Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
RS - Dia de Campo de Pecuária destaca produção leiteira no Noroeste do Estado
Mais de 400 agricultores participaram ontem (18) do Dia de Campo de Pecuária, promovido pela Emater/RS-Ascar, Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Sicredi e Cotrimaio, em Três de Maio. Realizado no auditório do Setrem, em três palestras foram destacadas as perspectivas de produção leiteira no mundo, a alimentação bovina e a qualidade do leite. Para Claudemir Ames, técnico da Emater/RS-Ascar de Três de Maio, "a grande participação dos produtores, mesmo com chuva, mostra a importância cada vez maior que a atividade leiteira está tendo para a região". Capacitar e estimular o assistido a produzir mais e melhor é um dos objetivos da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Na palestra Expectativas sobre o Mercado do Leite, o engenheiro agrônomo e assistente técnico estadual em Pecuária Leiteira pela Emater/RS-Ascar, Breno Kirchof, apresentou um panorama internacional, nacional e regional do leite, com dados sobre consumo, produção, disponibilidade e preço dos produtos. Kirchof também apresentou as perspectivas de mercado e deu dicas de como os produtores podem se tornar mais competitivos.

Abordando o tema “Alternativa de Produção de Forragens de Inverno sobre Pastagens de Tifton”, o engenheiro agrônomo e PHD em Produção Leiteira, Wagner Beskow, focou nas formas de obter rentabilidade com a produção de leite. O engenheiro abordou as formas de nutrição animal e de controle da ingestão adequada dos nutrientes.

A última palestra tratou da “Análise de Leite: Aspectos que Determinam a Qualidade”, ministrada pelo médico veterinário, Diego Zeni, que destacou a preocupação cada vez maior das indústrias com a qualidade do leite e como o produtor pode alcançar um alto padrão de qualidade através do manejo correto dos animais.

Os participantes do Dia de Campo visitaram três estações experimentais, conferindo algumas soluções para atividade leiteira, como equipamentos, suplementos para alimentação animal e aditivos para manutenção da sanidade do rebanho. O produtor de leite do interior de Três de Maio, Neri Schroe, é assistido da Emater/RS-Ascar e sempre participa dos Dias de Campo promovidos pela Instituição. Desta vez, ele aprendeu a dar mais atenção ao pasto, que é fundamental para produtividade dos animais. "Nesses eventos, sempre aprendemos coisas importantes, que podem ser aplicadas na nossa propriedade", conclui Neri.

Alice Pavanello

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

55-3512-6665 / www.emater.tche.br

Data: 19-08-2009
Fonte: Emater - RS
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
06-13/Out  14-21/Out  22-29/Out  30/Out-06/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br