Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
Publicado zoneamento agrícola para o café no ES
O zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de café safra 2009 no Espírito Santo, está instruído na Portaria Nº 191, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (18). O estado é o segundo maior produtor nacional de café das espécies conilon (ou robusta) e arábica.

As condições hídricas e de temperatura são os principais fatores climáticos que influenciam a produção dessas espécies. O cafeeiro é pouco tolerante ao frio e, para uma boa produção, precisa de umidade suficiente do solo durante os períodos de vegetação e frutificação. Para isto, o zoneamento identifica as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo dos cafés conilon e arábica no Espírito Santo.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de café beneficiado, safra 2009, está estimada em 39 milhões de sacas, em área de 2,3 milhões de hectares. Para o estado, a previsão é de 10 milhões de sacas de café, sendo 7,5 milhões da espécie robusta e 2,5 milhões da arábica. Os dados da pesquisa são referentes ao levantamento feito em maio deste ano.

Data: 18-08-2009
Fonte: Mapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
09-16/Out  17-24/Out  25/Out-01/Nov  02-09/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br