Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
TO - Projeto de caprinos aumenta em mais de 270% o rebanho na região Sudeste do Estado
Ponte Alta do Bom Jesus - A criação de caprinos em Ponte Alta do Bom Jesus, região sudeste do estado apresenta resultados importantes. O rebanho dos agricultores assistidos pelo Projeto Módulo Irradiador Econômico e Social de Caprinocultura, aumentou 276%, no período de dois anos. O projeto de incentivo a criação de caprinos foi implantado pelo Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a assistência do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Os agricultores familiares, organizados na ACCOPA- Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Ponte Alta do Bom Jesus integram o módulo irradiador que no início de sua implantação entregou 45 matrizes e nove reprodutores de cabras aos pequenos produtores.

Os animais são multiplicadores para o aumento da reprodução do rebanho. Para a diretora de Produção Animal, Érika Jardim, a tecnologia usada no projeto aponta que o projeto está no caminho certo. “Não nos limitamos somente ao repasse de animais, realizamos também o acompanhamento e capacitação técnica. Agora vamos preparar os agricultores para comercialização dos produtos no mercado”, projeta a diretora.

Outros módulos da atividade de ovinocaprinocultura foram implantados também em Araguatins, Arraias e Palmas com o apoio da Unitins-agro e Faculdade Católica e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, em Araguatins. Atualmente o rebanho de caprinos é 14.802 e de ovinos 75.329 animais. A meta da Seagro é alcançar 150 mil animais até 2011.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seagro/TO

Data: 19-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
11-18/Out  19-26/Out  27/Out-03/Nov  04-11/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br