Pelo segundo ano consecutivo, a Expointer terá a presença da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em um estande de 200 m², no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil. Durante a feira, a Apex-Brasil vai assinar convênios com entidades representativas de diferentes segmentos do agronegócio, como a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora de Erva-Mate (ABIMATE). No estande vão ocorrer, ainda, palestras e apresentações de resultados dos projetos realizados pela Agência em conjunto com os setores de carne bovina, frango, mel e produtos orgânicos.
Os dois convênios - para promoção de exportações de erva-mate e de genética Hereford/Braford - são resultado de contatos e negociações iniciadas na última edição do evento. Segundo o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, a Expointer é a grande feira de apresentação da diversidade produtiva do País. “Na Expointer está representado o que há de melhor na produção e no agronegócio brasileiros. A Apex-Brasil, como principal incentivadora das exportações dos produtos agroindustriais, desde o café até o vinho, passando por alimentos industrializados e carnes, não poderia estar fora deste importante evento internacional”, afirma Teixeira.
A feira também é uma vitrine para os produtos brasileiros, já que diversos países participam da Expointer. Na edição deste ano, serão oito países com estande e outros 18 que comparecem com delegações. “Sem dúvida alguma, a Expointer torna-se, cada vez mais, um evento importante não só para aprendermos sobre a evolução da nossa diversificada produção, mas principalmente para colocarmos, cada vez mais, o produto brasileiro da melhor forma possível no cenário internacional”, afirma Teixeira.
Os resultados de exportações das empresas integrantes do projeto Wines Brazil, desenvolvido em parceria com o Ibravin, serão comemorados com a abertura de uma garrafa de cinco litros de vinho. A Apex-Brasil também organiza, em parceria com as entidades conveniadas, a visita de compradores, jornalistas e formadores de opinião estrangeiros, com o objetivo mostrar os produtos brasileiros e promover rodadas de negócios.
No setor de carne bovina, por exemplo, as vendas externas do Brasil representam 24% da produção. A carne brasileira é exportada para mais de 150 países, sendo que entre 2007 e 2008 houve um aumento de 20% nas vendas para o exterior. Atualmente, a cada três quilos de carne bovina exportada no mundo, um quilo é do Brasil. Já as exportações de carne de frango bateram novo recorde no final de 2008. Os embarques somaram 3,6 milhões de toneladas no ano, gerando uma receita cambial de US$ 6,9 bilhões, valor 40% maior em comparação a 2007.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil
www.apexbrasil.com.br
+55 61 3426 0202
+ 55 61 3426 0263