Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
MS - Acrissul pede selo para boi pantaneiro, na Assembléia
O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, vai esta manhã à Assembléia Legislativa para pedir que seja inserida na pauta de discussão a criação de um selo para de produção orgânica para o gado do Pantanal.

A intenção é dar condições para que os pecuaristas, que têm produção sustentável, mas convivem com adversidades, possam ser competitivos no mercado doméstico e internacional.

Maia afirma que há anos a questão já é tratada na esfera produtiva e científica e que chegou o momento de fazer parte também da agenda política. Ele lembra que vários estudos comprovam a sustentabilidade da produção pecuária pantaneira e que, através dos parlamentares, é possível criar um programa com normas para inclusão e certificação da produção do Pantanal, por meio de um selo.

“Assim poderíamos ter um diferencial na remuneração tirando o pecuarista do Pantanal do sufoco econômico em que está”, explica Maia.

Ele afirma que hoje pelo menos 10 municípios sul-mato-grossenses concentram a pecuária no Pantanal, onde há fatores que impõem dificuldades competitivas.

O índice de nascimentos no Pantanal, por exemplo, varia de 40% a 50%, quando no Planalto é de 80%. A mortalidade também é maior na região pantaneira, onde há mais predadores e outros problemas característicos da biodiversidade local, como atoleiros.

Quanto aos incentivos fiscais, Maia afirma que esta não é a preocupação no momento, mas será uma segunda etapa na busca pela valorização da produção pecuária do Pantanal.

Data: 25-08-2009
Fonte: Campo Grande News
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
25/Mai-01/Jun  02-09/Jun  10-17/Jun  18-25/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br