Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Preço do alho anima produtor
Com a colheita da safra praticamente concluída, os produtores de alho do Rio Grande do Sul iniciaram a comercialização. A estimativa é de que a produção totalize 15 mil toneladas do bulbo contra as 25 mil t obtidas na safra anterior. A redução de área, aliada a qualidade excepcional nas lavouras, anima quem permaneceu na atividade após dois anos de preços baixos, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Alho, Olir Schiavenin. 'Tudo leva a crer que teremos preços remuneradores ao produtor nesta safra', projetou.

Em Caxias do Sul, com mais de 90% da produção colhida e elevado rendimento, os primeiros negócios confirmam as projeções otimistas do segmento. Os agricultores estão recebendo R$ 3,50 pelo quilo do alho,valor considerado remunerador.

O cenário favorável que se desenha baseia-se também na redução de áreas previstas na Argentina e na China, países que exportam para o Brasil, deprimindo o preço interno. Há anos o setor luta, sem êxito, junto ao governo federal, pelo estabelecimento de cotas de importação de alho dos dois países, lembra Schiavenin. O setor também reclama maior fiscalização do pagamento da taxa de dumping. O imposto, instituido no governo FHC, visava proteger a produção nacional da concorrência desleal, devido aos seus altos subsídios.

Data: 20-12-2004
Fonte: Correio do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Acordo com a Anfavea facilita a venda de tratores para agricultura familiar
»Sistema de Análise de Risco de Pragas é lançado pelo Mapa
»Composto Bokashi é alternativa para produção orgânica
»Encontro de fitopatologistas discute alternativas para manejo resistente
»Boas práticas na coleta ajudam a melhorar a qualidade da castanha-do-brasil em Mato Grosso

Notícias anteriores
12-19/Nov  20-27/Nov  28/Nov-05/Dez  06-13/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2014 Agronline.com.br