Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Agricultura
PR - Programa Cereais de Inverno do IAPAR recebe especialistas estrangeiros interessados em doença do trigo
Pesquisadores do Programa Cereais de Inverno do IAPAR – Carlos Roberto Riede, Gustavo Hiroshi Sera, José Nivaldo Póla, Lauro Akio Okuyama (líder) e Yeshwant Ramchandra Mehta – estiveram, nesta segunda-feira (17), com os representantes do Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo (CIMMYT), Andreas von Tiedemann e Etienne Duveiller. Os especialistas discutiram a possibilidade de cooperação entre as instituições para estudos sobre a incidência de brusone no trigo. Os pesquisadores da Embrapa Soja Claudine Seixas e Vanoli Fronza também compareceram ao encontro na sede do instituto, em Londrina.

A brusone é uma doença causada por fungo que traz grandes perdas às lavouras, conforme atestaram Tiedemann e Duveiller durante visita técnica de campo no município de Prado Ferreira (65 km de Londrina). No local, já se constatou a perda total por causa de brusone. A doença ocorre na Bolívia, no Brasil e no Paraguai, sendo provocada por fatores climáticos (chuvas e umidade excessiva).

O pesquisador Etienne Duveiller trabalha no Programa Global de Trigo do CIMMYT, no México, e o pesquisador Andreas von Tiedemann, um dos colaboradores do centro, é da Universidade de Gottingen, na Alemanha. Antes de chegar ao Paraná, eles conferiram a incidência da brusone no trigo em lavouras do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

“Essa é uma doença que merece atenção. Precisamos entender como a brusone se desenvolve, sua epidemiologia e mecanismos de resistência para evitar que afete a produção de trigo. Queremos estabelecer uma colaboração entre entidades de pesquisa para testar variedades, a partir de bancos de germoplasma, que tenham resistência à doença. Essa medida pode ajudar caso o problema apareça em outros países”, explica Duveiller.

Data: 18-08-2009
Fonte: IAPAR - PR
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Resistência na ferrugem da soja ganha força
»Produtores do RS já colheram 8,5 milhões de toneladas de arroz
»SC quer erradicar cancro europeu dos pomares de maçã
»Curso Internacional de Sementes: Fisiologia e Qualidade

Notícias anteriores
06-13/Out  14-21/Out  22-29/Out  30/Out-06/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br