Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Preço do alho anima produtor
Com a colheita da safra praticamente concluída, os produtores de alho do Rio Grande do Sul iniciaram a comercialização. A estimativa é de que a produção totalize 15 mil toneladas do bulbo contra as 25 mil t obtidas na safra anterior. A redução de área, aliada a qualidade excepcional nas lavouras, anima quem permaneceu na atividade após dois anos de preços baixos, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Alho, Olir Schiavenin. 'Tudo leva a crer que teremos preços remuneradores ao produtor nesta safra', projetou.

Em Caxias do Sul, com mais de 90% da produção colhida e elevado rendimento, os primeiros negócios confirmam as projeções otimistas do segmento. Os agricultores estão recebendo R$ 3,50 pelo quilo do alho,valor considerado remunerador.

O cenário favorável que se desenha baseia-se também na redução de áreas previstas na Argentina e na China, países que exportam para o Brasil, deprimindo o preço interno. Há anos o setor luta, sem êxito, junto ao governo federal, pelo estabelecimento de cotas de importação de alho dos dois países, lembra Schiavenin. O setor também reclama maior fiscalização do pagamento da taxa de dumping. O imposto, instituido no governo FHC, visava proteger a produção nacional da concorrência desleal, devido aos seus altos subsídios.

Data: 20-12-2004
Fonte: Correio do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
15-22/Jul  23-30/Jul  31/Jul-07/Ago  08-15/Ago    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br