Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
MG - Produtores de leite recebem ajuda para alimentação do gado
Malacacheta - Cerca de quatro mil pequenos produtores de leite das regiões Norte e Nordeste do Estado vão receber, a partir desta quarta-feira (26), sementes de sorgo para auxiliar na alimentação do gado leiteiro em períodos de seca. A ação será realizada pelo programa Leite pela Vida, coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), em parceria com o Governo Federal.

A primeira entrega de sementes será feita em Malacacheta, no Vale do Mucuri, em evento que deverá reunir cerca de 100 pessoas, entre pequenos produtores e representantes dos laticínios da região. Segundo o diretor geral do Idene, Walter Adão, a realização do evento para marcar a distribuição das sementes é uma forma de garantir a transparência da ação e fortalecer a rede social que envolve o programa.

O diretor de programas e projetos do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Carlos Fernando Amaral, considera a entrega das sementes um grande avanço, pois uma das maiores dificuldades do pequeno produtor de leite, que abastece o Leite pela Vida, é a alimentação do gado no período de estiagem. “O capim fica inviável para alimentar o gado, mas o sorgo resiste à seca. A falta de alimento para o gado acarreta baixa na produção de leite e, consequentemente, desabastecimento. Agora, com esta ação complementar do programa, as falhas na distribuição não acontecerão mais”, completa.

Emerson Marinho, coordenador do Leite pela Vida, explica que os cerca de 4 mil pequenos produtores rurais que serão beneficiados foram selecionados de acordo com a participação no programa, levando-se em conta a assiduidade na entrega do leite, quantidade, documentação em dia, entre outros quesitos. Cada produtor receberá 20 kg de semente de sorgo, para cultivo na próxima safra. “São sementes com alto poder de germinação, sendo o uso exclusivo para o plantio. Os beneficiários terão que apresentar ao Idene os resultados obtidos até, no máximo, um mês após a colheita”, afirma.

O Leite pela Vida distribui, diariamente, 151,5 mil litros de leite, em 193 municípios do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Região Central, para famílias que possuem crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, nutrizes e idosos.

Fonte: Governo de Minas Gerais

Data: 25-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br