Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
TO - Projeto de criação de pirarucu finaliza teste nesta quinta
Após 16 meses de teste, o projeto Estruturante do Pirarucu da Amazônia realizado em parceria com a Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, finalizam as atividades realizadas com a espécie. A conclusão acontece no CPPPN – Centro de Produção e Pesquisa de Peixes Nativos, nesta quinta-feira, 13, a partir das 8 horas, em Palmas.

O resultado do teste, que iniciou em abril de 2008, vai mostrar o rendimento zootécnico do peixe em tanques-rede, analisando a quantidade de ração consumida e o comportamento da espécie. No Tocantins foram implantados três Unidades de Observação, uma no CPPPN – Centro de Pesquisa e Produção de Peixe Nativos em Palmas, outra em Brejinho de Nazaré e a terceira em Aliança do Tocantins.

Próxima etapa

Com a conclusão desta etapa, será iniciado outro teste, principalmente para acompanhar a reprodução destes mesmos peixes. Os peixes viverão em duas áreas de convívio. Um grupo continua no mesmo tanque-rede com espaço de 4 metros cúbicos, outro grupo viverá em viveiro, em uma área maior de 16 metros cúbicos.

Vantagens

O pirarucu destaca-se na culinária por ter carne saborosa e desprovida de espinhas. Segundo pesquisadores da espécie, o peixe é bastante valorizado no mercado. O rendimento médio da carne é de 57% do animal. Além disso, o aproveitamento do couro é de 10% e podem ser empregados na produção de bolsas, sapatos e cintos, ou seja, é considerado o boi da água.

Fonte:Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Tocantins - Seagro/TO - http://seagro.to.gov.br/

Data: 12-08-2009
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Brandt investe no potencial de crescimento da agricultura brasileira e dobra de tamanho em dois anos
»Mais de duas mil pessoas prestigiam Ação Cooperada em Erechim
»Pesquisa desenvolve biscoito de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras
»AgroBrasília 2017: Sucessão Familiar é tema da Feira
»Nutron auxilia produtores de suínos a diminuir o impacto das micotoxinas

Notícias anteriores
29/Out-05/Nov  06-13/Nov  14-21/Nov  22-29/Nov    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br