Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agronegócios
PB - Estado realizará a 47ª Exposição de Animais e Produtos Industriais em Campina Grande
Campina Grande - A 47ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi) será realizada no período de 30 deste mês a 6 de setembro próximo, no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande. A abertura oficial está prevista para 17h do dia 30 de agosto.

A Expapi é uma iniciativa do setor rural e pretende receber um público aproximado de 50 mil pessoas, entre produtores rurais, criadores, empresários, estudantes e interessados no setor agropecuário de toda a Paraíba e de outros Estados.

A Exposição Paraibana de Animais é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) e Sociedade Rural da Paraíba (SRP), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Prefeitura Municipal de Campina Grande, Sebrae-PB, Bancos do Brasil e do Nordeste e Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). O objetivo da mostra é promover e divulgar a agropecuária da Paraíba.

Estrutura e raças

O evento vai durar uma semana e pretende movimentar a cidade e região, tanto no aspecto econômico quanto cultural e social, com exposição de animais, máquinas e implementos agrícolas, leilões, shows, área de lazer, feira de artesanato e espaço gastronômico, possibilitando uma maior aproximação do setor rural com o urbano. Estarão expostos aproximadamente três mil animais, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos e bubalinos vindos de todo o Estado.

Entre as raças de destaque na 47ª Expapi estão gado nelore, zebu, sindi guzerá (bovino corte); holandês, Jersey, pardo suíço e girolando (bovino leite); pitangueira (bovino mista); entre os equinos, manga larga marchador e quarto de milha; quanto a caprinos e ovinos, serão exibidas as raças anglo nubiana e boer (caprino); Santa Inês e dooper (ovino). Haverá, também, espaço para os suínos e aves como galinhas de capoeira.

Controle de sanidade

O secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, considera esse um momento importante para a agropecuária paraibana. Ele destaca a importância do evento, observando que “o Governo do Estado aposta na realização das exposições como indutores do desenvolvimento da pecuária, tanto na realização de negócios quanto na melhoria genética do rebanho paraibano”, ressaltou.

A maior preocupação dos organizadores do evento é o controle da sanidade dos animais. Ruy Bezerra lembra o trabalho desenvolvido no combate à febre aftosa e que durante a Exposição será reforçado com um rigoroso programa de inspeção dos animais expostos. “A intenção é tirar a Paraíba da zona de risco desconhecido da febre aftosa e ser reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o que possibilitará o aumento da comercialização de animais para outros Estados”, explicou.

Fonte: Governo da Paraíba

Data: 20-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Sicredi marca presença na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira
»Com foco em produtos sustentáveis, Arysta LifeScience participa do CPAgro 2017 da Copacol
»FMC estimula produtores a praticar ações eficazes de manejo na AgroBrasília 2017
»CARNE FRACA: Mapa anuncia ações contra fraudes a embaixadas de 29 países
»Laticínios Davaca aposta em ERP da Sankhya para melhorar a gestão do negócio e sustentar ritmo de crescimento acelerado

Notícias anteriores
09-16/Out  17-24/Out  25/Out-01/Nov  02-09/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br