoso. Esse material é detectado pelo parasita conhecido como nematóide, que, por impulso natural, entra nas larvas do besouro e aniquila a peste.

"Depois que os nematóides chegaram [às plantas geneticamente modificadas], as larvas foram mortas em um prazo de três dias", disse Ted Turlings, zoólogo da Universidade de Neuchatel e um dos autores do estudo. Conhecido como o inseto de US$ 1 bilhão, esse besouro é considerado a praga mais danosa dos milharais nos Estados Unidos.

A variação transgênica do milho foi criada a partir da adição de um gene do orégano que sintetiza o sinal de socorro. Nos testes, informou a "National Geographic", foram espalhados besouros em uma plantação de milho que tinha plantas convencionais e transgênicas. Segundo os dados compilados pelos cientistas, o milho geneticamente modificado apresentou menos danos em sua raiz e um contingente de besouros adultos 60% menor.

"Usamos uma abordagem controversa, a engenharia genética, para realçar uma outra, muito apreciada [entre ambientalistas], que é o controle biológico", afirmou o pesquisador.

Data: 26-08-2009
Fonte: Valor Econômico
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br