Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
BA - Simpósio sobre aves e suínos será realizado em Salvador na próxima semana
O estado da Bahia, segundo maior produtor de frangos do Nordeste, e o primeiro no ranking de suinos da região, vai sediar entre os dias 8 e 10 de setembro o 1º Simpósio Regional de Avicultura e Suinocultura, no Hotel Pestana, em Salvador. O evento, organizado pela Associação Baiana de Avicultura (ABA), com apoio da Associação Brasileira de Avicultura (UBA) e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), é uma preparação para o Congresso Mundial, previsto para ser realizado na capital baiana em 2012. Sanidade, produção limpa e mercado serão enfoques principais nas palestras e mesas-redondas, que contarão com alguns do mais importantes nomes do segmento no Brasil. Na ocasião, será criada e formalizada a Associação Baiana de Criadores de Suínos, entidade que será parceira da ABCS.

O Simpósio terá o apoio dos quatro principais complexos integradores da Bahia, as empresas Avipal/Perdigão, Avigro, Gujão e Capebi, que estão instaladas no grande pólo produtor do estado, a região de São Gonçalo, no Reconcavo Sul, além das empresas Avigran e Avinor, e fabricantes de insumos.

Mercado aberto

Com um plantel estimado em 99 milhões de cabeças de frango, com crescimento médio de 9,9 milhões de pintos ao mês, o estado ainda representa pouco mais de 2% da produção nacional de frango. Os organizadores apostam no produção de grãos do cerrado baiano para sustentar o avanço da atividade. Na última safra, o Oeste da Bahia produziu 6 milhões de toneladas de grãos, sendo 1,2 milhões de toneladas de milho. A produção de grãos para abastecer as atividades pecuárias será tema de uma das palestras mais aguardadas do evento, que será ministrada pelo conselheiro técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Antonio Grespan.

“A Bahia tem todas as condições de ser um dos maiores produtores de aves e suínos do Brasil. Temos área, matéria-prima para a alimentação animal, e uma cadeia produtiva muito bem estruturada. Há muito o que debater nesse evento”, explica o coordenador técnico do Simpósio, prof. Guilherme Augusto Vieira.

Suínos

Lançar um novo olhar sobre a suinocultura baiana é uma das propostas do Simpósio, que trará a Salvador o maior especialista brasileiro em cortes de carnes de suinos, Daniel Furtado, da ABCS. Durante a programação, Furtado ministrará um mini-curso sobre cortes especiais, no qual o aluno aprenderá a fazer cortes como picanha e filé mignon. No Simpósio, será criada e formalizada a Associação Baiana de Criadores de Suínos, com apoio integral da ABCS, cujo presidente, Rubens Valentin, e o diretor exeutivo, Fabiano Coser, partciparão da solenidade.

Para informações, programação e inscrições, visite www.gt5.com.br/sras

Catarina Guedes- Assessora de Comunicação

(71) 8881-8064

(71) 3379-1777

AGRIPRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Data: 12-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
31/Out-07/Nov  08-15/Nov  16-23/Nov  24/Nov-01/Dez    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br