Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
PR - Estado e municípios se unem para a recuperação das pastagens no Sudoeste
Cinco municípios da região de fronteira com a Argentina, no Sudoeste, se uniram para propor um plano articulado de implantação e recuperação de pastagens para aumentar a produtividade do gado leiteiro. O plano requer recursos da ordem de R$ 3,12 milhões e foi apresentado ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, nesta segunda-feira (17) quando recebeu secretários de agricultura e representantes dos municípios acompanhados da deputada estadual Luciana Rafagnin.

Estavam presentes os secretários municipais da Agricultura Elizandro Spaulo Krajczyk (Pérola do Oeste) Francisco Quevedo (Pranchita) e Loeri Pasa (Santo Antonio do Sudoeste), além de representantes dos municípios de Santa Isabel do Oeste e Bela Vista da Caroba.

Além do leite, os secretários de agricultura mostraram interesse em iniciar uma parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para produção de sementes fiscalizadas de milho, com maior produtividade. E também pediram o apoio do secretário Bianchini para a isenção da taxa de água para a Agricultura Familiar, cujo projeto será votado nesta terça-feira (18) pela Assembléia Legislativa com a criação do Ipaguas – Instituto Paranaense de Àguas, órgão que vai gerenciar o uso das águas no Estado do Paraná.

O secretário Bianchini gostou do projeto de recuperação de pastagens, porque permite o fortalecimento da bacia leiteira na região que está proporcionando uma renda digna aos pequenos produtores familiares. O projeto prevê a recuperação de cerca de 1.000 hectares de pastagens, sendo 200 hectares em cada município e deverá beneficiar cerca de mil pequenos agricultores familiares.

A recuperação das pastagens será feita com aplicação de fosfato, calcário e adubo orgânico. Segundo Bianchini, a Seab irá coordenar uma ação para juntar esforços de várias entidades públicas e da iniciativa privada para completar o valor necessário para a viabilização do projeto. Ele acredita na possibilidade de integrar esforços das secretarias municipais de agricultura, Seab, Emater e Iapar com concessão e acompanhamento para implantação das tecnologias, crédito, sindicatos e associações de produtores.

No que se refere à Seab, Bianchini já determinou algumas ações. Uma delas é prospectar junto ao Iapar como instalar unidades de referência para demonstração de tecnologia na atividade leiteira aos produtores. Outra medida é viabilizar a concessão de crédito junto às entidades financeiras, com a garantia do Fundo de Aval do Governo do Estado. O secretário acredita que o Fundo de Aval pode alavancar R$ 1 milhão em créditos para os agricultores com pouca renda, que não estão inadimplentes com o sistema financeiro.

Para Elizandro Krajczyk o encontro com o secretário Bianchini foi positivo porque abre portas para os produtores daqueles municípios ter acesso a um bom atendimento da assistência técnica. Segundo ele, é a primeira vez que os municípios da região de fronteira se unem num projeto coletivo que tem condições de ser bem sucedido.

Data: 17-08-2009
Fonte: Agência Estadual de Notícias - PR
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
09-16/Out  17-24/Out  25/Out-01/Nov  02-09/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br