Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Preço da arroba do boi em São Paulo prejudica comercialização no Centro-Oeste
A diferença entre o valor da arroba do boi no Estado de São Paulo, representada pelo indicador Esalq, e das demais regiões produtoras do país está acima da média no mês de agosto. De acordo com o consultor Marcelo Gumiero, da Coin Valores, o diferencial de base, como é conhecido, está afetando os produtores da região Centro-Oeste que ficam com o preço menos competitivo e não tem pra quem vender.

Os preços são influenciados pela maior oferta de boi no mercado interno. Esse cenário se agravou especialmente com a forte redução das exportações brasileiras nos últimos dois anos. Segundo a consultoria, os Estados Unidos reduziram as importações e restaram os consumidores de menor valor agregado.

A redução do volume exportado foi de 13% nos primeiros sete meses de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. Quando comparado com 2007, a redução é ainda maior, chegando a 33% nos embarques totais para o mesmo período analisado.

Apesar disso, o consumo no mercado interno acabou compensando parte das perdas, e houve um desequilíbrio entre as regiões.

No Centro-Oeste estão localizadas boa parte das plantas de frigoríficos que deixaram de operar no auge da crise. Com isso, a oferta ficou maior fazendo com que os preços ficassem ainda menos competitivos se comparados ao Estado de São Paulo.

Data: 25-08-2009
Fonte: Canal Rural
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
30/Mai-06/Jun  07-14/Jun  15-22/Jun  23-30/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br