Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
MG - Alho e maxixe são temas de dia de campo em Francisco Sá
Neste sábado (22/08), produtores de alho de Francisco Sá/MG vão conhecer tecnologias recomendadas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) para a cultura.

O município do norte de Minas, na região de Montes Claros, já foi pólo de produção de alho, mas a concorrência de produtos importados e a queda da qualidade das lavouras trouxeram a decadência para os produtores da região.

No dia de campo, promovido em conjunto com a Emater-MG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus de Montes Claros, serão exibidas cultivares de alho comum, como Amarante, Caturra, Gigante do Núcleo e Hozan. Também serão abordados os cuidados com o alho-semente, que passam pela classificação, armazenamento e tratamento antes do plantio.

O sistema de produção de alho de alta qualidade, implantado pela Embrapa Hortaliças na região, também será demonstrado. O processo possibilita a melhoria da qualidade da lavoura, por meio da substituição de plantas contaminadas por vírus por materiais livres de infecção. O sistema começa na seleção de bulbilhos (os dentes de alho) sadios que são produzidas nos laboratórios da Embrapa em condições controladas. Quando a planta torna-se mais vigorosa, ela é levada para um telado à prova de pulgões e, em seguida, os bulbilhos são plantados no campo.

O produtor recebe o material livre de vírus e, no seu próprio telado, inicia a reprodução dos bulbilhos, de acordo com as recomendações dos pesquisadores da Embrapa. Fazendo isso, ele garantirá a substituição gradual de sua lavoura por uma com alho de alto valor comercial. O resultado são bulbos e bulbilhos maiores, aumento da produtividade e da qualidade do produto. A tecnologia começou a ser adotada na região em 2004 e, desde então, a área cultivada tem se expandido. Atualmente, o alho de alta qualidade já é cultivado comercialmente.

Além do alho, o dia de campo em Francisco Sá vai abordar o Maxixe, com destaque para as doenças que atacam essa hortaliça. A estação foi uma demanda da Emater-MG e de produtores locais uma vez que essa cultura tem crescido de importância na região.

Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109

www.cnph.embrapa.br

Data: 20-08-2009
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
11-18/Out  19-26/Out  27/Out-03/Nov  04-11/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br