Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
RS - Setor orizícola quer elevar uso de semente oficial
Sementeiras e técnicos do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) trabalham para aumentar o percentual do uso de sementes com origem oficial nas lavouras gaúchas.

De acordo com o presidente do Irga, Mauricio Fischer, aproximadamente 50% da área de 1,1 milhão de hectares no Estado é cultivada com sementes que apresentam procedência. O restante depende de materiais salvos pelo produtor ou adquiridos no mercado paralelo.

Ontem, grupo de trabalho formado por representantes de empresas e do Irga esteve reunido em Cachoeirinha para tratar de planejamento, organização do mercado e certificação.

Para Fischer, a dificuldade de avanço está mais relacionada a fatores culturais do que propriamente ao custo da semente, uma vez que, na safra 2008/2009, o valor dispendido com o item representou apenas 3,8% do custo total.

O representante do Núcleo de Produtores de Sementes de Arroz, Paulo Hadler, destaca que é preciso demonstrar ao agricultor as vantagens das sementes disponíveis no mercado. O Rio Grande do Sul consome 2,5 milhões de sacas por safra. O setor possui 56 produtoras de semente de arroz registradas no Mapa.

Data: 19-08-2009
Fonte: Correio do Povo
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
11-18/Out  19-26/Out  27/Out-03/Nov  04-11/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br