Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
MG - Brahman Minas Show consolida presença do Brahman no rebanho mineiro
Com um dos principais plantéis Brahman do Brasil e potencial para ampliar a presença da raça no estado, a Associação Mineira do Brahman (AMB)promove entre os dias 17 e 23 de agosto, o IV Brahman Minas Show, em Betim/MG, no parque de exposições do município.

A expectativa é de que entrem em pista cerca de 400 animais – não só de Minas, como também de São Paulo e Rio de Janeiro –, participação 40% superior em relação à edição do ano passado.

O evento conta com o apoio da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB),

A programação desta edição do evento inclui, além dos julgamentos da raça, conduzidos, entre os dias 19 e 22 de agosto, pelo jurado colombiano Fábio Jaramillo, leilão de genética Brahman, palestras técnicas sobre a raça e ainda a I Semana do Cavalo de Trabalho – que reunirá animais Paint Horse, Appaloosa e Quarto de Milha, reunidos para provas de apartação, team penny, laço ao bezerro, tambor e baliza, e campeonato de rédea.

No dia 21 de agosto, às 20h, no Mix Garden, em Belo Horizonte, e transmissão ao vivo pelo canal Terra Viva, serão comercializados 21 lotes de animais Brahman entre fêmeas de elite, uma aspiração e um lote duplo de prenhez, além de 75% do touro grande campeão da ExpoZebu, Mister Triunfo. “Selecionamos animais de grande qualidade genética, descendentes de exemplares campeões em pista. Esperamos com esta edição do leilão Deusas do Brahman, bater o recorde no preço médio comercializado por lote, já que nas duas edições anteriores conquistamos a segunda maior média obtida nos remates da raça”, comenta Christiano Guimarães, diretor do Brahman Esperanza, que promove o evento junto com os criatórios Agropecuária J4, Rancho 55 e Brahman Arrojo.

O remate será antecedido, no dia 18 de agosto, por ciclo de palestras que abordarão diversos aspectos da raça Brahman, incluindo qualidade de carne e da carcaça, benefícios dos testes de DNA e da utilização de ultra-sonografia nos planteis, bem como um panorama geral sobre a presença da raça no mundo, sendo esta ministrada por Jaramillo. No mesmo dia, será realizado o remate de 38 lotes de cavalos atleta, às 20h, transmitidos pelo Agrocanal, no Tatersal do Centro de Exposições de Betim.

Demanda por touros

O evento tem como objetivo ampliar a divulgação da raça entre os criadores mineiros, em especial na criação a pasto. No estado, como acontece nas demais regiões do país, a raça vem sendo amplamente utilizada em rebanhos comerciais, causando um grande aumento na demanda por machos, a ponto de garantir a venda de todos os reprodutores disponíveis nos criatórios da região. “Vivemos um excelente momento, também no mercado de genética, com inúmeros novos criadores entrando para a raça. Muitos criadores tentam realizar leilões de touros, mas não possuem animais disponíveis, pois já os comercializaram na própria fazenda. Em junho passado, realizei shopping de animais elite e, em apenas um dia, comercializei R$ 200 mil”, comenta o criador mineiro Christiano Guimarães.

Esse desempenho se deve ao fato do Brahman estar agregando fertilidade, docilidade, produtividade e qualidade de carne ao plantel comercial onde está sendo utilizado. “Temos a alegria de vivenciar diversas histórias de sucesso com a utilização de touros Brahman. Há casos em que foram obtidos resultados de mais de uma arroba na desmama, de seis meses a um ano de antecipação no tempo de abate e de pelo menos uma arroba a mais, chegando a um resultado com manejos mais eficientes de até três arrobas e aumento no rendimento de carcaça, possibilitando assim um incremento na rentabilidade da pecuária nacional”, justifica o veterinário e diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria.

“Esperamos com o evento aumentar a divulgação e a participação dos criadores próximos à Belo Horizonte, fortalecendo a presença do Brahman não só na pecuária mineira como nacional”, justifica o presidente da AMB José Lamounier. O Brahman Minas Show conta com o apoio da prefeitura de Betim e a entrada no evento será beneficente, cobrando dois quilos de alimento não perecível, que serão destinados às entidades assistenciais do município. Apóiam ainda esta iniciativa Itaipava, PUC-Minas e Fiat.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.brahman.com.br ou na ACBB pelo telefone (34) 3336-7326 e pelo e-mail acbb@brahman.com.br

Fonte:

Texto Assessoria de Comunicações

(11) 2198-1888 e (11) 7300-6368

Data: 14-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
09-16/Out  17-24/Out  25/Out-01/Nov  02-09/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br